2007/03/11

DE VOLTA!...

Leiria.
Finalmente, temos de volta o Jardim Luís de Camões. Esta estátua mudou de sítio, uns metros, mas mudou. Tinha que mudar, como outras nesta cidade.
Faz falta ver "Os Lusíadas" na mão de Camões, lá ao alto!...
De acordo com o que vem descrito no livro ""Toponímia de Leiria" e um pouco da sua história"(*), as razões da atribuição deste topónimo ao Jardim principal da cidade têm am vista a "consagração pública de Camões", conforme deliberação camarária de 12 de Maio de 1972. Não haveria mais nada a acrescentar?!...
Neste livro reproduz-se, a propósito, o seguinte postal:

Ainda haverá quem se lembra daquele coreto? Pois eu lembro-me dum coreto neste jardim, por volta dos anos 60. Mas não estava naquele local, localizava-se bastante mais para a direita, no meio do jardim de então, com outra configuração, muitas árvores, uma alameda central cheia de tílias, parece que estou a sentir o seu cheirinho, principalmente daquelas duas que foram derrubadas há uns meses atrás**. Porque é que decidiram eliminar o coreto?! Na altura não me lembro de alguém ter dado essas satisfações à população, cuja também não se terá dado conta, na época, do quão importante são para as gerações vindouras, todos os vestígios que nós possamos deixar, para lhes explicar como vivíamos, pontos importantes na viagem do progresso e do desenvolvimento económico e social das comunidades.
-

* Alda Sales Machado Gonçalves, Ed. Junta de Freguesia de Leiria, 2005

** Se se quiser matar saudades dessas tílias pode consultar-se "dentro de ti ó Leiria"

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro António

Provavelmente os Lusíadas perderam-se nesse mar encrespado que são as obras nas nossa ruas e jardins.

Um abraço

zé lérias (?) disse...

São necessárias todas as mudanças desde que para melhor.

Do mesmo mal se queixarão (se queixam, posso testemunhar) os habitantes da Figueira, da minha idade, por terem "vendido" recentemente o velho coreto (arte-nova?) para onde aos domingos, a partir de Abril, subiam tanto a Filarmónica Figueirense como a Filarmónica dez de Agosto, para satisfação dos que se sentavam nos bancos de jardim que o circundavam.

Quem sabe se não se preservariam mais testemunhos do passado, se em vez de "pormos" nas câmaras 100%pessoas novas, escolhêssemos colocar aí, entre esses novos pelo menos dez por cento de "velhinhos" da nossa idade!
Aqui fica um abrço para o António com desejo de que passe uma boa semana junto dos seus.

Anónimo disse...

Uma página de qualidade ao serviço dos mais distintos interesses locais, que visito sempre com agrado e prazer. Boa semana.

avelana disse...

deve ser da "normose "...

um abraço e boa semana

Anónimo disse...

Uma hora muito pequenininha para a Ana!!! E muitas felicidades

ManuelNeves disse...

Viva!

Tudo muda nas nossas cidades, vilas e até nas mais típicas aldeias, em nome de um tal progresso por vezes obscuro e sisudo, que em muitos casos não percebemos muito bem que interesses defendem. A nossa identidade cultural paulatinamente vai-se perdendo, por culpa de quem por ela é responsável e tem o dever de a preservar em nomes de todos os Portugueses (exemplo elucidativo, é a recente noticia dos museus que mantém salas fechadas por falta de verba para contratar funcionários).
Senão preservarmos o que nos define como povo único, com uma história ímpar, uma língua falada por milhões, quem preservará?!
Dá que pensar...

Agradeço-lhe a visita ao Populus e dizer-lhe que estou em plena sintonia com o seu pensamento. Cada vez mais convencido que Homem e Mulher, formam a simbiose perfeita, a harmonia total (ressalvando, contudo, o reconhecimento pleno do direito à diferença, por quem pensa e sente de outra forma). É paradoxal, no entanto, como as mulheres ainda são consideradas e tratadas de modo diferente, quando comparadas com os homens, quando, na minha opinião, se tivesse de haver diferença negativa para algum dos sexos, seria sempre para o Homem - muitas vezes parasita do trabalho e esforço da mulher.

Vou tomar a liberdade de colocar um link no PopulusRomanus deste seu espaço, o que deveria já ter feito há muito, não fora este um espaço de grande qualidade e seriedade intelectual neste emaranhado da blogoesfera.

Queira receber um forte abraço
ManuelNeves

a d´almeida nunes disse...

Caro ManuelNeves
Muito lhe agradeço as suas palavras de apreço com as quais fico, evidentemente, muito lisonjeado.
Sem favor tenho que as retribuir já que o meu amigo tem um blogue de abordagem muito agradável e salutar.
Um abraço
António Nunes

a d´almeida nunes disse...

É claro que agradeço igualmente todas as visitas dos amigos/as que por aqui passam e me presenteiam com os seus cartões de visita.
Particularmente para a "tartaruga": parece que já está decidido que 6ª feira próxima tem que ser! Pelos vistos, hoje em dia, já se decide quase a 100% dentro dos limites razoáveis, quando e como.
António