2006/06/15

DIA do CORPO de DEUS



.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Depois de dois meses sem chuva, Sol a rodos, muito calor para a época do ano, em Portugal, eis que o tempo deu uma reviravolta. Tem chovido em regime de aguaceiros, por vezes fortes, trovoadas diárias, granizo por aqui e por ali (Os agricultores da Região do Douro vinhateiro já estão a reclamar que vão ter muito prejuízo...).
Hoje à tarde, aqui no Centro Oeste, numa aberta soalheira, tive ocasião de tirar várias fotografias, uma das quais é duma borboleta duma beleza estonteante. Qual será o seu nome científico? Vou ver se indago nesse sentido.

E que dizer da alegria esfusiante que irradia dos tons coloridos destes gladíolos?

Deus corporizado!...

--- Aditamento:

Feita uma busca sumária na biblioteca caseira, encontrei a seguinte informação: "A borboleta-rabo-de-andorinha...Existem mais de 850 espécies dessa família nas florestas tropicais.". In Vol 2, Enciclopédia "Ciência Abril" - 1979, pág. 243. Faz-se prova de que a foto foi tirada em Portugal, aqui em Leiria, apesar de serem visíveis folhas duma "anona". Esta planta também se está a dar bem no jardim cá de casa e tem dado alguns frutos. O Gui é que deu por ela e me chamou a atenção, muito entusiasmado. Tive tempo de a fotografar em dois sítios diferentes.Apesar da beleza patenteada na fotografia parecia estar já em fim de vida, nesta fase. Ainda não encontrei o nome científico.

2ª Actualiação: Não há dúvida que o entusiasmo de um leigo numa dada matéria tem de ser complementado o mais proximamente possível pelo conhecimento de facto, obtido através do estudo e da experiência.

Relativamente ao presente caso da maravilhosa borboleta da foto acima, aconselho e agradeço que os leitores deste blog consultem a informação que consta do primeiro comentário. Penso não ser necessário transcrevê-lo, não me permito o luxo de não aceitar comentários. Nem quero, nem concordo. O mérito dos blogs é a oportunidade de debate que se abre imediatamente a seguir à colocação à consulta pública de cada "post".

Muito obrigado 3za, gosto/amos todos cá por casa muito de si.

---
asn

3 comentários:

Teresa Martinho Marques disse...

Pois não resisti ao desafio e venho ajudar. Trata-se de
uma Iphiclides feisthamelii (realmente um papilionídeo da família dos papilio machaon). Têm semelhanças mas são visivelmente diferentes. Em Portugal é uma família disseminada, embora as variantes tropicais possam ter cores fabulosas - aqui na Europa a variação é pequena.
Para observar as diferenças podem ir até:

http://www.leps.it/indexjs.htm?SpeciesPages/IphicFeist.htm

http://www.leps.it/indexjs.htm?SpeciesPages/PapilMacha.htm

Abraço!
P.S. Se gostam do asunto, há um livro fabuloso que ajuda: podem vê-lo em:
http://www.tagis.net/tagiseventoslivromaravalhas.htm

Teresa Martinho Marques disse...

O carinho é recíproco! Vocês parecem ter tanto em comum com a família cá deste lado...
(E aproveito a ocasião para uma errata: "assunto", está claro!)
Continuação de boas observações!

aavozaida disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.