2007/12/18

Apreciar a Vida


No Sábado passado, pleno Dezembro, um dia radioso, temperatura amena (demais...).
Um piricanta(1) de pomes vermelhos, encima; a flor das bergénias(2), com um colorido e harmonia que são autênticos hinos à Mãe Natureza, logo a seguir, em baixo.

Hoje, à tarde, um frio de rachar, o vento e a chuva a darem sinais de concordância com os meteorologistas, que prevêm mau tempo para o Centro e Litoral de Portugal. O Rio Lis, bordejado por plátanos outonais algo tardios, o espelho de água a cumprir a sua missão.
Estamos a entrar no Inverno, mas se formos capazes de acompanhar a Natureza, no nosso espírito pode haver serenidade, harmonia.
Nem que seja só por estes momentos, vale a pena apreciar a Vida!

(1) Tenho dois arbustos/sebe piricanta (vulgo "espinheiro") , no meu jardim/quintal, com pomes de duas cores, vermelha e laranja. À minha observação deste particular tenho reparado que os melros comem regaladamente estes pomes: primeiro despem o piricanta de fruto alaranjado; neste momento estão a comer os vermelhos, começando pelas pontas dos ramos. É vê-los a banquetearem-se...

(2) As bergenias cordifolias têm a sua origem na Sibéria.

Características:

É uma planta perene com folhas grandes de cor verde escuro em forma de coração, lustrosas e que ao tacto dão uma sensação como de couro. No inverno dá as suas flores que duram muito tempo, de cores rocho branco, rosado pálido. São delicadas, dispostas em ramos irregulares encima de uns talos grossos. A cor da folhagem é um verde muito atractivo. Pode alcançar uma altura e um gancho de 30 cms.

Posted by Picasa

5 comentários:

bettips disse...

Pelo sítio onde nos encontrámos (Dias...) sabemos do que gostamos. E eu gosto de aqui vir, saber novas de Leiria, ver adormecer/acordar o sol e o rio. Obrigada pelas tuas palavras e que estrelas vos brilhem, sempre! Abçs

greentea disse...

gosto muito desse arbusto e há aqui bem perto de mim .
Gosto até de o pôr em jarras nesta época ou arranjos de Natal que se conservam durante muito tempo.

Um abraço

Bichodeconta disse...

Lindas as fotos, parabéns..Felizes todos os seus dias, de paz e amor renovado em cada dia...Um abraço, ell

Citadino Kane disse...

António,
A mãe natureza te agradece a lembrança, lindas imagens...
Frio aí, muito calor aqui.
Paz e muito amor querido amigo.
Pedro

Anónimo disse...

Sim, um verdadeiro hino à Natureza, duma grande beleza.
Jofre Alves
http://couramagazine.blogs.sapo.pt/
http://couramagazinefoto.blogs.sapo.pt/