2007/04/11

Árvores de Leiria - Ulmeiro (2)



Grande plano do pormenor das folhas e flores/frutos do Ulmeiro Pumila existente em Leiria, na Rua D. José Alves Correia da Silva, junto à Prisão Escola de Leiria. Neste local existem, pelos menos, dois ulmeiros desta espécie conforme a primeira foto.
Para mais especificações de carácter científico consultar atlas de leiria e dias-com-arvores
Estas fotos são de 10-04-2007 pelo que as comparações com os dados do "atlas de leiria" são relativamente difusas. O Atlas foi editado em 1992 mas é dum interesse científico, formativo e cultural, de extraordinário mérito. Também o blogue "dias-com-arvores" atrás referido, para mim uma referência incontornável e fiável na área da informação sobre botânica, emite a mesma opinião.
-
Pode-se ver o Ulmeiro glabra em "dentro-de-ti-ó-leiria"
Posted by Picasa

1 comentário:

a d´almeida nunes disse...

Eu sei que este tema dos nomes das árvores baralha um bocado as pessoas em geral. Penso, no entanto, que seria de todo o interesse, até para a sensibilização ambiental de todos nós, conseguir tratar as árvores, pelo menos aquelas com as quais convivemos diariamente ou quase, pelos seus própios nomes.
É nessa perspectiva que tenho andado muito mais observador da evolução das plantas, árvores particularmente, do que era meu hábito.
Esta a justificação para, sempre que me ocorre a oportunidade, vos apresentar uma árvore.
O Ulmeiro, por exemplo, é uma árvore que tenho andado a estudar há já meses.