2007/11/30

Homenagem a MIGUEL TORGA em Leiria


O busto de Torga envolto na pedra bendita do seu Marão, olhar de águia a pairar sobre as fragas e vales profundos, as plantas silvestres, nomeadamente, a urze, que ele tanto estimava, amava mesmo, podemos dizê-lo.


No decorrer da sessão, várias personalidades foram distinguidas com o Diploma e com a Medalha do Centenário de Torga, edição do ELOS Clube. Na foto podem ver-se, Prates Miguel (Presidente da Mesa da AG do Elos de Leiria), Mário Zambujal (a receber as merecidas condecorações) e Arménio de Vasconcelos (Presidente do Elos Clube de Leiria).

O Grupo de Bailado Contemporâneo de Leiria prepara-se para iniciar uma dança sob a coreografia da prof. Cláudia Cardoso tendo como mote inspirador o poema de Torga "O Cisne", projectado em fundo.

Foram apresentados dois concursos: o das Artes Plásticas e o Literário, pelas vozes dos CE(*) Zaida Nunes e Vieira da Mota, cujos Regulamentos estão à disposição dos interessados no endereço: http://elosclubedeleiria.blogspot.com . Também se fez a apresentação do Roteiro de Torga por terras da Região de Turismo Leiria/Fátima, que esteve a cargo da CE Lucília Vasconcelos. A edição deste roteiro será da responsabilidade da própria "Região de Turismo Leiria/Fátima" a sugestão e parceria do Clube Elos de Leiria.

Esta sessão teve lugar no Auditório 1 do IPL e integrou-se no Plano de Actividades do próprio ELOS CLUBE de LEIRIA.

Pena a assistência ser relativamente reduzida (talvez devido à hora - 17 horas de uma Sexta-Feira). Foi, sem dúvida, uma sessão cultural de elevado nível, que teria justificado uma lotação esgotada do Auditório.

(*) CE Companheiro/a Elista

(Um artigo com mais pormenores, está em edição para ser publicado no sítio do ELOS CLUBE DE LEIRIA e no "Correio de Leiria" com a maior brevidade possível. Espero, entretanto, que a imprensa regional não deixe passar este acontecimento em claro).

Posted by Picasa

3 comentários:

Tozé Franco disse...

Bela homenagem.
Um abraço e bom Domingo.

a d´almeida nunes disse...

Bom Domingo, também para si, Tozé.
A data do evento foi 30 de Novembro, apesar de este post ter sido colocado em 1 de Dezembro e nada ter referido a esse respeito.
De qualquer modo, devo confessar que estou muito desiludido com as pessoas de Leiria, nomeadamente as autoridades locais, que nada fizeram até à data, para lembrar aos Leirienses esta efeméride, que até lhes diz directamente respeito, dado que Miguel Torga tem ligações muito estreitas a esta cidade e à região.
Não se compreendem certas atitudes de tanta indiferença face a factos desta relevância cultural.
Um abraço
António

Anónimo disse...

Um dos nossos maiores escritores do século XX, numa justa homenagem. Boa semana.
Jofre Alves
http://couramagazine.blogs.sapo.pt/