2007/09/27

Barreira e a sua história

Livro a ser lançado brevemente na freguesia da Barreira - Leiria. Terá 352 páginas. O Autor é pessoa interessadíssima na matéria, já foi Presidente da Junta e é professor aposentado com vasta obra bibliográfica para o Ensino Primário. O prefácio é do Prof. Dr. Saul António Gomes(*), ilustre historiador catedrático da Universidade de Coimbra.
Vivo nesta freguesia desde 1993. Faço parte da sua Assembleia de Freguesia. Já participei do seu executivo, de 2001 a 2005. E já escrevi um livro, digamos que um ensaio monográfico e histórico, (Caminhos Entrelaçados - na freguesia da Barreira) com base na experiência e nas minhas observações enquanto membro da sua Junta de Freguesia.
Sinto uma grande satisfação em fazer este anúncio até porque tenho vivido esta freguesia como se fosse a minha terra natal. Aliás, sou de opinião que a nossa terra será o sítio onde nos sentimos bem e em cuja comunidade nos esforçamos por integrar. A área geográfica da Barreira, reparte-se pela zona urbana da cidade de Leiria e por outra parte, rústica, mas extraordinariamente bonita em termos paisagísticos. Um autêntico e belo miradouro sobre o Vale do rio Lis, Cortes e Sra. do Monte, a nascente, Batalha e Maceira a poente. O seu ponto mais alto localiza-se na zona dos Andreus e dispõe de restaurantes de boa qualidade. Vale a pena uma visita, que mais não seja pela vista panorâmica que abarca todo o nosso olhar num raio completo de 360º.
A sua história muito à volta das origens da Paróquia, cujo orago é SS Salvador, reparte-se pelo Solar e Jardim dos Viscondes da Barreira, Casa Senhorial Oliveira Simões e a zona de reminiscências românicas da cidade de Colipo. Aqui nasceram, viveram e estão sepultadas individualidades de alto relevo, não só regional mas também nacional. É esta riquíssima história, muita que ainda só constava de documentos escritos arquivados no cartório paroquial, arquivo distrital e até Torre do Tombo, que o professor Borges da Cunha nos vai divulgar através deste seu livro.
(*) De entre a extensa obra já publica consulte-se "Castelo de Leiria".
Posted by Picasa

2 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Podem obter-se mais informações sobre a freguesia da Barreira de Leiria (que também existe a de Mêda - Guarda)em http://freguesiadabarreira.com ou http://barreira.no.sapo.pt
Nestes sites dá-se particulat ênfase aos autores da freguesia.

Anónimo disse...

"Aliás, sou de opinião que a nossa terra será o sítio onde nos sentimos bem e em cuja comunidade nos esforçamos por integrar." Como eu sinto estas palavras António.Também nascido em terra diferente vou fazendo minha terra aquela onde estou integrado.És uma pessoa extraordinária e a Freguesia da Barreira reconhecer-te-á como uma mais valia.Dei uma vista de olhos ao livro "Caminhos Entrelaçados" e vejo nele uma escrita criativa sobre a Freguesia da Barreira com toda a sua dinâmica mas sobretudo uma escrita talhada com o coração.Um grande abraço