2008/02/10

Ao Deus dará?!

No dia 8 de Maio de 2003, de manhã, num banco do Jardim Luís de Camões, em Leiria. Hoje, já o jardim foi requalificado - modificado para linhas ditas mais modernas - mas esta imagem ficou a marcar-me, o seu significado a martelar a minha consciência, a requerer uma reflexão séria sobre exclusão social e igualdade de oportunidades de vida. Claro que dada a minha idade, seis dezenas de anos, já passei por muitas situações como esta, infelizmente. Mas esta, captei-a na minha máquina fotográfica, e por cá foi ficando escondida no emaranhado de ficheiros desorganizados do meu computador.Claro que não fui acordar o ocupante deste banco de jardim, tão concentrado no seu sono que ele parecia. Sono de cansaço? De cansaço e de fome? De solidão, de cansaço e de fome? Desalento cansado?
Ou simplesmente, a viver a vida ao Deus dará e ser capaz de ser feliz!?
A publicação deste texto e da fotografia, neste meu blogue, foi motivado pelo último post colocado no
http://meninamarota.blogspot.com
Posted by Picasa

9 comentários:

Anónimo disse...

Continuamos no país do faz de conta. Aquelas lindas palavras de igualdade, direitos iguais e de solidariedade já caíram no esquecimento mesmo daqueles que muitas vezes as gritaram. O fosso é cada vez maior entre os que tem tudo e os que nada tem.É uma pena que assim aconteça mas quem grita que estas situaçoes têm que acabar quando o podem fazer são esquecidas. Um abraço António

Mami disse...

Olá
Gostei do seu comentário sobre a rapaziada no blog do Prof. Pedro Nelito. Pedro é um encantador da juventude na Universidade Federal do Pará onde leciona no Curso de Direito. Assim conquistou meu filho - o David, que partiu para estudar 6 meses em Londres, como ambos são poetas e apaixonados por fazer amigos, o blog é uma referência.
Mas, sobre as oportunidades de viagens - nós, os pais, também não tivemos estas oportunidades, só fui estudar em Londres por 3 meses em 1997, já médica e por um convênio do meu trabalho com a escola de medicina tropical de londres, com bolsa de lá, tudo pago. Meu marido trabalhou muito e também é do interior da amazônia. Lutamos, somos médicos, trabalhamos muito para agora nossos filhos ainda jovens estudarem um pouco em outro país. São jovens muito bons, consciente das questões sociais do mundo, trabalham em projetos de ajuda aos carentes, são bem politizados. E por isso lutamos muito por eles, um rapaz e uma moça que estudam direito. Quem sabe não vão s epós-graduar em Coimbra?
Atenciosamnete
Mãe coruja
Belém-Pará(Amazônia)-Brasil

a d´almeida nunes disse...

Bom dia, Agostinho
Bom dia mami

Não há dúvida que resolver todos os problemas de exclusão social é impossível, nas actuais circunstâncias da vida. Mas muito mais se poderia fazer, se nos despojássemos um pouco mais do supérfluo que há em cada um de nós, a começar pelas elites que governam as nações do Mundo.

mami
Muito me sensibilizaram as suas palavras de retorno dum comentário que deixei no pedro nelito, um brande e bom amigo, que já o considero ainda que não o conheça cara a cara. Os temas que o nelito tem colocado no seu blogue pressente-se que são espontâneos, prazenteiros e vindos dum grande observador do social.
Tenho muito gosto em me incluir do grupo da tertúlia que ele está a conseguir congregar na blogosfera.
Muitas felicidades para o seu filho e para todos os Jovens que trabalham, lutam e sofrem para melhorar a sua performance futura nas suas actividades pofissionais.
Com carinho
António Nunes

Maria Cristina Amorim disse...

Estas situações afligem-me porque eu tive alguem na familia chegada que vivia assim, e pedia esmola na rua.
Eu era uma miuda e nada podia fazer, mas só eu sei o que doía quando por ela passava.
Quem sabe se um dia escrevo qualquer coisa sobre isso.
Passa no meu canto que preciso da tua ajuda.
Beijos

Kalinka disse...

No Dia Mundial do Doente, a minha mensagem é:
Neste dia de afectos, não esquecer que a nossa saúde mental e física beneficia também da atenção e carinho que dedicarmos aos nossos mais próximos e semelhantes.

Gostei de ler outro artigo muito importante, escrito por ti.
Abraços.

Mami disse...

Também agradeço suas palavras.
Vou estar sempre por aqui.
Visite e divulgue o blog "tribunadodavid.blogspot.com"
ele será atualizado toda quinta-feira e estará linkado com o grupo do Pedro Nelito.
Abração

zé lérias (?) disse...

Como sempre, oportuno.
Um abaração.

Paulo Roberto Wovst Leite disse...

Tudo segue igual!
Tanto aí como aqui.
Mundo globalizado...

ManuelNeves disse...

Viva!

Realmente o que será necessário para uma sociedade mais justa?! Mais equitativa?! a distribuição da riqueza produzida, não chegará para intervir nesta área?! Num País, pequeno e pobre, mas onde meia dúzia ganham milhares todos os meses, não haverá umas sobras para ajudar quem precisa?!...

Um Abraço...