2008/12/21

Época de Natal em Leiria

Aí estão as camelias, num novo ciclo. No meu jardim. Nos Lourais - Barreira - Leiria. Hoje, um dia fantástico de Sol de Inverno.
Fonte luminosa, que nem precisa da luz artificial. Na rotunda do Estádio, no Arrabalde d´Aquem, em Leiria. É tempo de Natal.

Acabei de assistir à estreia na Televisão da série filmada baseada no fantástico livro de Miguel de Sousa Tavares, o EQUADOR. Logo na abertura, lá apareceu o próprio autor do omance histórico. Lembram-se daquela cena em que o Rei D. Carlos e os seus amigos vão à caça? O personagem representado por Miguel Sousa Tavares, barbudo para disfarçar (bem, à época, usava-se). Esse possível intento não é conseguido, como seria de esperar, quando o realizador o apresenta a falar daquelas perdizes que só existem em Portugal.
Por mim concordo. Nos meus velhos tempos de caçador, as poucas que consegui abater, eram de facto muito bonitas e a sua carne, bem cozinhada, muito saborosa. Desisti da caça há já mais de 20 anos, por vários motivos. Ambientais em primeiro lugar. Sou aliás de opinião que se devia limitar ao máximo a caçada de animais cinegéticos, reduzindo-se drasticamente as épocas venatórios, intervaladas por longos períodos de defeso. Quanto mais não fosse por espécies de animais, consoante os possíveis desiquilíbrios ecológicos que se possam verificar em determinadas épocas.

Posted by Picasa

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite.
Pois tb vi e gostei do 1º episódio
de EQUADOR. Promete.
Beijo.
isa.

zé lérias (?) disse...

BOM NATAL e que 2009 não seja tão mau que nos não leve à banca rota!

Um abraço

Greenie disse...

Por vários motivos, sou contra a caça. O meu amor pelos animais é um deles. A defesa do ambiente, outro. Acima de tudo não consigo entender certas pessoas que caçam por desporto e depois nem sequer comem todos os animais que mataram (o que, penso, não era o caso). Mesmo assim, considero que desistir da caça foi um acto de louvar.
Parabéns.

Menina Marota disse...

Ultimamente, com a gripe que me "apanhou", não tenho visto televisão. Aliás a febre pouco ou nada me tem deixado fazer, anão ser nos "intervalos" conseguir vir ao pc deixar 2 ou 3 mensagens para os Amigos.

Não quis deixar de aqui vir, deixar um beijo a ti, à Avó Zaida e a toda a tua linda Família, desejando-vos um Feliz Natal com tudo de BOM!

Beijinhos e BOAS FESTAS ;))

deep disse...

Passo apenas para desejar Festas Felizes e para agradecer as palavras simpáticas que tem deixado no Letras. :)

Isamar disse...

Não vi o primeiro episódio mas, no que à caça diz respito, estou contigo.
Desejo-te um Natal cheio de saúde, amizade, pão na mesa, harmonia, amor...
Que o Ano Novo te traga tudo quanto desejas.

Mil beijinhos

Bruno Nunes disse...

Mais vale tarde que nunca, mas quero comentar sobre a caça.

Não gosto da caça, e não quero sequer tentar perceber como alguém disso gosta (ou gostou). Sempre to disse, a ti e todos, até quando era puto. A caça, a tourada (desculpem os "adeptos") e qualquer desporto (AHAHAH, desporto!) que seja realizado à custa do sofrimento desnecessário de um ser vivo, é na minha opinião absurdo. Não sou ambientalista, nem vegetariano (até porque, mesmo esses, se alimentam de seres vivos, embora de tal se pareçam esquecer). Se tivesse de matar um animal para sobreviver fá-lo-ia. Mas desrespeitá-lo ao ponto de o utilizar como "ferramenta" de diversão.... Absurdo...

Ainda bem que te deixaste disso, senão ainda hoje levavas nas orelhas! ;)

Anónimo disse...

i think the archive you wirte is very good, but i think it will be better if you can say more..hehe,love your blog,,,