2007/12/30

DEUS = NATUREZA

Inesperadamente, a cameleira de flores dobradas, carmesim vivo, ao amanhecer, no jardim da Zaida, oferece-nos este belíssimo show matinal.

Da janela do meu quarto. O dia estava no seu declínio. A oliveira que se vê no canto inferior esquerdo até parece uma oliveira anã. Mas não. O meu vizinho, volta e meia, poda-a drasticamente, ficando só com o tronco. Ei-la que, teimosamente, se vai remoçando...até quando?

Há poucos dias atrás mostrei-lhes um grande plano de pormenor duma destas bergénias. Volto a apresentá-las. No enquadramento do belíssimo tronco de uma figueira que ali está a partilhar a mesma área de terreno, mesmo no cantinho SW do meu jardim.(*)
-
Ocorreu-me voltar a este tema depois de ler umas páginas do livro 666 de João Rodrigues dos Santos. O autor, denotando estar apetrechado de uma boa e actualizada informação científica, apresenta neste seu trabalho uma explicação racional mas igualmente misteriosa, pela qual se tenta demonstrar que as palavras em hebraico têm uma equivalência numérica. E que há uma relação numérica entre a palavra e o objecto a que ela se refere.

E apresenta um exemplo na área mística, reportando a equivalência entre as palavras Elohim e Hateva, ou Deus e natureza. De acordo com o princípio de que cada letra tem um valor numérico, de acordo com ancestrais teorias cabalistas, estas duas palavras têm o mesmo valor numérico. Donde se pode concluir, escreve o autor, que "Deus é a natureza".

(*) Mais precisamente, da Zaida, que é ela quem tem a maior parte do trabalho de ordenamento e manutenção do jardim. Eu, cá vou dando os meus palpites e ajudando sempre que posso.

Posted by Picasa

10 comentários:

Unknown disse...

Que o Todo o Todo
Possa Elevar-te mais ainda Irmão da Palavra e Sentir...
Que o Igual em Todo
possa devolver-te a Essência de um Despertar...
Desse Todo Criador Infinito
Da qual tambémn fazes parte.
Bem Hajas pela estar Atento!!!
Da cada partícula de Vida.
Receba um Abraço Faterno Irmão
E um Bom ano de 2008

carlos ponte disse...

António, espero que já em forma, depois do arreliador contratempo de que foi acometida toda a família, desejo-lhe um 2008, se possível, ainda melhor do que este.
Um abraço,
Carlos Ponte

Tozé Franco disse...

Olá António:
Desculpe a pergunta: as cameleiras não se deviam designar por japoneiras, ou há algumas diferença?
Desejo-lhe um ano de 2008 cheio de coisas boas...
Um abraço para toda a família.

a d´almeida nunes disse...

Ora boa noite, Tozé.
O nome científico desta magnífica planta (arbusto/árvore) Camellia Japonica também conhecida por Rosa do Japão.
É originária do Japão sendo conhecidas na Europa desde o séc. XIX oriundas das montanhas do Japão.
Existem mais de 10.000 variedades em todo o Mundo. A mais vulgar é talvez a Chandeleri Elegans, variedade com flores cor-de-rosa.
A camélia que se mostra no post é um híbrido de Williamsii.
Até parece que ando a licenciar-me em Botânica...com o tempo e entusiasmo cá vou aprendendo umas coisas. E dando umas barracazitas, também.
Com um grande abraço, desejo-lhe e à família, um BOM ANO de 2008, ainda que sem grande fé...Veremos!
António

Anónimo disse...

Êu e toda a rapaziada lá do Charroco passamos por aqui p'ra desejari umas boas entradas e um ano novo cheio de coisas boas com muita saúdi .
Atéi p'ró ano .

Maria Cristina Amorim disse...

Este é o ultimo dia do ano que está a acabar.
Esta noite é para ser feliz e brincar, dançar e brindar para que o Novo Ano que vai nascer seja pleno de alegrias, e boa sorte para todos nós.
Beijos

Alda M. Maia disse...

A começar já por estas últimas horas de 2007, entrando no 2008 e continuando até 31 de Dezembro, desejo a toda a Família um esplêndido Ano Novo.
Alda

ManuelNeves disse...

Viva!

Não quero que 2007 parta sem antes lhe endereçar um forte e sentido abraço. Não o conheço fisicamente, mas admiro-o como se o conhecesse.
Que 2008, seja pleno de saúde, coisas felizes e sorrisos, para si e todos quantos Ama.

Um Abraço
CesarGoncalves

Anónimo disse...

Viva António!..
FELIZ ANO 2008, cheio de felicidade junto da familia e amigos e muitas coisas boas.Um grande abraço

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.