2007/04/05

Uma visita à freguesia de Ribafeita - Viseu

CASAL

Fonte da Barroca - Casal - Ribafeita - Viseu - 4 de Abril de 2007 - dia de Sol - uma hora da tarde.
Esta fonte foi construída, na sua forma actual, em 1946, conforme está escrito, em baixo relevo artesanal ,na própria pedra de onde sai a bica. A água provém da serra, era muito usada para todos os fins. Actualmente, com a água canalizada e o saneamento, já poucas pessoas se servem daquele precioso líquido.

Não é por falta de receptáculo que o correio deixa de ser entregue no endereço correcto.
Se bem me lembro era esta a eira onde a minha avó Maria de Jesus (1883-1971) com a ajuda das suas filhas (Dores, Aurelina,Adélia, Cassilda,Encarnação) e homens que se contratavam ou, simplesmente, ajudavam, malhavam as espigas de milho e outros cereais e leguminosas, cevada e feijão, sei lá que mais. Lembro-me vagamente de ter experimentado um mangual (pode ser que ainda faça um desenho dessa ferramenta tal como me recordo, tantos anos passados...).

O que resta dos "espigueiros" de antigamente (activos até aos anos 70, mais coisa menos coisa), que eram os abrigos e secadores das espigas de milho, depois de desfolhadas. Tinham uma estrutura-base em pedra granítica aparelhada e o entaipamento era feito em finas tábuas de pinho que deixavam passar o ar para que as espigas secassem. Daqui seguiam para a eira para serem malhadas e os grãos secarem. Quantas vezes não se tinha que recolher o grão todo para o palheiro ao lado, por causa da chuva!

Em segundo plano pode observar-se um carvalho (carvalha como se dizia, aliás os meus pais têm um pinhal/carvalhal que se chama "carvalha". Quantas vezes é que já não ardeu nos fogos dos últimos anos!)

-

Em próximos posts gostaria de vos mostrar outros aspectos desta freguesia da Beira Alta: comecei pelo Casal (terra onde nasci). De seguida iremos à zona da Igreja Paroquial de Ribafeita, com uma vista panorâmica deslumbrante sobre uma extensão enorme do Rio Vouga. Junto ao portão do cemitério, no seu interior, existe uma cameleira(*) digna de ser propagandeada; tem, seguramente, segundo me garante o meu pai, com 83 de idade, mais de 100 anos...sei lá quantos mais não terá?! Seguiremos para "Covelas" - lembram-se das notas anteriores sobre o Dr. Samuel Maia e o seu livro "Mudança d´Ares", ed. de 1916? - a terra da azeitona, a minha mãe, hoje com 82 anos, bem se lembra dos anos em que andou na apanha da azeitona, a calcorrear aqueles caminhos íngremes e pedregosos, sempre com o serpentear agreste do Vouga lá bem no fundo dos montes! Iremos à Lufinha ver a sua capela e o coreto inaugurado há pouco tempo. Passaremos por Gumiei, cuja Escola Primária frequentei, ainda que por poucos meses. Lembro-me bem da cana que o professor Américo tinha sempre à mão! Gumiei é uma aldeia com grandes tradições, muitos vestígios de casas senhoriais, agora votadas praticamente ao abandono! Requer uma reportagem especial em tempo oportuno!

(*) Tenho fotos para mostrar. Redescobri outra acácia, no Casal, nas traseiras do casario do Eirô (meio-do-povo), que terá a mesma idade!?...

Posted by Picasa

23 comentários:

António Melenas disse...

Viajar com um cicerone assim, dá gosto
Uma boa Páscoa
Abraço

a d´almeida nunes disse...

Caro amigo António
Estou a compor este "post" já é meia-noite, os meus netos vieram cá passar a tarde, ainda jogámos à bola, agora estão a dormir a sono solto. a avó também está estoirada e presumo que tenha adormecido com os netos.
Quem sabe se não se encontrará uma ocasião propícia a uma viagem guiada por aquelas serranias da Beira Alta, Viseu e arredores!
Um abraço e uma boa Páscoa também para si.

A Professorinha disse...

O distrito é tão rico em sítios bonitos... Mas acabamos por conhecer melhor outras terras do que a nossa.

E se calhar já nos cruzámos no Rossio ou até na Sé :)

Fica bem

Boa Páscoa :)

Al Cardoso disse...

Que bom e ler os seus textos e ver as lindas fotografias, da "nossa querida Beira".
Ca fico a espera de mais.

Um abraco e boa Pascoa.

Anónimo disse...

Caro António, passei por aqui para lhe desejar uma Boa Páscoa!
abraço
antonio

Maria Carvalho disse...

Gostei imenso desta visita a lugares que não conheço. Obrigada.

Anónimo disse...

Fiquei muito feliz por encontrar o seu blogue! São as nossas raízes que lá se mostram. O Casal!!!
Eu na Amadora, o caro amigo em Leiria e as nossas origens ali. Estive lá em Agosto passado na festa!! Vou estar atento ao seu blogue. Um abraço!!

a d´almeida nunes disse...

Olá papakintal
Não me diga que é da família do Henrique, o marido da Judite!
Um abraço.
António

Anónimo disse...

Exactamente!! Sou primo carnal! O Hermínio pai dele era irmão do meu pai o Élio!
O António vai relacionar as famílias com mais facilidade do que eu, que sempre fiz a minha vida em Lisboa, embora mantendo uma relação muito forte com aquelas bandas de que aliás sou natural, Stº Maria de Viseu. A minhã mãe Laura está a maior parte do ano no Casal!! Um abraço e até breve!! Paulo

Anónimo disse...

Olá primo Antonio, que prazer encontar mais um parente por aqui.
Pois o Paulo papakintal também é meu primo, meu padrinho Hèlio era irmão de meu pai José, eu estive com a tia Laura quando de minha visita a nossa terra!!Lembranças a todos os parentes e um grande abraço para Antonio e Paulo, espero encontrá-lo por aqui mais vezes, até breve.

Anónimo disse...

Caro António,
Parece que o Dispersamente... está a servir de local de encontro. Agora aparece o nosso primo comum, o Hélio que reside em Brasília!!
Um abraço para todos!!

Anónimo disse...

Olá primos, que todos estejam bem é o que desejo.
Primo Paulo peço-lhe desculpas por não ter assinado o comentário acima, mas quem escreveu não foi o primo Hélio de Brasília mas eu a nevita tanbém afilhada de seu pai, mas moro no Rio de Janeiro.
Mas foi uma satifação muito grande encontrá-lo por aqui.
beijos a todos. Nevita

P.S. Antonio recebi as fotos de tua família muito linda,teu neto é uma graça, logo mandarei mais fotos daqui.
Tambem gostei muito de ver as fotos de Lufinha, continuarei a visitar sempre que puder seu blogue, pois é uma maneira de me sentir mais perto de todos vocês beijos.
Nevita

Anónimo disse...

Prima Nevita,
É espantosa a forma como nos encontramos através destas gerinçonças!Fico tão feliz por poder contactar contigo. Desculpa o engano com o Hélio mas todos somos do mesmo sangue! E muitos!!! Eu lamento muito não conhecer todos pessoalmente. Beijos e abraços para todos! Até breve! Um abraço para o culpado destes encontros. O António!!

a d´almeida nunes disse...

Olá primos
Por mim podem continuar a utilizar este post para manter este diálogo, interessantíssimo.
A família, grande, mas dispersa pelos vários cantos do Mundo. É que, escusam de nos querer impingir que somos uma aldeia global, porque não é verdade. Podemos estar todos com todos ao alcance de um clic, mas nada substitui o contacto pessoal, não é?
De qualquer modo é muito bom estabelecermos estas ligações.
Beijinhos e abraços
António

Anónimo disse...

Olá
Faz tempo que não venho por aqui, mas pelo jeito não sou a única.
Primo tonito, que tudo esteja em paz. Por aqui tudo bem, se meu primo Paulo aparecer por cá, deixo o email para ele se comunicar comigo se ele quiser é claro.
email mn-victorin@bol.com.br
O que eu passei para você tonito, continua valendo,
beijos a todos.

a d´almeida nunes disse...

Oi Nevitas
Cá recebi esta nota. Esper que o nosso primo Paulo também o consiga ler.
Beijinhos. Brevemente envio-te mais fotos.
Tonito

Anónimo disse...

Olá Parentes,
Certo que tenho andado arredado por razões várias, mas cá estou enviando um grande abraço para vocês. Quero agradecer à Nevitas o endereço de e-mail que vou de imediato utilizar e ao António o facto de servir de apoio a estas ligações interatlânticas.
Abaço
Paulo Quintal

Anónimo disse...

Ola Primo Paulo recebi a fotografia de tua familia, gostei muito de conhcê-la, você e muito parecido com meu padrinho que lamentei muito não ter ido a terra à mais tempo para poder abraçá-lo. Primo estou selecionando umas fotos para mandar a voce e para o primo António. Gosto muito de receber notícias daí, espero que todos estejam bem. por hoje é só, beijos para todos de sua prima que vos quer muito bem. nevita.

Anónimo disse...

Nevita,

Já enviei um e-mail para ti com o meu endereço electrónico. Eu e o António talvez nos encontremos no Casal em Agosto na Festa. Tenciono lá ir!! Um abraço para ti e família.
Um Bem-Haja e um abraço ao António, o responsável pelo nosso encontro!!

a d´almeida nunes disse...

Olá pessoal
Aqui estamos num cantito deste blogue a trocarmos impressões, muito agradáveis, diga-se de passagem.
Ainda ontem e Sábado andei por Belmonte e Fornos de Algodres, também passei por Viseu, no regresso, mas não parei, segui para o IP3 para regressar a Leiria.
Casou-se a minha sobrinha Paula, filha da Lourdes, a minha irmã mais velha, a seguir a mim, claro, que sou o mais velhote. Foi um fim-de-semana muito agradável. Acabámos por nos encontrarmos em Algodres com um amigo daqui dos blogues, o Albino Cardoso, que veio dos Estados Unidos. Lá fomos visitar a zona de Fornos de Algodres.
Logo à noite sou capaz de enviar uma foto do casamento.
Uma abraço para o Paulo. Beijinhos para a Nevitas.
Eu tomo conhecimento do que vai sendo escrito em qualquer post, porque recebo a informação através do meu e-mail geral@leiriana.net
António

Anónimo disse...

Caro António,
Excelente passeio! Espero que se tenha divertido e aproveitado os bons ares! O mundo é pequeno! soube ontem do casamento da sua sobrinha por intermédio da minha prima Celeste que está hospitalizada em Stª Maria ( foi operada à máquina e tudo correu bem). Enviei email à Nevitas, talvez ela venha cá no próximo ano!! Eu devo ir à festa do Casal.Talvez nos encontremos!!
Um abraço,Paulo

a d´almeida nunes disse...

Ora aqui está, em amena reunião aberta, não é só o PR do tempo de Mário Soares, que fazia presidências abertas. N+oa também aqui estamos.
Conto poder ir ao Casal, em Agosto. Vamos lá a ver.
Folgo em saber que a Celeste está bem, depois de ter sido operada. Fiquei a saber que teria que o ser, mas não fazia ideia que era para agora.
Ainda bem.
Um abraço, Paulo.
António

Anónimo disse...

António,
Recebi ontem fotos da Nevita e família. Fiquei muito feliz porque eu não conhecia as minhas primas!!! Não poderia deixar de enviar os meus agradecimentos ao Dispersamente, o causador destes encontros interatlânticos. Um abraço.
Paulo