2008/07/09

Catalpa - árvores em Leiria

w

No Marachão, em Leiria, ali perto da Ponte da Fonte Quente e do espelho de água do Rio Lis.

Há muito tempo que ando para deixar aqui registado que, finalmente, fiquei a conhecer pelo nome próprio esta árvore: a catalpa.

Nome Vulgar:

Catalpa

Família:

BIGNONIACEAE

Género:

Catalpa

Nome científico:

Catalpa bignonioides

O tempo anda meio enfarruscado, a pedir chuva. A temperatura oscilante, a meteorologia retirada das observações dos satélites, meia-baralhada.
As árvores cá vão andando menos mal. Apesar da doença do nemato do pinheiro bravo, que anda a dar muitas dores de cabeça às pessoas, particularmente os industriais de serração e os proprietários, que têm razões para andar preocupadas com o fenómeno.
-
nota: prometo que vou deixar aqui escrito o nome da doença do pinheiro, parece que muito perigosa para a espécie e que se tem propagado porque, segundo também já li, os responsáveis técnicos não tiveram na prescreveram a terapêutica mais adequada.Que não saía dum determinado raio de acção, diziam e escreveram nos relatórios. Afinal saiu e parece que já não há grande capacidade de a controlar. Será que vamos ficar sem as florestas de pinheiros? Aqueles que escaparem aos incêndios?

Posted by Picasa

3 comentários:

lottery disse...

Your blog is very creative, when people read this it widens our imaginations.

online lottery disse...

Ive read this topic for some blogs. But I think this is more informative.

Abelha Nota disse...

Bom dia amigo AS. De noticias por ai que aqui esta tudo bem. Meu blog ja la estao duas fotos. O poblema daqui e o tempo que anda muito, mas muito quente. Nota: este texto foi escrito com um teclado que nao tem acentos, por isso tente decifrar a mensagem