2009/09/01

Blogues e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Rádio Batalha



Amanhã, dia 2 de Setembro de 2009, na Rádio Batalha, 104.8 FM, , das 15 às 17 horas, estarei em rádio à conversa com Soares Duarte, amigo e competente profissional de rádio, diz que até já reformado, mas o bichinho da rádio, lá lhe ficou e parece não haver nada a fazer. Parece que enquanto tiver vida e saúde, disposição não lhe falta.
A sua carreira já aqui foi relatada. De qualquer modo pode sempre voltar a consultar-se o post "Rádio Batalha - Soares Duarte à conversa com..." .

Tenho andado muito atarefado, de modo que nem sei como vai sair a conversa, cujo tema é falar de blogues e das novas tecnologias da informação em geral. Não serei a pessoa mais indicada e até informada sobre estas questões tão actuais e em constante evolução e até revoluções fracturantes. Mas como este querido amigo teve a amabilidade de engraçar com o que eu tenho andado a fazer nesta área, nomeadamente nos blogues, nas páginas Web tradicionais, na informática em geral (às vezes com a ajuda do meu filho Bruno, Engº Informático) e até na própria rádio, dado ser radioamador desde 1980, aqui estou eu, também a matar saudades dos tempos em que passava horas a fio a comunicar pela voz e através de sistemas digitais, nas bandas de Amador.
Mas cá me hei-de desenrascar.
Aliás, com um Mestre da rádio a falar comigo, a usar de toda a sua inteligência e experiência de vida da rádio e de outras acções de âmbito cultural, até parecia mal não nos sairmos airosamente desta conversa.

Apesar do fenómeno dos blogues ter poucos anos e de, entretanto, terem surgido outras plataformas de comunicação na internet (MSN, HI5, Twitter, Facebook, etc.), aqueles têm conhecido uma difusão extremamente rápida no emaranhado de informação que se tem vindo a armazenar na Rede. Além disso, os blogues têm uma capacidade interactiva on-line a não menosprezar permitindo que aquilo que o autor coloca no seu blogue imediatamente comece a ser objecto de análise e de discussão. Coisa que não acontece com os meios de comunicação tradicional, na sua esmagadora maioria. Poderemos abrir uma honrosa excepção à rádio, que, em muitos dos seus programas, permitem e estimulam a participação activa dos seus leitores.

O ideal seria até que, dos ouvintes, surgissem questões relacionadas com a visão que cada um tem ou pode vir a ter do papel das novas tecnologias na sociedade num futuro que já começa no presente.

Esta actuação pode ser via www.radiobatalha.com ou, muito simplesmente, através dum contacto telefónico para aquela estação emissora (tel. 244 769720).
A zona de comentários deste post estará on-line no decorrer do programa de rádio. Todas as questões lá colocadas serão respondidas em tempo-real.

1 comentário:

a d´almeida nunes disse...

Aos possíveis leitores vagabundos da Net que por aqui passarem, sempre gostaria de acrescentar que os bloguistas podem dar um proveitoso contributo à rádio.

Levar ao conhecimento público as nossas reflexões, os nossos apontamentos do quotidiano, as nossas opiniões.
É que não nos podemos esquecer que há muita gente que ouve rádio mas que não lê blogues. Claro, o inverso também é verdadeiro. Mas que os blogues podem e devem interagir com a Rádio, a Televisão, os Jornais, as revistas e os Livros, não tenho qualquer dúvida.

Quanto a livros. Sou de opinião que é uma pena não se publicarem em livro, muitos dos conteúdos de alguns blogues. Temos assuntos interessantíssimos que seria de toda a vantagem fivarem gravados a letras de imprensa, mas em suporte físico, como é o livro.

Jamais se substituirá a temporalidade dum livro à fragilidade da gravação digital.

A Nunes