2007/06/16

Carlos Barão - exposição de Pintura em Leiria


Bem tenho barafustado contra o uso de faixas publicitárias a tapar parte da fachada do edifício(*) do ex-Banco de Portugal, em Leiria.
Creio que tenho que desistir.
Além do mais, uma coisa é certa. Mesmo com todas estas chamadas de atenção, são poucas as pessoas que aderem às iniciativas deste tipo. Será que a cultura em geral é só para as elites? Será que a população em geral não é sensível ao "Belo"?
Que fazer? Será que não se está a conseguir incutir o gosto pelas Artes nas Escolas, logo desde os primeiros passos?
Quem é Carlos Barão e qual é o seu estilo de pintura? Visitei esta exposição, como o faço com todas as que passam por estas instalações. Não sendo expert na matéria desta exposição não me poderei alongar em grandes considerações acerca do estilo e da pintura de Carlos Barão. Mas gostei de tomar contacto com os motivos, técnicas e estilos utilizados pelo autor.
Uma reflexão, em jeito de título para um dos trabalhos expostos (que tentei fotografar mas que não sabiam se me podiam conceder essa autorização) me ficou a bailar no cérebro: "O "Belo" não é uma imagem. É fantasia unida ao afecto."
Mais informação poderá ser obtida no local desta exposição e
aqui. O site da Câmara Municipal de Leiria é demasiado sintético, diria mesmo, extemamente parco, na apresentação desta exposição. Penso que seria útil colocar mais e melhor informação aquando da apresentação de determinados eventos de interesse público, como seria o presente caso.
(*) ver uma das próximas entradas neste blogue. (ter em conta que a concepção deste edifício esteve a cargo de Ernesto Korrodi)
Posted by Picasa

3 comentários:

Anónimo disse...

A arte é o que vai na alma do artista e objectivamente não tem definição.Mas sentimo-la e sabemos definir o que é belo.Nem todos a conseguem interpretar e aí está a questão?O que para uns é belo para outros não passa de simples interpretações de mau gosto.Se puder vou passar por aí para ver essa exposição. Uma pergunta, está todos os dias aberta ao público? Um abraço e um bom fim de semana.

a d´almeida nunes disse...

Olá Agostinho
Está todos os dias aberto, sim. Mas, claro, dentro das horas de expediente.
Se cá apareceres diz qualquer coisa através do e-mail geral@leiriana.net ou msg orelhavoadora@hotmail.com
Um abraço
António

bettips disse...

Sabes que ontem, bem à noite, tinha passado aqui? Não me apeteceu comentar "pintura" mas gostei muito da foto ferro velho! Até julguei que iam reciclar o estádio...Que bom que possas olhar os montes e as pedras: eu vejo carros e carros, gente cheia de deveres e intenções...e também me pergunto "como é que tudo isto começou?" Abç