2006/07/05

VIVA PORTUGAL!...

Com os olhos na final.

Também em 1966 mantivémos a expectativa de chegar à final do Mundial de Futebol.
Perdemos ingloriamente com a Inglaterra, muito à conta daqueles pequenos "truques" que - é a minha opinião - mais uma vez, nos atiraram borda fora. Depois admirem-se que nos sintamos os "patinhos feios" da FIFA!...

---E lá vem, mais uma vez, o Dr. Pacheco Pereira e mais o seu sermão contra os amantes do Futebol!
Ó snr. Dr. Pacheco, nós sabemos perfeitamente que, por trás do Futebol, movem-se interesses financeiros astronómicos. Nós sabemos que somos nós, os "pacóvios" da Bola, que alimentamos toda essa superestrutura, FIFAs, UEFAs, FPF, LIGA, jogadores com jeito (às vezes talento no seu métier!...), que ganham milhões! Nós sabemos que até os políticos aproveitam o Futebol para se porem em bicos de pés quando lhes convém.
Mas, bolas! Andar constantemente a querer remar contra esta maré de entusiasmo por esta modalidade emocionante, que arrasta multidões, por todo o Mundo, a repisar aquilo que muitos de nós estamos fartos de saber, que sustentamos um Reino artificial, que não nos deixa pensar em assuntos de maior importância para a vida do Homem, já é de mais!
Então será que somos todos assim tão "parvinhos coitadinhos" que não nos apercebemos que não há racionalidade nesta nossa paixão, que não se explica este gosto pelos bons jogos de futebol e pela nossa "equipa"? Como explicar que, mesmo quando perde, para mim o Benfica é o Benfica, o maior, o glorioso? Quer o snr. convencer-me a deixar de me emocionar com o meu Benfica, ou com o nosso "Portugal"?
E mais, não pagamos e bem aos políticos de carreira e até aos ocasionais, para que façam o seu trabalho com carinho, com todo o seu talento e com consciência?
Resultados? Para quando um Balanço independente e devidamente auditado?
---
PS.: Prometo que, durante muito tempo, não voltarei a este assunto.
---
asn

8 comentários:

Alda M. Maia disse...

Tudo resolvido! Ainda bem.
Alda

Moura disse...

Não me revejo na expressão "patinhos feios" já que fomos "patinhos bonitos"! E perdemos dignamente dentro do campo, um pouco menos nos comentários no final de jogo, já que ganhar ou perder são duas faces da mesma moeda e é na deroota que se vê o verdadeiro desportista! Ou então estamos a ser como os que perderam com Portugal (tipo Inglaterra e Holanda) que nunca justificaram a derrota com o mérito do vencedor!
A França fez o seu jogo organizado e a nós faltou finalização e a sorte que também é precisa e tão preciosa já nos foi tantas vezes.
Por isso,viva Portugal, quer ganhe quer perca, mas sempre gloriamente!
E acabámos por chegar mais longe do que as equipas de paises vizinhos da Holanda, e não foi pelos poucos adeptos dos tugas que assistiam aos jogos...

Moura disse...

É verdade...quanto a Pacheco Pereira acho que é um caso que só Freud explica!!! Um recalcamento gerado na infância ou adolescência será a chave para a aversão da bola que o Sr. Dr. tem.
Exemplo de louvar temos no Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que em termos intelectuais nada tem a provar a ninguém, que não falha a um grande jogo de futebol.

a d´almeida nunes disse...

É verdade, Carlos. Os Franceses tiveram uma organização defensiva muito forte (nos dois sentidos, na organização propriamente dita e na corpulência dos jogadores) e a rapaziada já não podia com uma gata pelo rabo.
Mas os Franceses só ganharam porque os Deuses estiveram com eles e a nós nos abandonaram quando mais precisávamos. Coisas inexplicáveis. Sorte, Azar? Com equipas equilibradas eis o que dita o resultado, a sorte e, algumas vezes, uma "ajudazinha", muitas vezes parece que imperceptível, do árbitro.
Uma questão irresolúvel pelos processos actuais!

Kalinka disse...

OLÁ ANTÓNIO
Acabei de colocar um comment num outro blog seu e...perdi-o, fiquei mesmo irritada.
Tinha eu escrito que vinha do blog de um amigo meu e vi lá um comment seu, assinado António e entre parentesis nomes de várias terras, entre elas Moçambique. Como é a minha terra, vim logo aqui espreitar para ver se via algum artigo sobre essa terra maravilhosa
Se me visitar verá um post recente, sobre a cidade da Beira, mais precisamente onde nasci e vivi
Até outro dia.

Kalinka disse...

Não me costumo meter em coisas de futebol, mas neste jogo França-Portugal, foi dito por alguns jogadores, entre os quais o Figo, com um sorriso amarelo, e até um cego via que o árbitro facilitou a vida aos Franceses.
A tal «ajudazinha» não foi nada imperceptível, eu não vi o jogo todo, mas do que vi, foi ajudas à descarada, enfim, é da maneira que a equipa portuguesa saiu de campo com mais orgulho, por saber do mérito próprio que têm e não necessitam de «ajudazinhas»...
GANHAM PORQUE SÃO BONS.

a d´almeida nunes disse...

Kalinka, coloquei o link do post sobre a Beira como não podia deixar de ser.
Fiz uma promessa. Utilizarei esta tribuna, sempre que possível, para falar sobre Moçambique.
Nampula, Tacanha, Praia da Choca, picadas percorridas a "alta velocidade" no meu WolksWagem em 25ª mão mas blindado por baixo. Estou a vê-lo a verter gasolina dum tubo que nunca localizei, kilómetros a perder a conta, que importava que a média de consumo subisse? Àquele preço a que estava a gasolina?
Que saudades!...
Será que nunca mais lá poderei voltar?

a d´almeida nunes disse...

Kraker, ganda malandro!
Eu aqui à espera da opinião dum perito destas coisas da informática e da internet e só agora, 6 meses depois de ter arrancado com esta "empreitada" é que V. Exa. se manifesta, hem!
Abençoada futebolada apesar de não termos conseguido depenar o galo!
Paciência, mas que tenho cá algumas penas do galo atravessadas na garganta lá isso tenho.
Fica para a próxima, não vale a pena iniciarmos a III Guerra Mundial aqui na Europa, por causa deste incidente! Raio de acidente!