2008/12/16

MILHARES DE MILHÕES ou Milhões de milhões?


Nos meus tempos de adolescente, gostava imenso de ler os livros de Emílio Salgari e as suas histórias rocambolescas de piratas, tesouros e tempestades inauditas que se abatiam sobre os barcos que navegavam nos mares das Caraíbas.
Ingredientes indispensáveis eram o papagaio, o macaco, o pirata que tinha um olho de vidro tapado por uma pala, perna de pau e uma mão amputada substituída por um gancho. Obrigatoriamente tinha que existir o herói, que, muitas vezes, era pirata mas que, ou combatia os piratas com cara de malvado ou atacava as naus dos Espanhóis, Ingleses, Holandeses e até Portugueses, carregados de metais preciosos, moedas ou especiarias. As batalhas navais eram descritas com todo o pormenor. No fragor dos tiros de canhão e do tinir das espadas e punhais, era infalível o grito de espanto ou de raiva: “com mil milhões de macacos”!
-
Quase cinquenta anos passados, essas histórias rocambolescas de pirataria, agora de cariz financeiro e económico, repetem-se por todo o Planeta. No mar, no éter, no ar, em terra, em todo o lado. As manobras navais e manifestações de coragem e força física estão a ser substituídas pela ganância do poder e do dinheiro, muito dinheiro, tanto que até é difícil escrever os correspondentes algarismos. Os barcos à vela actuais são os dígitos, que se propagam instantaneamente, aparecem e desaparecem dos écrans dos computadores e dos sistemas informáticos, à velocidade da luz.
Enquanto que nesses romanescos tempos dos livros de Salgari, as riquezas se tocavam, se via o brilho do ouro, da prata, joalharias e das moedas, na actualidade esotérica que vivemos, a Riqueza produzida pelas modernas estratégias económico-financeiras é muito mais virtual que real. E esse é que é o grande problema da crise global em que a vida do homem está a mergulhar profundamente.
-
Para ajudar à “festarola” que por aí vai, só faltava mais este “chico-esperto” americano, de nome "Madoff” e o seu “invisível” esquema financeiro em pirâmide, que nem se sabe ainda que prejuízos vai causar a muito boa gente. Mas que irão atingir proporções astronómicas parece que já não há dúvidas! Fala-se em 37 mil milhões de Euros, temendo-se que venha a ser superior. Claro, está a afectar os investidores especuladores em fundos de investimento que, teoricamente, renderiam “ad eternun” taxas impensáveis! E aqui também estão Bancos portugueses!
Então e ninguém achou a galinha gorda de mais?
Com mil milhões de macacos!... Onde é que esta bola de neve vai parar?

Posted by Picasa

8 comentários:

Anónimo disse...

Se não fosse a repercussão que esta situação possa vir a ter, em todos os que não contribuíram minimamente para ela, isto até dava vontade de rir! Até há bem pouco tempo esse Madoff era um senhor, apertos de mão, palmadas nas costas, bajulices até mais não, enfim um ilustre! Hoje sabemos que é um ladrão! Aonde chega a ganância!Agora vai-se descobrir tudo! Ainda haverão mais para cair!

Alda M. Maia disse...

Sabe o que me deixa de boca aberta, verdadeiramente abismada: a cegueira da avidez em pessoas expertas, no mundo da finança!
Como é possível que a galinha gorda de mais, como muito bem diz o António, não tivesse provocado nenhuma desconfiança nesses profissionais? Não haja dúvida que a anarquia financeira, destes últimos anos, obnubilou-lhes o cérebro.
Um abraço

Isamar disse...

Estamos em tempos de fartar vilanagem.
Estes malabarismos económico-financeiros, que deixam a alguns exorbitantes riquezas, fazem cair no abismo outros, cidadãos honestos e trabalhadores, que sempre cumpriram as suas obrigações.Faço minhas as tuas palavras: onde é que esta bola de neve vai parar?
Outras questão, ainda, me coloco: que futuro deixamos para os nossos filhos e netos?
Um abraço

Um Santo e Feliz Natal!

Tozé Franco disse...

Olá António.
Os piratas já não têm pala no olho, perna de pau e gancho em vez de mão. Agora andam pela alta finança, usam gravata e, pelos vistos, descobriram a maneira de voltar a construir pirâmides.
Um abraço.

a d´almeida nunes disse...

É verdade. Piratas à solta.
Ms o que é que se tem passado nestes últimos anos?
Andou toda a gente a dormir, foi?
Nós que estávamos mais ou menos descansados, a fazer as nossas contitas, a ver as moedas que tínhamos na carteira e pouco mais, eis que nos desaba em cima uma tempestade deste tamanhão!
Para quando alguma bonança?
Bom Natal e obrigado pelas vossas apreciações. Infelizmente por causa desta desgraça global.
Parece que teremos que pôr à prova toda a nossa coragem e engenho!...
António

Anónimo disse...

E o que me deixa mais preocupado é que nós ainda venhamos a ter que pagar aos bancos portugueses, não me esqueço que o srº Ricardo Salgado do SES, dias antes de o "estado" nós dar o aval aos bancos ele dizia que estava tudo bem com o BES, e não é que foi quase o 1º a ir pedir o dinheiro? E agora segundo noticias, ele tinha uns milhões nesse srº,e é precisamente por isso que estou mais preocupado pois vamos todos pagar essa factura.

Anónimo disse...

Amigo,passei para deixar o meu Abraço.
isa.

Anónimo disse...

i agree your idea ! very nice blog