2008/04/16

Olhar Leiria: Rossio

Jardim Luís de Camões. Porque razão aqueles bancos hão-de ter sido pintados a cor de laranja?!...
Acaba-se de subir as escadas da fonte antiga do Jardim L.C. e pode apreciar-se o espectáculo único dum conjunto de árvores diferentes, já com uns bons anos. A primeira, liquidâmbar, foi ela das que primeiro me seduziram a apreciar o extraordinário ciclo das árvores nos coloridos das suas folhas e no perfil dos seus hábitos. Outras árvores sediadas neste maravilhos recanto de Leiria: ácer falso plátanus (padreiro), do lado esquerdo; uma faia, já a enfeitar-se com o seu vestido gracioso, cor púrpura; liquidâmbar a começar a sua faina de se cobrir de folhas que, ao longo do ano, vão assumindo várias cores, verde tímido, passando pelo vermelho outonal e acabando num amarelo esplendoroso apesar de moribundo; a espreitar por debaixo do padreiro e da faia, pode vislumbrar-se uma acer negundo; retorcida pelo tempo e pela incúria dos homens, mesmo assim apresentando-se em jeito escultórico, aprecie-se a original melia azedarach, neste momento, mostrando as suas belas flores violeta, pequeninas mas em tufos, ao mesmo tempo que ainda nos deixa ver os frutos da época passada (bastante tóxicos quando trincados ou comidos pelo homem; quer-me parecer também que não haverá muitas aves que se atrevam a comê-los, dado que eles lá estão pendurados até cairem. Ver pormenor das folhas, flores e frutos aqui).
Do mesmo local da tomada das fotos anteriores, no Marachão, junto ao liquidâmbar, mesmo ao lado o rio Lis, observe-se a nova estátua do Papa Paulo VI, enquadrada num modernaço visual de zona pedonal e jardim. Em primeiro plano, uma tília. Ao fundo uma silhueta escondida das obras de requalificação do antigo edifício "Garage".
nota: tenho várias fotografias destes ângulos. Vou passar a colocar neste blogue, esta mesma sequência, ao longo do ano.
Comecemos então a numerar esta sequência como sendo a nº 1/2008-rossio
Posted by Picasa

2 comentários:

Tibeu disse...

Leiria tem destas coisa ..... Bom fim de semana e um bj

Anónimo disse...

Hello... aqui tb Leiria... boa noite!!
Pelo menos do coração, já percebi é leiriense como eu. Sou lisboeta, mas estou cá há muito.
Já agora que estou aqui no seu espaço, calmamente, a ler o seu blog, tenho uma curiosidade levada da breca. Pk é que nos acessos ao dito Jardim Luis de Camões, os candieiros públicos estão práticamente a meio das entradas??? (veja-se, mesmo só para quem passa de carro, do lado do antigo Banco de Portugal).
Tive esperança que fosse temporário consequentemente a corrigir, mas, continua tudo na mesma... há imenso tempo.
Se ñ houver explicação plausível, aquilo tem nome? lolol
Se souber explica-me? Pk eu ñ entendo...

... soprado deste lado... do Planalto, já muito tarde, renovo o meu boa noite para si.
Voltarei mais tarde, outro dia, para ler o seu blog, atentamente. Gostei... gostei muito. Bgd
MariAna
(vim via Rita Ferro)