2007/07/14

Eucaliptos em Leiria


Vale sepal - esquina Rua da Escola/Av. Paulo VI - Leiria (1), 12 janeiro 2007
Jardim Escola Secundária Domingos Sequeira - Leiria, (2), meados de junho 2007 (já referenciado aqui)
Junto à portaria da Escola Secundária Domingos Sequeira - Leiria (2a), Junho 2007
-
Estava a dar uma vista de olhos nas fotos armazenadas (por ordem cronológica) no meu computador quando dei com o eucalipto (1). Ao ampliar a foto reparei nos pormenores daquela árvore e fiquei na dúvida se será também um Corymbia ficifolia(*), como penso que não haverá dúvidas quanto à classificação do eucalipto-de-flor-vermelha (2). É que o (1) também tem flores vermelhas e os frutos são muito semelhantes, só que já estava em flor em Janeiro de 2007 enquanto que o (2) só entrou em inflorescência em Junho de 2007 e apresenta-se, à minha observação de leigo, com hábito e raminhos de flores diferentes.
A minha interrogação: Como classificar as árvores (1) e (2a)?
Quem me pode ajudar?
- (2a) A minha sugestão (de leigo na matéria, a tentar não dizer muitas asneiras) é que se tratará dum Eucaliptus gracilis. Já tem muitos anos (mais de 20, seguramente) e não cresceu mais que 8 metros.
- ACTUALIZAÇÃO em 19/7/2007: Ver foto do eucalipto (2a) tirada nesta data
- Nova actualização em 24/8/2007: segundo o "Atlas das Árvores de Leiria" este será o "Eucalyptus canaldulensis"; mantenho a minha dúvida tendo em conta as minhas próprias observações.
- (*) 24/8/2007 - opinião coincidente com o "Atlas das Árvores de Leiria". Na altura ainda não tinha dado muito uso a este Atlas. Vou passar a dar mais atenção a este Atlas. Não se refere a muitas das actuais árvores de Leiria, mas +e um instrumento precioso. Assim vamos aprendendo a consultar a informação já disponível.
Posted by Picasa

7 comentários:

Ana Ramon disse...

Estava a ver as tuas fotos e a pensar: Um eucalipto de flor vermelha? Ou será outra planta que floresceu no meio das suas ramagens? Pois não conhecia esta espécie de eucalipto de que falas e agora virei aqui frequentemente a ver se alguém te/me elucida. Ando sempre a aprender coisas novas :))

a d´almeida nunes disse...

É isso ana ramon. Um dos sortilégios dum blogue é o entusiasmo pela observação mais cuidada daquilo que nos rodeia. Duma forma mais ou menos dispersa, digo eu, que me disperso até onde os meus sentidos e senso me conseguem levar.
Entretanto, quantas coisas se não vão aprendendo, alguns temas que até nem me diziam nada de especial! E que passaram a ser objecto da minha atenção e estudo!
Cá vamos andando.

Anónimo disse...

Costumo dizer humoristicamente que de árvores somente distingo duas, a respiratória e as outras. Isto até fica mal a um minhoto, mas sou tosco e leigo no que concerne a botânica e árvores, embora as estime com total carinho. E neste blogue especial, o Torga, que tanto aprecio, para me dar ainda mais satisfação. Boa semana, caro António.

Maria Cristina Amorim disse...

As coisas que aprendemos na blogosfera. Não sabia que os eucaliptos tinham flores tão bonitas. Na realidade nunca andei de nariz no ar a tomar-lhes muita atençaõ, mas que são bonitas, são sim senhor.
Beijos

Anónimo disse...

Em 1995 o EUCALIPTO-DE-FLOR-VERMELHA foi um dos 8o "Eucaliptus" que passaram para o género "Corymbia". Assim este passou a designar-se "Corymbia ficifolia". Quando adquiri o meu exemplar no catálogo do viveirista ainda vinha designado por "Eucalyptus ficifolia" e na minha Enciclopédia das Plantas (edição americana de 1986, com 7000 fotos e respectiva descrição), nem sequer considera o género "Corymbia". Mas no livro "Portugal Botânico de A a Z -
Plantas Portuguesas e Exótcas", (Lidel - Edições Técnicas, Lisboa 2003), já aparece cientificamente classificado como "Corymbia ficifolia". De qualquer modo, em português, será sempre EUCALIPTO-DE-FLOR-VERMELHA.

Paulo Araújo disse...

O António pode ter razão quanto ao nome do terceiro, mas é difícil pela foto ser-se taxativo (há uma grande profusão de espécies de eucaliptos, e distingui-los é tarefa delicada). Quanto aos dois primeiros, realmente não parecem da mesma espécie, pois as folhas são diferentes - mas não tenho qualquer sugestão quanto ao nome do primeiro.

a d´almeida nunes disse...

Caro Paulo Araújo, se cá voltar não deixe de observar outra foto que eu tirei hoje, em http://dispersamente.blogspot.com/2007/07/eucaliptos-em-leiria.html
Talvez dê para descobrir a classificação deste eucalipto.