2006/09/16

...A GERAÇÃO BLOGUE ( parte II)


In "CORREIO de LEIRIA", Ano I, Nº 3 - Setembro de 2006
-
GERAÇÃO BLOGUE (Blog)

Deu à estampa, há dias, o livro, de recente edição em Portugal, com o título “Geração Blogue”. O seu autor, Guiseppe Granieri, parece-me ser uma pessoa muito bem informada sobre a evolução das tecnologias associadas à Internet e das variadas formas como ela tem vindo a ser usada ao longo dos tempos. A um ritmo alucinante.
Uma constatação evidente: a Internet através dos blogues está a constituir-se como um meio de informação privilegiado e uma forma incrível de comunicação pluri-geragional e transdisciplinar.
Aqui chegados, somos imediatamente confrontados com a evidência do progressivo incremento do uso dos blogues (blogs). Com esta poderosíssima ferramenta, disponível na Net, duma forma gratuita e muito eficaz, nomeadamente através do “Sapo” e da “Blogger.com”, para referir os servidores mais em voga, estão a aparecer excelentes iniciativas comunicacionais, mais que editoriais, com autores, individualmente, ou constituídos em autênticas tertúlias, a afirmarem-se com qualidades tais, que parece impossível como é que tanta gente de elevado nível artístico e intelectual se tem mantido no anonimato. Os seus contributos para a qualidade da informação que circula na Net estão a revelar-se imprescindíveis. A informação assim publicada ficaria irremediavelmente perdida/esquecida nos computadores individuais até à próxima avaria e consequente formatação dos discos.
Concordo plenamente com a ideia de que existe, actualmente, uma geração muito particular. Que é caracterizada não pelo escalão etário a que cada um de nós pertence, mas sim, pelo facto de participarmos em conjunto num novo mundo, potencialmente muito mais que meramente virtual, o mundo dos bloguistas.
Uma geração a que se deverá prestar cada dia que passa mais e mais atenção.
Nesta sequência ocorreu-me que poderia utilizar este jornal para proporcionar aos seus leitores algumas dicas que os possam ajudar a integrar-se nesta nova geração dos blogues.(*)
Porque a verdade é esta: a geração blogue (blog) ainda está em gestação... apesar de muitos de nós já estarmos à luz do dia, alguns há já uns anos. Muitos mais engrossarão as nossas fileiras, com toda a certeza. Inevitavelmente!
Nunca é tarde para se aprender!
... A interdependência dos contributos de cada um de nós, independentemente das nossas idades temporais, é fundamental. O conhecimento e a experiência que cada um de nós armazenou na sua própria memória, ao longo da sua vida, desde que colocado à disposição de todos, de certo que poderá proporcionar a criação das condições indispensáveis ao surgimento duma nova geração em que todos nos passamos a conhecer melhor.
Talvez que estejamos a caminhar a passos cósmicos para uma sociedade mais justa e democrática, social e solidária no sentido da Felicidade...
--
(*) Que já não é assim tão recente como isso mas que nos últimos dois anos tem vindo a impor-se exponencialmente. Em Julho de 1998, Pitas (http://pitas.com) lançou o primeiro serviço de blogging gratuito. Imediatamente a seguir surgiu o Blogger (http://www.blogger.com), pouco tempo depois adquirido pela Google, que deu um impulso decisivo para a difusão dos blogues em todo o mundo.

António Nunes
http://dispersamente.blogspot.com/ (onde se poderão encontrar muitos links de outros blogues)
nunes.geral@gmail.com
Posted by Picasa

1 comentário:

a d´almeida nunes disse...

Obrigadinho ó Agostinho
Dei uma olhadela no trabalho e acho que vou aproveitar umas ideias.
Fiquei de apresentar um trabalho no ELOS CLUBE DE LEIRIA sobre esta temática.
Os Blogs podem ser aproveitados para fomentar o intercâmbio de ideias e da cultura, não só em termos linguísticos, mas també no domínio das Artes.
Um grande abraço
http://elosclubedeleiria.blogspot.com