2007/08/24

Eucaliptos ornamentais na Escola Domingos Sequeira - Leiria

A ver se nos entendemos, se não ainda posso contribuir para gerar alguma confusão entre os leitores deste blogue. O que, de todo, faço questão em evitar a todo o transe.
De há dois anos a esta parte que me tenho vindo a interessar em escrever sobre as árvores de Leiria. Na altura o "Atlas das Árvores de Leiria" não estava activo na Net nos seus principais links. Era preciso password. De modo que me desinteressei da sua consulta e comecei a minha aventura, por conta e risco próprios. E fui escrevendo e relatando as notas resultantes dessas minhas observações. Com as inevitáveis insuficiências. Na oportunidade, valeu-me a equipa do blogue "
dias-com-arvores.blogspot.com" e outros, como o "sombra-verde", e o facto de ter investido em livros sobre Botânica, eu que sou um simples amador. Ao mesmo tempo consegui que me fosse facultado um CD com o referido Atlas e, pouco tempo depois, apercebi-me que os links do "Atlas" na internet já estavam activos e de livre acesso.
Inesperadamente, tomei consciência do quão raras são algumas das árvores plantadas, já há umas décadas, nos jardins da Escola Secundária Somingos Sequeira - Leiria (fui lá professor de 1969/71 e em 1983). Já reportei, em posts anteriores, da minha descoberta de dois eucaliptos de rara beleza e pouco frequentes em Portugal. Ver
aqui.
Apesar de já ter voltado atrás para fazer uma actualização com mais notas, aqui fica o ponto da situação que eu me permito fazer nesta data:

(continua em "dentrodetioleiria").

3 comentários:

Anónimo disse...

ASN,

provavelmente irei fazer meu mestrado em Portugal, Coimbra.

Certamente irei cohecer Leiria, a cidade das arvores.

Abraços, Guilherme Roesler

aminhapele disse...

ASN
Vou a caminho dos pinheiros mansos...
Até qualquer dia.

Alda M. Maia disse...

Já de há muito lhe queria comentar o seu gosto de escrever sobre Leiria, assim como da sua região(sobre botânica é outro assunto). O Sr. Presidente da Câmara de Leiria tem o bom costume de ler o seu blogue? Só ganharia com isso - ele e demais gente que se ocupa do governo da cidade.
Obrigada pela sua visita.
Um abraço a toda a Família
Alda