2006/06/14

Quando os Sindicatos convocam greves só para mostrar que têm força negocial

Não concordo e acho inadmissível aquilo que os Sindicatos dos Professores (do Ensino Público) estão a fazer!
Convocar uma greve nacional, inopinadamente, em pleno processo de conversações com a entidade da tutela, a Ministra da Educação, com o fim declarado (ouvi hoje na rádio esta afirmação desconcertante, da boca de um dirigente sindical) de mostrar que os Sindicatos dos Professores têm força suficiente para fazer vingar a sua opinião, ou seja, para impor os seus próprios pontos de vista no articulado do futuro próximo Estatuto da Carreira Docente.
...
Logo pela manhã, 8 e pouco, começa a tocar o telemóvel lá em casa. A Z.... atende. Do outro lado, ouve-se a vozita do meu neto, muito bruá de crianças em fundo, "avó não tenho aulas, há greve dos professores, tens que me vir buscar à escola".
Lá fomos, por acaso até nos fica em caminho, levámos a criança connosco que os pais trabalham longe. Vai ter de ficar com a avó todo o dia, ainda que ela tenha que trabalhar no desempenho da sua profissão. (Alguém se incomodou, Governo inclusivé, que lhe tivessem defraudado todas as suas expectativas, alterando todos os "direitos adquiridos" ao longo duma carreira contributiva para a Segurança Social de mais de 40 anos? ... não é funcionária pública?!...).
...
Admito perfeitamente que o projecto apresentado pela Ministra da Educação tem muitas lacunas e, até, algumas injustiças! Mas não posso pactuar com esta atitude dos Sindicatos!
Véspera de feriado, dia a seguir a outro feriado (em Lisboa), fim-de-semana prolongadíssimo à vista (para os que, de certeza, vão faltar na próxima Sexta-feira). Pode-se lá aceitar uma escolha de marcação de greve nacional duma classe sócio-profissional como a dos professores, numa oportunidade como esta, descurando dos interesses dos alunos e dos pais e encarregados de educação?
Vai-se para uma Greve deste jaez numa altura em que nem sequer um projecto alternativo e credível foi apresentado pela FENPROF e outros sindicatos para discussão séria, honesta e patriótica?
Nada me move contra os Professores, pelo contrário, sei muito bem o que é ser professor, trabalhar sem condições nem orientações de fundo, mas não posso concordar com estes métodos de "terra queimada".
Apelo, sei que este meu apelo nem sequer vai ser lido pela generalidade dos professores, mas apelo, como cidadão, pai e avô, para que os sócios dos Sindicatos não contribuam para que estes, as suas super-estruturas e os seus quadros carreiristas, vivam à custa da exploração das suas emoções, expectativas e dos sentimentos dos pais e encarregados de educação dos alunos das Escolas Públicas.
Apelo também à Ministra da Educação para que informe convenientemente a opinião pública do que está em causa efectivamente, que anda por aqui uma grande confusão e desinformação. Também não concordo com a política governamental do avançar com propostas idealistas/líricas para depois acabar por ceder, quantas vezes em toda a linha, particularmente quando se trata do funcionalismo público.
Portugal não é nem pode ser só a máquina trituradora do funcionalismo do Estado!
Os restantes portugueses, os que não têm capacidade reivindicativa, quem olha por eles?
---
PS: Fui militante do PS durante mais de 20 anos. Defendo uma sociedade social e solidariamente justa! Estou na disposição de lutar contra tudo o que sejam centralismos (alguns ditos democráticos!...), contra a manutenção de estruturas sociais que alimentem os carreiristas/oportunistas, contra a eternização de "figuras" mediáticas em lugares públicos de decisão, mesmo que só de representação.
---
asn

3 comentários:

ManuelNeves disse...

Viva!
As desculpas por só agora voltar ao convivio, mas a saúde de vez em quando prega-nos umas partidas...

Estou inteiramente de acordo consigo.O mais curioso, é que estes Sindicatos, também são Sindicatos dos Professores do Ensino Privado, são dos Professores! Mas a verdade, verdadinha é que só têm olhos para os "colegas" do Ensino Público. Embora aceitem associados provenientes do privado, ao mesmo tempo defendem cegamente o fecho das escolas privadas, e então... onde fica a defesa dos Professores que nese cenário iriam para o desemprego?!
É por isso que desconfio dos Sindicatos, principalmente dos afectos à CGTP. Que outros interesses se movem para além da defesa dos seus associados, os trabalhadores?!
Pois é...

Um Abraço

ManuelNeves disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
a d´almeida nunes disse...

Então e essa saúde, caro amigo, como vai? Hoje é o dia 20 de Junho 2006.
Já tinha lido este seu comentário que gostei sinceramente.
A questão básica, no meio de tudo isto, é que já é tempo de fazermos ouvir a voz dos "não funcionários públicos".
Até os Sindicatos se encolhem aos funcionários públicos.
Já é de mais!
Um abraço
António