2007/10/03

Borda d´Água

No Largo 5 de Outubro de 1910 (na zona da estátua do Papa Paulo VI). Um Romeno - disse-mo ele - recentemente operado ao fígado, a vender o "Borda d´Água" para 2008 (Bissexto). Comprei-o e fiquei a saber que este amigo anda à procura de emprego (que não o obrigue a fazer muita força por causa da operação...). A foto foi tirada a pedido...
Se se ampliar a fotografia (clicar) fica-se com uma ideia da desgraceira que vai por este Mundo fora (ao ler o painel), o bicho Homem a dar cabo de tudo onde põe o olhar e as mãos. Eu acrescentaria mais uma desgraça: pelo andar da carruagem, o Centro Histórico de Leiria vai ficar completamente descaracterizado, tendo em conta que se deve entender por Centro Histórico duma urbe, como Leiria, o núcleo histórico e tradicional da comunidade, desde os tempos da sua fundação. Para não ir mais longe, avivando algumas memórias mais distraídas, porque é que se abateram 3 choupos (do tempo dos que são visíveis ao fundo) para, no seu lugar ser feita uma bifurcaçao rodoviária? É que as árvores já lá estavam, faziam parte do património da cidade e, pior ainda, nada justificou o seu abate para os fins em vista.
O trânsito automóvel, com o traçado original ou ligeiramente adaptado, sem necesidade de abater as árvores, funcionava perfeitamente.
As árvores que foram plantadas em todo este Largo, salvo melhor opinião, que ainda ninguém a emitiu, não serão as mais adequadas a um Centro Histórico como o de Leiria.
Posted by Picasa

4 comentários:

Tozé Franco disse...

Também aqui em Coimbra há romenos a vender o Borda de Água a um preço superior ao de capa (1,40€).
Estou a escrever isto depois de ter dado uma vista de olhos pelo exemplar que aqui tenho para 2007. Aqui em casa existe o hábito de ir buscar informação a esta publicação.
Um abraço.
PS: Quanto às árvores, infelizmente, esse é o pão nosso de cada dia.

Paulo disse...

Caro António.
Na sequência de um comentário seu já "antigo", continuo a não saber exactamente onde fica a estátua do Papa Paulo VI. Esse largo é na zona do tribunal? Já não vou a Leiria há bastante tempo... Parece-me que a árvore jovem que se vê no lado direito é o tal tulipeiro: Liriodendron tulipifera. O sítio do costume tem informação sobre ele. Provavelmente já investigou.

Um abraço.

zé lérias (?) disse...

Para além da sua arte na área da fotografia, o António, como quem não quer a coisa, vai denunciando as coisas que lhe parecem mal. E de facto há muitas. E não só por aí meu amigo!
Desejo-lhe muita saúde e paciência para ir lutando pelo que julga importante.
Um abraço.

Paulo disse...

Caro António.
Estamos então esclarecidos. Já consegui localizar a zona. Obrigado pelas informações que me deixou.
Foi uma pena terem abatido aquele tulipeiro.
Um abraço.