2009/06/13

Santo António no Largo do Gato Preto - Leiria




clic nas fotos para melhor apreciar os pormenores
Hoje lá estaremos de novo.
As sardinhas estavam fresquinhas, acabadinhas de pescar. Foi só pôr na brasa, pegar na broa e encher um copinho de tinto. Tudo acompanhado de são convívio e de conversas a propósito da Associação Cultural e Recreativa com que estamos a avançar. Nunca imaginei que, depois dos difíceis momentos por que passou o "Gato Preto" ele se conseguisse revitalizar com esta força e dinamismo. Poesia, homenagens a gente célebre da cidade, pintura, fotografia, animação q.b. vão ser os ingredientes desta novel associação.
A Zona Histórica de Leiria vai sair enriquecida desta iniciativa.
Desculpem não ser mais específico quanto a este assunto. Estamos com avaria na Internet de banda larga móvel, de modo que não tive oportunidade de vir aqui mais cedo.
De qualquer modo, se tiver curiosidade de saber algo mais sobre este "Largo do Gato Preto" pode consultar um post que aqui deixei recentemente.
-

Santo António, Santo António
Olhe por este ser
Dai-lhe saúde, alegria
E muita vontade de ler.
...
A quadra junto à estatueta de Sto. António (dos Lourais), esta agora aqui vertida e muitas mais ... a acompanhar cravos e manjericos...um rol infindável! São da autoria espontânea de:

Zaida Paiva Nunes


»»»
INFORMAÇOES GERAIS:
1 - Hoje comemorou-se o Dia da Junta de Freguesia de Leiria. Este dia foi escolhido sob grande contestação, pois que há documentos importantes que abonariam a favor do dia 22 de Maio.
2 - INFORMAM-SE OS LEITORES DESTE BLOGUE QUE SE INTERESSAM SOBRE A MELHOR FORMA DE RESOLVER AS VÁRIAS QUESTÕES E DIRIMIR OS VÁRIOS INTERESSES QUE SE ESTÃO A DESENVOLVER À VOLTA DO "CENTRO HISTÓRICO DE LEIRIA" , QUE O BLOGUE "DENTRO DE TI Ó LEIRIA" VAI PASSAR A PRESTAR MAIS ATENÇÃO A ESTE CANDENTE TEMA LEIRIENSE.
ESTÃO A MOVIMENTAREM-SE FORÇAS PODEROSAS NO SENTIDO DE FORÇAR A INSTALAÇÃO DA "CASA DO CIDADÃO" EM LOCAIS DIVERSOS EM LEIRIA, CONSOANTE OS INTERESSES EM JOGO. UNS ARGUMENTAM QUE DEVERÁ FICAR NI CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE, OUTROS QUE DEVERIA APROVEITAR O TOPO NORTE DO ESTÁDIO DE FUTEBOL DE LEIRIA, O ESTÁDIO MAGALHÃES PESSOA, QUE, COMO SE SABE, AINDA ESTÁ INCOMPLETO, 5 ANOS DECORRIDOS DESDE QUE FOI INAUGURADO PARA LÁ SE REALIZAR UM JOGO DO EUROPEU DE FUTEBOL DE 2004.

Em tempo:
Entretanto, a Junta de Freguesia de Leiria, que tem a obrigação legal, política e social de defender os interesses da Freguesia de Leiria, não se manifesta. Qual é, afinal, o papel da Junta? Decorativa? Fazer umas quermesses, levar os idosos a fazer uns passeios, assinar o expediente, receber honorários de montante já significativo? Não lhe cabe mais nenhum papel no âmbito da defesa do interesse dos seus fregueses?

Para que é que serve uma Junta que não tem voz activa, por negligência e omissão?

Posted by Picasa

5 comentários:

Milu disse...

Mas que aspecto mais apetitoso! Já não vou ter descanso enquanto não comer uma sardinhada, bem regada, claro!

vaandando disse...

Ah , claro as sardinhas, vou comê-las , hoje mesmo , frescas de Sines , garantiram-me dado que eu procurava as oriundas de Peniche !
Felicidades para a vossa associação....
Abraço
________ JRMARTo

Justine disse...

Ah o cheirinho que chegou até aqui! Já estou com água na boca, valha-me Santo António:))

sabine disse...

Será que finalmente alguém passará a falar do que se passa na cidade de Leiria?! Espero bem que sim...

"ESTÃO A MOVIMENTAREM-SE FORÇAS PODEROSAS NO SENTIDO DE FORÇAR A LOCALIZAÇÃO DA "CASA DO CIDADÃO" EM LEIRIA"
Pois estão, e já vai tarde a abertura de uma loja do cidadão em Leiria!!! A questão mais importante é: onde?

as-nunes disse...

Exactamente Sabine. Aliás era isso que eu queria dizer. Mas parece-me que não fui suficientemente preciso nas palavras que usei. Aliás, quando escrevi essa parte do post já eram quase 5 horas da manhã. Não admira, pois.
Onde vai ficar localizada a Casa do Cidadão em Leiria? E aí é que se estão a mover alguns interesses. Imobiliários, por um lado, de aproximar as pessoas do Centro Histórico de Leiria e da sua Zona Comercial, por outro.
Vou dar um retoque no texto.
Obrigado, Sabine.