2006/12/19

Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade

In "gatimanhos" (passagem de "O meu pé de laranja lima" de José Mauro de Vasconcelos
"...
Olhei Papai.
O seu rosto barbado, os seus olhos. Só pude falar.
- Papai… Papai…
E a voz foi sendo consumida pelas lágrimas e soluços.
Ele abriu os braços e estreitou-me ternamente.”
-
Passando ao post propriamente dito:
---
É Natal

Às vezes nestes Natais modernos, com tão poucas lareiras e tão pouco mistério, dou por mim a desejar que algum dos meus netos sinta o esvoaçar da camisinha azul e ganhe para toda a vida a força poética da imaginação.” Rosa Lobato de Faria in “Os Linhos da Avó”

Com que saudades recordo o Natal da minha meninice. O encantamento e a magia andavam no ar. Não havia luzes pelas ruas. Não havia árvores de Natal. Festejava-se o nascimento do Menino Jesus e era Ele que descia pela chaminé e nos deixava, no sapatinho, os presentes tão desejados. Que noite comprida a de 24 de Dezembro! Com que ansiedade esperávamos pelo alvorecer do dia 25! Teria o Menino Jesus escutado os nossos pedidos?
E o cheirinho a filhós e rabanadas fritas pela noite dentro! Que delícia! E o cabrito, o peru… e até o bacalhau parecia muito mais apetitoso pelo Natal!
E era o irmos apanhar o musgo e a construção do presépio. Lindo e todos os anos diferente. Mas sempre, em primeiro plano, a gruta com o Menino Jesus. Afinal era o Seu nascimento que se festejava.
E era a visita ao Convento dos Franciscanos para podermos ver o maravilhoso presépio articulado. Bastava colocar uma moeda e tudo ganhava vida.
Depois importámos o Pai Natal! Simpático velhinho, mas sem a magia do nosso Menino Jesus. Bem que tentei, com os meus filhos, conjugar a magia dos dois: o Pai Natal passou a ser o ajudante do Menino Jesus e vinha deixar um saco com os presentes à porta de casa. Só o mais velho da família, então o meu pai, o podia ver e falar-lhe. O maravilhoso que via nos olhos dos meus filhos e sobrinhos era fantástico!
E começámos a construir também a árvore de Natal, para além do presépio.
Entretanto chegaram os netos. Mas estes Natais modernos pouco ou nada têm de magia e mistério. Pouco têm até de espírito natalício!
Mas mesmo assim continuo a tentar que o mistério não desapareça. Lá vou telefonando ao Pai Natal, que já tem telemóvel, claro… E é também pelo telefone que ele me avisa que vai chegar e que os meninos se têm que retirar da sala para que lá sejam colocados os presentes. E, se bem que não acreditem a 100% nas minhas estórias, o certo é que a incerteza e a ansiedade ainda os dominam. A eles e a mim.
-

É Natal

E para aqueles que crêem,
E para os outros também,
Começa e febre das prendas
P’ra todos e p’ra ninguém.

Compram-se prendas pròs filhos
Pròs amigos e prà mãe.
Compram-se até presentinhos
Para os bichinhos também.

É Natal

E por aqueles que crêem,
E pelos outros também,
São espalhadas muitas luzes
Para que lembrem Belém.

Brilham luzes pelas ruas,
Brilham nas lojas, nos lares;
Há mil árvores de Natal,
Músicas se ouvem nos ares.

Mas no coração dos homens,
Apesar de ser Natal,
Dos que crêem e dos outros,
Em vez o bem reina o mal.

Era bom que todos eles,
Acreditem em Deus ou não,
Deixassem que tanta luz
Lhes entrasse no coração.

E se assim fosse, quem sabe?
Houvesse paz afinal.
E teríamos, então, na Terra
O verdadeiro Natal.

Zaida

Itália, 1949. A. Giannetti - Centro Bíblico dos Capuchinhos (Fátima)
-

Dia de Natal

Hoje é dia de ser bom.
É dia de passar a mão pelo rosto das crianças,
de falar e de ouvir com mavioso tom,
de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças.
……………………………………………………
Dia de Confraternização Universal,
dia de Amor, de Paz, de Felicidade,
de Sonhos e Venturas.
É dia de Natal.
Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade,
Glória a Deus nas Alturas.”

António Gedeão

14 comentários:

Al Cardoso disse...

Sim, Gloria a D*us nas Alturas, e Paz na Terra, a todos os Homens, mesmo os que nao tenham Boa Vontade.

Um Santo e Feliz Natal, vos desejo desde os USA.

david santos disse...

ASN, querido amigo!
Adorei este teu texto, mas a frase "É dia de passar a mão pelo rostodas crianças" deixou-me muito contente! Não é apenas uma frase. É um colosso!
Que tudo corra pelo melhor para ti e para os teus.
Abraços recheados de amizade.
Até sempre.

Anónimo disse...

ASN,

Quanta nostalgia nos assola nesta época bela, em que redobramos as atenções aos outros.
Gostei do que li.
Desejo um Santo Natal, e que 2007 seja melhor.

{{coral}}

Neoarqueo disse...

Um grande abraço de amizade e Feliz Natal.

greentea disse...

deixei os meus votos à porta da minha casa - esperam por ti!


Um abraço , neste fim de ano

Tozé Franco disse...

Em minha casa, a noite sempre foi passada na companhia do Menino Jesus e não do Pai Natal. Não que não goste da personagem, mas nessa noite é o nascimento do Menino que celebramos.
Este ano mias uma vez vanos repetir a tradição embora sem meninos em idade de acreditar que é o Menino que traz as prendas.
Um abraço e um Santo NAtal.

a d´almeida nunes disse...

Tozé
Na sequência da troca de impressões que já mantemos desde o se post a este respeito, trancrevo um comentário que deixei recentemente num blogue amigo:
Alguém comentou:

""...até porque muita gente da igreja deveria saber isto para não dizer que as pessoas estão a dar outro sentido às tradições...quando foi a igreja que se apropriou de outras tradições..."
-
Eu retorqui:
"Pois, de acordo, JS, mas também não cheguemos ao extremo de incentivar que nas escolas se não desenvolvam actividades alusivas às celebrações do Natal, no sentido da Natividade de Jesus. Não nos podemos esquecer das tradiçoes católicas dos portugueses... Esta questão não é assim tão linear, nem sequer pacífica, mas o Natal tem perdurado com o simbolismo que se lhe dá, graças às tradições cristãs."
BOM NATAL.
Independentemente de todas as visões históricas, as quais não se põem em causa, hoje, o Natal é a comemoração do Nascimento de Jesus Cristo.
Um abraço e BOAS FESTAS
António

a d´almeida nunes disse...

Devia ter respondido a "greentea" antes de ter publicado a nota anterior.
Entretanto, aqui ficam os meus melhores votos de BOAS FESTAS e um Feliz Ano Novo para esta nossa gentil companheira de jornada bloguística.
Apreciei deveras o trabalho que realizaram.
Excelente.
Um abraço.
António

Anónimo disse...

Caro António: passei para ver o seu sempre agradável blogue e para deixar as Boas Festas, Santo Natal e Próspero Ano Novo, são os meus sinceros votos.

maria disse...

Gosto do espírito! Gosto de poder gostar disso mesmo Gostar!
Gosto de ver as caras das pessoas, de olhar os brilhozinhos especiais nos olhos... sim, em todos os olhos de pequenos sujeitinhos a pessoas crescidas, tristes ou alegres e sorridentes! Gosto! Nesta altura, ainda que se queiram matar os símbolos, trocar a volta às tradições, amarfanhar o "espírito"... julgo que nunca tal será possível! Ele está aí! e celebrar a ideia de podermos (devermos) todos ser sempre um bocadinho mais melhor pessoas... isto não pode destruir-se nunca. E o Natal é, também, muito isto: espalhar no ar a possibilidade concretizável de se ser Melhor!
:)

(Sim, esse Melhor no sentido pleno da cidadania!)

Festas Doces

Santa disse...

Querido amigo, para ti



"Feliz Natal a quem acorda, todas as manhãs a criança adormecida em si e, moleque, sai pelas esquinas quebrando convenções que só obrigam a quem carece de convicção. E aos artífices da alegria que, no calor da dúvida, dão linha à manivela da fé.

Feliz Natal aos que ignoram o alfabeto da vingança e jamais pisam na armadilha do desamor, pois sabem que o ódio destrói primeiro quem odeia.

Feliz Natal a todos os que pulam corda com a linha do horizonte e riem à sobeja dos que apregoam o fim da História. E aos que suprimem a letra erre do verbo amar e se recusam a ser reféns do pessimismo.

Feliz Natal aos que repartem Deus em fatias de pão e convocam os famélicos à mesa feita com tábuas da justiça e coberta com toalha bordada de cumplicidades."

Feliz Natal, aqui do Brasil!

a d´almeida nunes disse...

Boa noite, aqui desde Leiria, Portugal
Para "jofre alves": caríssimo amigo. Não sei se já lhe contei a história dum professor que tive quando andei a estudar no Instituto Comercial do Porto, actual ISCAP, na altura com istalações na rua e Entreparedes, ali à Batalha. Já contei tantas esta história que começo a recear repetir-me. Esse professor chamava-se Jofre, era professor de História e dizia-nos que os manuais recomendados pelo Ministério da Educação só diziam aldrabices, que a História era como nos passaria a ensinar. E lá tínhamos nós que passar as aulas dele a escrever...
O meu amigo faz-me lembrar esse professor...
Desejo-lhe Festas Felizes e quero dizer-lhe que estou a apreciar esta nossa amizade bloguística, quem sabe se não viremos a dar um passo em frente!
-
Obrigado "maria" por esta excelente nota de comentário.
FELIZ NATAL
BOM ANO NOVO
-
"santa" minha amiga
Tenho que te agradecer as belíssimas palavras que aqui deixaste e a amizade e destaque que tens depositado neste recanto da Net e na pessoa do seu autor. Muito modestamente, vou continuar a dar o meu contributo para que o teu blogue permaneça tão participado como muito partilhado tem sido. Pela qualidade, oportuniade e humanismo que lhe tens conseguido imprimir!
Muitas FELICIDADES aí pelo BRASIL.
UM SANTO NATAL e um ANO de 2007 BOM, livre, transparente e democrático!
António
-
Aos restantes "comentadores" amigos penso que lhes deixei nos vossos blogues mensagens recentes de BOAS FESTAS, de qualquer modo, aqui as renovo, nesta oportunidade, particularmente ao António Tavares "tsfm" e ao David Santos.
Vou, já de seguida, sair de casa, que tenho um jantar de Natal de empresa. Uma empresa para a qual trabalho com toda a minha melhor dedicação, há 25 anos. Tenho lá bons amigos aos quais daqui encaminho um grande abraço anecipado.
António

A Professorinha disse...

Venho desejar um Bom Natal e um Ano Novo Fantástico :)

Alda M. Maia disse...

Boa, Santa e Alegre Noite de Consoada
Um grande abraço
Alda