2006/03/28

BENFICA-BARCELONA, Futebol vs Cultura luso-espanhola

Logo, ao fim da tarde, no Estádio da Luz, diz que também "A Catedral", vai disputar-se um grande jogo de futebol, para ver quem vai à meia-final da "liga dos Campeões Europeus", entre o S.L.Benfica e o FC Barcelona. Não se fala noutra coisa na rádio, de certeza que também na televisão, já vi que nos jornais então é por demais, as primeiras páginas de praticamente todos eles, sejam desportivos ou não, abordam este acontecimento em grandes parangonas e fotos.
Achei deveras interessante a maneira como a Antena1 aflorou, no programa matinal, este acontecimento, relacionando-o com os dois países ibéricos e o seu entrelaçamento cultural. E ouviram-se várias figuras ligadas ao Instituto Cervantes em Lisboa a falar desta oportunidade mediática de se interligar culturalmente estes dois países. É assim que me ocorreu colocar um Post sobre este Instituto, de relevante interesse, sem dúvida, não só para a promoção da cultura Espanhola e hispano-americana mas ao mesmo tempo a da nossa área conjunta de influência hispano-lusa por todo o Mundo.
______________________
28/03/2006 10:00 Antevisão ao Benfica-Barcelona
Ajuste de contas
Eis chegado o grande dia. Trata-se de mais um reencontro entre os gigantes ibéricos de Barcelona e de Lisboa. O Estádio da Luz vai ser o palco para mais um confronto entre o Benfica e o Barça, sendo que até hoje apenas por uma vez os catalães venceram os “encarnados", precisamente na última vez que as equipas se defrontaram, em 1992, no Camp Nou (2-1 a favor dos blaugrana).
...
______________
.
A Instituição
.
O Instituto Cervantes é a instituição pública criada pela Espanha em 1991. O seu objectivo consiste na promoção e ensino da língua espanhola e na difusão da cultura espanhola e hispano-americana. A sede central encontra-se em Madrid e em Alcalá de Henares (Espanha), cidade onde nasceu o escritor Miguel de Cervantes. Os centros do Instituto Cervantes estão situados em quatro continentes.
Objectivos e funções:
Organizar cursos gerais e específicos da língua espanhola.
Creditar mediante a expedição de certificados e diplomas os conhecimentos adquiridos pelos alunos e organizar os exames dos Diplomas Oficiais de Espanhol como Língua Estrangeira. (D.E.L.E).
Actualizar os métodos de ensino e a formação dos professores.
Apoiar o trabalho dos hispanistas.
Participar em programas de difusão da língua espanhola.
Realizar actividades de difusão cultural, em colaboração com outros organismos espanhóis e hispano-americanos e com entidades dos países anfitriões.
Colocar à disposição do público bibliotecas equipadas com os meios tecnológicos mais avançados.
...
22h25
O Benfica e o Barcelona acabaram por empatar o jogo zero a zero. Houve oportunidades de golo para cada lado mas os jogadores do Benfica conseguiram contrariar as previsões mais pessimistas que davam todo o favoritivismo ao Barcelona.
Não foi o que se viu. Aliás, pelo menos um penalty a favor do Benfica, nítido, ficou por marcar.
Lá se terá que ir ao tira-teimas daqui a 15 dias em Camp Nou.
_______________
asn

1 comentário:

Anónimo disse...

Importante Biblioteca "Gonzalo Torrente Ballester" en el Instituto Cervantes de Lisboa.