2006/12/15

Cartas do Peru dos Olivais

Acácio de Paiva foi, como já repetidamente aqui tem sido referido, um insigne poeta Leiriense e, justamente, considerado o maior poeta humorista português.

Dada a minha ligação com a família Paiva, que acabei por integrar a partir de 1968, é natural que me tenha disponibilizado de há mais de uma década, a divulgar o seu nome e a sua obra, sempre que me surja alguma oportunidade.
Aconteceu que, muito recentemente, por via dos contactos que se vão estabelecendo através desta teia dos blogues, a minha querida amiga “menina_marota” (nome de blog), porque também comunga deste sentimento de admiração pelo poeta Acácio de Paiva, utilizou o seu sítio na Net para o divulgar, com a maestria que os bloguistas lhe reconhecem, dois poemas bastante representativos do estilo deste poeta da primeira metade do séc. XX. Época em que viveu, que poeta é e continuará a ser devidamente considerado, ad eternun.
Nesta oportunidade quero deixar aqui expressos os meus agradecimentos à disponibilidade desta amiga que mais justificados se tornam já que há dias me enviou uma belíssima gravação das “cartas do Peru dos Olivais” poemas de referência do talento e da consagração de Acácio de Paiva. A voz que encorpou esta singela homenagem é do Luis Gaspar e pode ser apreciada seguindo o link http://www.truca.pt/boas_festas.mp3 .
Simplesmente, uma maravilha!...
------------/----------------
E já agora, que estamos em época de Festa e jantares em família, esperando que ninguém se venha a sentir como "um peru em vésperas de Natal", aqui deixo uma receita tirada dum livrinho dos anos 50 do séc. passado, edição da "MARGARINA CHEFE":(continuação) --> passador e uma colherinha de açúcar. Tapa-se e deixa-se a ferver em lume brando até a perua estar cozida, o molho reduzido e apurado.

Serve-se, acompanhada com o arroz dos miúdos.

9 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Caros amigos/as leitores deste blogue:
Conforme tentei explicar no post anterior, acabei por aceder à incitação da "Blogger" para transferir a minha conta para a "Google-account" e para a plataforma Beta dos blogues blospot.com. Pelo que percebi esta transferência vai acabar por ser forçada pela própria Google, dentro de curto lapso de tempo.
Penso que será de nosso interesse em tomar a iniciativa de fazer esta transferência que, na minha opinião, vem tornar os blogues Google mais atractivos e operacionais.
É só seguir as instruções...
No entanto poderá ser de utilidade gravar previamente todo o template anterior.
O que sucede quando se faz a transferência é que, ao se fazer a optimização do novo "look" todos os dados a bara lateral que estiverem fora da zona de LINKS deixam de ser visíveis. De qualqer modo os Engos. Google previram essa sitação e fazem automaticamente uma cópia de segurança proporcionando até que se possa voltar atrás (não ao antigo blogue mas à versão acualizada mas não optimizada) o que leva a que essa barra lateral reome todos s dados,links diversos, contadores, etc. da versão anterior.
Na minha opinião dever-se-á:
1- passar todos os links e contadores e outras indicações para o limie da zona de links da versão anterior;
2- Sguir os passos indicados pelo servidor.
Assim ficará tudo ok.
Quano aos comentários também se veifica difeenças:
1- quem tiver a conta antiga e quiser comentar terá que o fazer em "other" e identificar-se com essa conta;
2- quem já tiver a nova conta, do género nomeescolhido@gmail.com, poderá entrar à vontade, como antigamente, identificando-se cm o nome da conta e a respectia password.
Espero poder ter sido útil, aina que tenha que confesar qe isto vem trazer atrapalhações.
Bom dia, desde Leiria.Bom Natal.
António

Unknown disse...

Peço desculpa pela falta de letras que se notam no texto anterior.
O teclado do portátil não permite escritas à pressa sem uma prévia verificação.
É um abutre de letras e deturpador de palavras...mas é o que tenho.
Bom Natal...se houver peru não é nada mau!
António
PS: Também se pode usar "you can also use your Blogger account"

Menina Marota disse...

Em 1º. lugar venho agradecer as amáveis palavras deixadas no texto de hoje e o meu grande apreço pelo Poeta Acácio de Paiva.

Em 2º. lugar agradecer também a explicação que neste comentário colocou acerca do Blogger e a sua passagem para o sistema Beta.

Ainda não aderi, nem sei se isso me trará problemas no futuro se não aderir, mas com 4 blogues do "Blogger vai ser um trabalhão daqueles!

Não sei qual será a atitude deles, se eu não fizer essa transferência, mas o certo é que ninguém me avisou de nada, nem qual o tempo de que disponho para o fazer.
E eu vou esperando e postando...

Um abraço e Feliz Natal para ti e todos os teus ;)

a d´almeida nunes disse...

Obrigado menina_marota
Deixei uma nota no teu blogue, nem podia dexar de ser. Sua marota que me deixou de lágrimas nos olhos!...
Acácio de Paiva nos deu a conhecer e com a sua poesia de permeio cá nos vamos entendendo.
Quanto à passagem para o sistema Beta (que vai passar para o deinitivo e único, a breve trecho, disso não tenhamos a menor dúvida), penso que há que avançar com o processo de mudança. As mudanças são sempre um transtorno nas nossas rotinas, mas às vezes tornam-se necessárias e úteis.
Parece-me a mim que podemos confiar nos Engenheiros que estão a coordenar toda esta transicção. Louvo-lhes o talento e o trabalhão, mas não me importava de fazer parte da equipa, a ganhar o carcanhol que eles devem estar a arrecadar!
Ofereço-me, desde já, estou à disposição de V. Exas., sempre atento, venerador e muito obrigado.
Ámen. Só se o meu rico santoAntoninho intercedesse por mim. Aquilo têm que ser crâneos fora-de-série para tomarem conta dum empreendimento desta envergadura mundial. Parece que até a própria Mincrosoft se está a ver em apuros com este "team"!...
Bom Natal
António

Anónimo disse...

Caro António

De facto o insígne poeta Acácio de Paiva demonstra ter sido um exímio mestre na arte de de juntar as palavras para dar às frases um invulgar sentido humorístico.
Grato por nos ter dado a conhecer este homem que, com o ar tão sério, nos faz soltar o riso com tanta facilidade.

Um abraço e votos de Boas Festas

zé lérias (?) disse...

Para além de informação literária preciosa, vem também hoje uma receita culinária. Convenhamos, no entanto, que a perua assim "tratada" traz uma boa doze suplementar de colesterol para as nossas frágeis artérias. Bem, mas que saberá bem não tenho dúvida. E depois o Natal é uma só vez ao ano, não é?

zé lérias (?) disse...

AH! Bom Domingo aí para os lados dos Lena e Lis!

Anónimo disse...

Bom Domingo!Essa perua vinha mesmo a calhar.Abraço

a d´almeida nunes disse...

Bom dia a todos:
Tirei uns diazitos de "férias", de modo que aqui vim dar conta da ordem de trabalhos, a esta hora (1oh48)-2ª feira.
Penso eu que não me esqueço de ninguém dos amigos que deixaram notas, que, antes de mais, agradeço a atenção dispensada.
Chanesco, Zé Lérias, Agostinho, não esquecendo a menina_marota, a Alda e a Rosa Maria (Azoriana), estas amigas que enviaram e-mails. Sei que num caso anda às voltas com a melhor forma de ultapassar a alteração que se tem vindo a verificar no funcionamento da Blogger.
Ainda não lhes respondi por e-mail porque tenho andado aqui numa roda-viva; trabalho, visitas familiares e os netos e etc.
Façam favor de ser muito Felizes nesta época do ano e, se possível e como desejo, durante todo o resto deste ano e no próximo.
Façamos por isso, que às vezes, nós próprios é que estragamos a Festa!
Quatas vezes!
António