2006/05/16

HUMBERTO DELGADO - O General sem medo


Uma foto imortal, que correu mundo...

Humberto Delgado saúda a multidão

(Praça Carlos Alberto - Porto, 14 de Maio de 1958)
* Mais pormenores-Consultar----->
---
No dia em que se comemora o Centenário do nascimento do General Humberto Delgado. 15 de Maio de 2006.
Quase religiosamente, inicio os meus dias, particularmente os de trabalho, de mais ou menos rotina, a ouvir a rádio fonia sintonizando a Antena 1.
Hoje, logo pela manhã, comecei a ser lembrado que faz 100 anos desde o dia em que Humberto Delgado nasceu.
E veio-me à mente um episódio das eleições (pseudo-eleições) para a Presidência da República, que se passou em Viseu, era eu um miúdo de 11 anos. Os dois candidatos em confronto, Humberto Delgado e Américo Tomás, visitaram Viseu. O único local onde era possível receber com alguma dignidade, pessoas com o carisma do "general sem medo", era o Teatro Avenida, na Av. da Bélgica. A formação/informação política que era proporcionada ao povo em geral era praticamente nula, de modo que só nessas alturas, é que nos apercebíamos de alguns indícios do que seria a situação política que vigorava no nosso país. Para além disso só sabíamos que "até as paredes têm ouvidos", a própria audição da Rádio Moscovo e até da BBC, nas suas emissões em onda curta, tinha que ser feita com todos os cuidados, não fosse a PIDE ser informada.
Recordo-me do grande entusiasmo com que Humberto Delgado foi recebido em Viseu, apesar de a polícia ter de cumprir ordens para impedir ajuntamentos de mais de duas pessoas nos passeios e praças da cidade. Era frequente ouvir-se a polícia ordenar, "circular, circular", sempre que parávamos na via pública a conversar.
Tempos que se espera não voltem...ou que se reconvertam numa democracia centralizada em alternância no partido que detiver as rédeas do poder.
---
asn

Sem comentários: