2006/01/28

Ainda Creta - Aqui nasceu Zeus

Não, não se trata duma visão moderna do olhar de Zeus, o Deus dos Deuses da Mitologia Grega.
Esta fotografia foi tirada pelo grupo (6 pessoas de família) que em Agosto de 2004 se lembraram de is até Creta, durante uma semana. Esta perspectiva pretende simbolizar o olhar de reencontro, in loco, com a Mitologia da Antiga Grécia. Estávamos mesmo em frente à entrada da gruta, profunda, fria, carregada de misticismo, onde nasceu Zeus. Imagine-se a emoção de quem viaja pouco e tem uma destas oportunidades, aos 57 anos, a recordar o espanto das leituras de Escola sobre a Antiguidade Clássica!...
Em segundo plano, um aspecto da planície banhada de luz, ao Sol poente infiltrado entre uma nesga no meio das montanhas que a delimitam como se muros fossem.
Eu estava no Planalto de Kritsa, junto à gruta onde nasceu Zeus!...
Uma perspectiva de mais pormenor da Planície, lá ao fundo, com os seus típicos moinhos de vento, às dezenas, ainda hoje. Uma emoção indescritível...
Fotografia tirada ao entardecer, Agosto de 2004, do cimo da montanha da gruta de Zeus, subida em cima dum burrico, veredas estreitas, tortuosas, parecendo que estávamos a viajar em tempos imemoriais, o espírito e a Cultura do Homem ali mesmo a dar os seus primeiros passos.
.
.
Post scriptum: Como já tive ocasião de referir, este blog surge na sequência de um outro, cujo objectivo é precisamente aquele que norteia o que está a consultar. Simplesmente, houve, da minha parte, um lapso ao registar o seu endereço. Escrevi a palavra "dispersamente" com uma letra a menos tendo ficado "dipersamente". Daí a necessidade de consultar http://dipersamente.blogspot.com para quem tiver interesse em tomar conhecimento das notas ali colocadas.