2006/04/28

FERNÃO de MAGALHÃES - Astrónomo


....................Retrato de Fernão de Magalhães. (1480?-1521)
.....................1848, óleo sobre tela, 720 x 610 mm
.......................Museu Naval, Madrid, Espanha

Viajava de carro entre Leiria e Boa Vista, 10 km mais ou menos, quando ouvi na Antena 1, no programa da tarde sobre Astronomia, Máximo Ferreira* a falar sobre as observações astronómicas feitas e anotadas por Fernão de Magalhães aquando da sua passagem do Atlântico para o Pacífico, através do canal que assumiu por esse facto, o seu nome, o estreito de Magalhães. Essas observações foram muito importantes para os conhecimentos de astronomia, muito limitados à época, na medida em que foi a primeira vez que se fez referência à existência de nebulosas localizadas em pontos do Universo diferentes dos que eram conhecidos na altura. Ainda hoje essas nebulosas - A Grande e a Pequena Nuvens de Magalhães - assim são conhecidas cientificamente com o nome daquele grande navegador português, ainda que naquela altura estivesse ao serviço dos Reis de Espanha.
Faz precisamente, hoje, dia 28 de Abril de 2006, 545 anos sobre a morte - em resultado de lutas travadas ao chegar às Filipinas - do empreendedor da primeira viagem de circum-navegação da Terra.
---
*
Comprei, há pouco tempo, influenciado por um programa de rádio, um livro sobre Astronomia, para iniciados, explicações muito acessíveis, deste brilhante Astrónomo português da actualidade. Sempre que tenho ocasião não perco os seus breves programas na Antena 1, por volta das 3 horas e tal da tarde.
Na contra-capa escreve-se, em final, o seguinte:
"...Viaje pelos céus. Atravesse galáxias, observe nebulosas, contemple o nascimento de uma estrela, brinque com deuses, animais ou figuras lendárias, mas...com os pés bem assentes em terra!"
---

asn

2 comentários:

Anónimo disse...

Destacada computadora "Magalhaes"(1.000.000 de unidades adquiridas por Venezuela)

Anónimo disse...

"Magallanes", calle en la ciudad de Salamanca (España)