2009/01/10

As "JANEIRAS" em Lourais - Barreira e Cortes

Um grupo do Rancho Folclórico de Famalicão das Cortes - Leiria, numa noite escura como breu, frígida como já há dezenas de anos que não se sentia em Portugal, bateram à porta de minha casa, prestaram-se a cantar as Janeiras na rua. Fizeram o mesmo com os vizinhos que se disponibilizaram para tal. Bonita atitude deste grupo em prol duma tradição que teima em manter-se e se mostrar ao vivo, contra a cada vez maior indiferença de muitos de nós e, este ano, a inclemência do tempo.
Parabéns e voltem para o ano. Como vos prometi, aqui fica o vídeo que fiz. Não havia luz suficiente, pelo que a qualidade estética acabou por ficar muito negra, mas aqui fica o registo sonoro. Espero que gostem...de se ouvirem...
Obrigado pela vossa coragem e simpatia. (não tenham medo do escuro do vídeo. Podem clicar que não morde, apesar da aparência pouco ortodoxa...)
-

-

8 comentários:

Anónimo disse...

Herdei do meu Pai o gosto do cantar popular e das Janeiras.
Abraço.
isa.

a d´almeida nunes disse...

Muito bom dia, desejo eu, melhor, digo eu, que está um frio de rachar, lá fora. Aqui debtro, a lareira está acesa, mas já estou a deixá-la arrefecer...
Moro neste sítio há 16 anos e é frequente andar por aqui este e/ou outro grupo. Estas gentes da zona das Cortes são muito ciosas das tradições, já reparei. Uma terra bonita e ancestralmente acolhedora e animada.
Um abraço, Isa.
António
ps: comentário mesmo na mouche. Boa noite/dia.

Tozé Franco disse...

OLá António.
Há muitos anos cantei as Janeiras várias vezes.

'Inda agora aqui cheguei
Logo pus meu pé na escada
Logo meu coração disse
Aqui mora gente honrada

Boas festas, boas festas
Boas festas viimos dar
Vimos pedir as Janeiras
Se os snhores as querem dar

Se os senhores as querem dar
Não estajam a demorar
Já é tarde, faz-se noite
Temos caminho p'ra andar

E lá íamos recolhendo algum dinheiro, bebendo e comendo alguma coisa.
Um abraço.

Anónimo disse...

Em Parada de Gonta essa tradição também continua bem viva.O Rancho Folclórico canta as Janeiras de porta em porta.Também alguns amigos o fazem mas esses já se sabe que é para o convivio. Também lhes disse até ao ano que têm as portas sempre abertas. Gr. abraço

deep disse...

Por cá, também se canta assim... com sotaque de Trás-os-Montes, obviamente!

Uma óptima semana. :)

Um Poema disse...

....

Obrigado pelas "Janeiras" e pela visita.

Um abraço para Leiria

Entre "linhas" disse...

Estas tadições é uma pena que se estejam a perder com o passar dos tempos,actualmente a rotina diária,as novas tecnologias e outro tipo de inovações fazem com que se olvidem as velhas tradidoções de outrora.
Bom início de semana
Bjs Zita

a d´almeida nunes disse...

Começando pelo fim.
Nem sempre respondo como manda a cortesia a todos os comentários que me fazem a gentileza de depositar neste meu blogue. Os motivos são diversos...gestão de tempo principalmente.
Peço desculpa de casos imperdoáveis que podem ocorrer.
A Zita tem o seu blogue bloqueado ao acesso público, o que é uma opção que temos que aceitar sem qualquer espécie de contestação.
Quer dizer, só o desbloqueia em certas condições?
Muiot bem e muito obrigado pelas suas palavras. Os comentários nos nossos blogues são extremamente enriquecedores, em princípio.
Bj
António