2006/09/06

Dinheiro compra pão, mas não compra gratidão.

Os doze provérbios, tela de Brueghel (o Velho) (Museu Mayer der Bergh, Antuérpia).
Pode-se indagar do significado de cada uma das figuras desta tela seguindo o link
---
Uns comem os figos…

Pois é “uns comem os figos, outros rebenta-lhes a boca”…
Eu bem o avisei que “não há fumo sem fogo”; mas ele acreditava que o “hábito não faz o monge”! “Não há pior cego que aquele que não quer ver”…
É bem certo que “a ocasião faz o ladrão” e “a ambição cerra o coração”.
- “Quem te avisa, teu amigo é.” – repetia-lhe eu. “Fazer bem a vilão ruim é lançar água em cesto roto”.
Que não, que não! – respondia-me ele – “não julgues mal de ninguém, nem para mal nem para bem”.
Pois é…”o mundo nos vê, Deus é que nos conhece, ninguém é como parece”.
Pois, e agora “depois de casa arrombada, trancas à porta”…
E grita: - Ah vilão! “Pai não tiveste, mãe não temeste, diabo te fizeste”!
É bem verdade que “quem não tem vergonha, todo o mundo é seu”!
Pois… e “quem se engana, aprende”…

Zaida

5 comentários:

Terceirense disse...

Muito interessante! Gostei imenso.

E que tal criar um selinho para seu blog? Ou já tem?

É que esta moda veio para ficar :)

Abraço

Aprendiz de Viajante disse...

Olá! Obrigado pela visita, depois do comentário que fizeste vim cá ver o teu espaço, e digo que gostei muito do que aqui vi.As fotografias são em S. Miguel, na costa da Povoação.
Um abraço

ManuelNeves disse...

Viva!

Encantado com o texto. Grande imaginação numa combinação perfeita.

Parabéns (a ambos...)

Um abraço

Saramar disse...

Muito interessante!
Adorei as telas e sua explicação.

Sinto-me honradíssima por estar entre seus links. Muito obrigada.
Irei fazer o mesmo.

beijos
P.S. Obrigada pela maravilhosa rosa.

a d´almeida nunes disse...

Olá Azoriana

Já estou a tratar do selo do meu blog.
Penso que já cnsegui o que queria. Tenho andado a magicar, a magicar, mas estava difícil sair alguma coisa do meu agrado. Até já tinha falado com pessoas da família que pintam, 2 até são designers!
Mas nada!
Lá tenho que me desenrrascar sozinho! Criatividade precisa-se...
|
antonio dispersamente