2006/06/30

LÍNGUAS e CULTURAS CLÁSSICAS

Frequentar disciplinas de línguas e culturas clássicas é um acto de cidadania”(1)

Saul António Gomes(*) é professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Uma boa parte do seu trabalho de investigação tem-no dedicado a estudar a região de Leiria, designadamente Alcobaça, Batalha, Caldas da Rainha, Leiria, Ourém e Porto de Mós. As suas obras já publicadas sobre estas zonas geográficas atestam em pleno, do seu gosto pessoal e do manifesto interesse em responder à falta de informação sobre esta interessante região.
Aos 43 anos foi distinguido, pela segunda vez, com o “Prémio Calouste Gulbenkian de História regional e Local 2006” pela Academia Portuguesa de História como resultado do seu livro “Porto de Mós – Colectânea documental e histórica – séculos XII a XIV” que lhe ocupou 20 anos de investigação.
O livro “Introdução à história do Castelo de Leiria”, edição da Câmara Municipal de Leiria, que já vai na 2ª edição (2), proporcionou-lhe o primeiro galardão atribuído por aquela Academia.
(1) Ver post anterior (Petição pública)
(2) Capa do livro e outras indicações.
---

(*)O Prof. Dr. Saul António Gomes é natural de Leiria, foi professor da minha filha na Universidade de Coimbra (hoje é professora de História da Arte) e deu-me a honra de escrever o posfácio do meu livro "Caminhos Entrelaçados - na freguesia da Barreira-Leiria", ed. da Junta de freguesia, 2005.

---
asn

Sem comentários: