2007/05/13

Chaminés anos 30



Tenho vindo a observar a existência de várias casas antigas com chaminés, dum modelo muito parecido ao desta fotografia. Ainda não consegui concluir da razão da existência deste tipo de chaminés. Se se reparar na fotografia ampliada verifica-se que a data inscrita se reporta ao ano de 1932. A verdade é que as que eu tenho fotografado nos últimos meses, e são muitas, têm datas inscritas muito próximas deste período do século XX. As minhas observações têm abrangido a área à volta de Leiria. Vou indagar o porquê destas chaminés com datas. Talvez signifiquem algo de interessante. A verdade é que não me recordo de ver deste tipo de chaminés noutros locais. A via que se observa em fundo é a variante em auto-estrada que liga a A1 ao IC2, entre Pousos e rotunda aérea da Cova das Faias.
Já agora também vos mostro (na foto do lado esquerdo) o sobreiro monumental e que deve ser muito antigo, cujos ramos se destacam em primeiro plano na foto da casa e da chaminé.

(clic em cima das fotos para obter excelentes ampliações proporcionadas pelo Picasa)
Posted by Picasa

6 comentários:

a d´almeida nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
a d´almeida nunes disse...

Caros amigos e leitores
Bom Domingo, 13 de Maio.
Meio milhão de pessoas em Fátima!
Dá para pensar...Que fé é esta, tão grande e tão intensa, que move multidões?!
-
Relativamente ao post. Pode ser que algum de vós me possa dar uma pista sobre o significado das datas nestas chaminés. É que são à volta de 10, as que já fotografei, agora que dei para reparar neste pormenor. As datas andam entre 1916 e 1930 e tal.
Um abraço
António Nunes

Al Cardoso disse...

Interessante entrada! Como ficaria bonita, essa chamine depois de restaurada!

Um abraco amigo do d'Algodres.

Anónimo disse...

Mais uma investigação que deixa muitos curiosos.És bom observador António e pelo que escreves ficam muitos curiosos em saber também o porquê dessas datas.Também sou um deles..para ajudar talvez alguma empresa de construções de chaminés dessa época tenha deixado a sua marca.Não sei...e fico á espera.Boa semana. um abraço

janus disse...

Gostava de ajudar mas não calculo qual seja a razão. Cá por mim penso que a data e o nome do artista devia constar em tudo, por isso uma boa ideia, esta de colocar a data nas chaminés. Esta é bem bonita, fico à espera de ver as restantes.
Aproveito para agradecer as visitas e comentários no meu sítio, que anda meio abandonado. Outros valores mais altos se alevantam. Boa semana.

Neoarqueo disse...

Moda?