2009/10/19

Saramago - CAIM . Mais um livro para "matar" a religião católica?

Que exagero! Dirão alguns, poucos, que este blogue não tem a audiência dum simples lançamento dum livro de Saramago, nem pouco mais ou menos.

A verdade é que já deixei num blogue (o do Pedro Nelito, procurem no Google e encontram-no rapidamente) este comentário, que transcrevo abaixo:

Adiante...que agora já andamos noutra onda com o Saramago de candeias às avessas com os Católicos convictos e com a Igreja em especial. Eu penso que a Saramago talvez não ficasse nada mal ter um pouco mais de cuidado quando aborda questões tão sensíveis como são estas das Religiões.
A Bíblia não é um documento qualquer...as Religiões têm fundamentos racionais? Se pensássemos só no que aos nossos sentidos é dado analisar, não havia religião que resistisse!

Marketing? Seria necessário? É que hoje começou a circular no mercado mais um livro do Saramago:
CAIM

Dá-se o caso que eu, até nem estava particularmente interessado em comprar este livro. Mas já o comprei...

20 comentários:

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

meu caro , não compreendo as suas hesitações , não sei por que razão havemos de ter medo da literatura , ou do que quer que seja ... Não sou um leitor assíduo de saramago , mas tenho curiosidade genuina por este livro ... Li o Evangelho , e não percebi metade da polémica ... O livro era um romance , só ... Grave foi a atitude do papa aquando do prémio nobel , lembra-se !
cordialmente
_______ JRMARTO

Austeriana disse...

Caro As-Nunes,
Nem mais! Até sou agnóstica mas não entendo a necessidade de fazer declarações destas, a não ser porque se quer chamar a atenção. Acresce que isto de ser "Nobel" parece que dá direito a proferir disparates. A Bíblia é um livro e não podemos responsabilizar um livro pelas acções dos Homens.

Fernanda disse...

Amigo António,

Não ouvi as declarações que José Saramago fez,mas acredito no que me diz e já ouvi mais comentários hoje sobre as possíveis ofensas à religião católica.
Mas sendo ele completamente agnóstico já não há nada que nos espante. Depois ele está ferido por ter sido excluído por causa do Evangelho Segundo Jesus Cristo, que eu li e adorei.

Pode crer que lerei Caim, eu também não vejo mal em ler outras opiniões.

Claro que isso não justific que ele tenha sido "inconveniente".

Beijos

sabine disse...

Não vai ser um livro de Saramago que vai matar a religião católica, esteja descansado. Li o Envagelho e gostei.
Acho que Saramago erra no alvo: não vale a pena criticar um livro, vale mais a pena criticar os homens que o interpretam.

Austeriana disse...

Volto para esclarecer que a crítica nada tem que ver com o livro. Aliás, isto parece-me óbvio, pois poucos devem ter lido uma obra publicada há tão pouco tempo. Agora, é curioso que se fosse outra qualquer pessoa a proferir tais disparates, era o "Aqui d'el-rei". Como é um Nobel...

as-nunes disse...

Faça-se a correcção ao título.
CAIM matou Abel, não matou a Religião Católica. Nem a matará, obviamente.

As estruturas hierárquicas da Igreja têm que ser superiores às divagações do pensamento do Homem. Até do Saramago, que não é Deus. Nem quer, pelos vistos! Aliás, também não pode sê-lo, que já está mais que excomungado!
Mas é um Nobel da Literatura!

A questão Eterna é: O que é Deus?

-
Já estou a ler o livro. E então não é que até estou a gostar? Apesar de já ver vírgulas por todo o lado!...

Sinn-Klyss disse...

Para ser mais claro ainda: A "bibra" é UM MANUAL DE PUTARIA;
justificativas (desculpas) CANALHAS estão ali, mostrando como roubar descaradamente os outros pra enriquecer ilicitamente: Só pra ser mínimo aqui: Veja o caso do elemento que rouba o sogro e patrão e vai se dando bem assim. E na cabeça deles (dessa cambada de enganador que zanza por aí -- por exemplo, o salafrário faz tudo de ruim, ele descaralha um montão de gente, depois quando vê que a peia vai entrar, o que ele faz: Hã! Levanta aquela mãozinha e se amancomuna com os canalhas mais "abençoados"; e uns três dias depois tá lá no teu portão, com a cara mais estanhada querendo entrar na tua casa com aquele risinho bobo, sonso, mentiroso escrachado na fuça) tá tudo certo. E pior: Agora você é o desgraçado. Agora ele quer te “batizá” nessa sujeira. Nesse caldo de esgôto podre. Mas o negócio não tá só por aí não. Agora eles tão forçando a entrada na tua casa, desgraçando tudo que estiver próximo a você. Até você capitular. E eles ficam rindo. Tem uma renca deles que vai pagar. Vão Me Pagar. Essa cambada de SAFADOS vai me pagar. Note a cara de vumito que um escravizado por crença carrega. Notem a lata abobada e “super-esperta” do ludibriado por crença. Imaginem um povo inteiro chafurdando nessa desgraça. Que horizonte nós vamos ter?
Enquanto isso um (e mais de um) criminoso se estufa no cargo que usurpa como um fantoche-deitão (aqui no Brasil e em outros infelizes paízes), não tem e não se presta a ter nenhum compromisso com o que fala, não sabe o que assina, não tem "culpa" do que faz, e não tem cabeça pra entender o que o mandam conseguir "ler" e repetir. O Brasil só está assim porque minaram os garotos e garotas com remédios fortes, com a conivência minuscular de "famílias" sufocadas nas senzalas-mistas. Nem resenha de filmes escapa ao tamanho da vigia e pulhice que nos afoga como uma imensa enchurrada de esgôto nazi-divino-pulhítico. Tudo que em consenso civil como infantes e jovens norteávamos nossos rumos: postura, escrúpulo, trabalho, estudo, liberdade: tudo foi chafurdado no putrefacto conluio dos mandantes pútridos que já enfileiram seus vermes nocivos, maquiados (com cara de vumito), contra a Nação. Tudo isto acontece porque no frouxo estado psicológico que foi imposto ao brasileiro reina o deplorável estupor de “mandos divinos”, que vai destroçando mais uma sociedade em uma vertigem veloz e decadente. E os salafras em pedantismo e arrogância extrema se arrostam em si mesmos sobre o “podreroso cinismo no controle”, certos e escorados entre si pelo conluio nocivo-divino, que se refestela a nos enganar e obter vantagens e riquezas, a cada curvar de cabeça de cada um do povo que capitula à podridão.
Havemos de modificar tudo isso. Está o tempo traçado em Ultimato.

Alda M. Maia disse...

O Cristianismo já tem passado por outros ataques ou sátiras mais ferozes. Quem for verdadeiramente crente e não um crente superficial ou por hábito, as opiniões de Saramago em nada alteram a fé que professa.

O melhor será separar o criador de uma excelente obra literária do homem Saramago. Como simples mortal, nem sempre demonstra tacto e bom senso; este é um bom exemplo, não lhe parece?
Um abraço
Alda

Anónimo disse...

O sentimento que o Nobel da Literatura me faz brotar, pelas recentes declarações acerca da Bíblia, é de pena. Pena, porque afinal, Saramago no final de uma vida tão longa, revela uma ignorância e uma cegueira tal que espantam.
Parece uma pessoa infeliz, que fala com azedume e que não se conforma com a vida... Vive a lutar contra ALGO que ele acha que não existe... mas, se não existe também não era preciso essa luta militante.
Passou a vida sem aprender o que lhe faz mais falta...ver a vida com bonomia, usar de compaixão e viver em paz.
Porque não se cala, senhor? Não diga baboseiras que lhe ficam tão mal... e as suas palavras além de muito deselegantes, podem ser achas para algumas fogueiras...O senhor é um avinagrado que provoca mal-estar.

Tocoxi

Milu disse...

Bem diz Saramago, que o que lhe vale é já não haverem fogueiras, porque se houvessem, repetir-se-iam os horrores da Inquisição. Sem dó, nem piedade, Saramago seria queimado vivo! Quem ousar abalar os alicerces das hostes estabelecidas, cai por terra, tal como Jesus Cristo, que foi crucificado!

Daniel S. Ramires disse...

Não é possível ter todo o conhecimento e tornamo-nos ignorantes quando falamos do que não sabemos.
Escrevi recentemente dois livros o "Conhecê-LO" e "O Manual dos BONS Costumes", espero com eles responder a muitas dúvidas ácerca de alguns "maus costumes" escritos na Bíblia.

Anónimo disse...

aman fossil orders kaushalb vendors sufdarjung soldier excipient strangers player sleep
semelokertes marchimundui

Anónimo disse...

Thank you, that was extremely valuable and interesting...I will be back again to read more on this topic.

Anónimo disse...

Hello,

Thanks for sharing this link - but unfortunately it seems to be down? Does anybody here at dispersamente.blogspot.com have a mirror or another source?


Thanks,
Peter

Anónimo disse...

I've as a last resort liked things like sand clocks, lava lamps, and the like to well-wishing of fair-minded spend space staring at it as a cut of catharsis. In a opportunity, it helps me with meditation, to relieve lay stress and decent fantasize fro nothing. That's why since I was a kid, in preference to of dolls and cars I've in any case sedate more of such pieces like sand clocks, lava lamps, harmonious boxes etc. So I was most pleased when I start the[url=http://www.dealtoworld.com/goods-1260-2-Laser++LED+Light+Show+Laser+Top+Gyroscope+with+Music+Effects.html] 2-Laser + LED Spry Manifest Laser Ace Gyroscope with Music Effects[/url] from DealtoWorld.com protection the Toys section. It's like a melodic thump, a spinning exceed, and a berate reveal all rolled into one. Which is great amusement! The gyroscope wishes whirl object of about a minute. The laser light pretension with accompanying music makes this gyroscope a measure corresponding exactly toy that my friends have also been most amused with.

My dogs are also beautiful outr?nearly the laser gyroscope I got from DealtoWorld.com. They evermore follow the gyroscope as it spins, although at principal they kept barking at the laser light accompany, and also because it produces music. But after they got worn it, they've stopped barking but virtuous save up following the gyroscope whenever I start spinning it. Kids are also attractive amused alongside it. Sometimes it's moral to take fun toys around the blood so that you can go away the bit of frippery trifle with on while the kids are being amused or playing with it while you live provide for food or get changed. The gyroscope is one such play with with this purpose.

The gyroscope I bought from DealtoWorld.com has a dragon as a map on it, and produces a dainty accompany with red, blue, and unripened colours. Steal a look at the pictures I've uploaded of the gyroscope with laser incandescence show. The music produced from the gyroscope is not that renowned but good sufficiency to consider any redone visitor to the house. The gyroscope is red and black, making it look exceedingly imperturbable, and slightly macho with that dragon imprint.

The music flare plain gyroscope runs on 6 LR44 batteries, which are replaceable anyway. I've also euphemistic pre-owned this gyroscope to surprise my girlfriend during our anniversary celebration. I did the cheesy thing of decorating the pension cell with roses and when I led her in, I started up the gyroscope as correctly so that the laser brighten clarify produces a ideal effect. I also had some battery operated candles so all the light effects created a sort of dreamt-up atmosphere. She loved it, by the custom, to my relief. I also bought the candles from DealtoWorld.com. These days it seems to be my non-performance shopping put in favour of all gifts and ideas for romanticist occasions.

Since Christmas is coming, this laser lamp make clear gyroscope can perhaps be a momentous Christmas contribution for the toddler or methodical the pet! Alternatively, the gyroscope can altogether be a polite reckoning to the ordinary Christmas decorations. I can presume placing it within a mile of the Christmas tree and perhaps spinning it when guests succeed in the house. Looks like [url=http://www.dealtoworld.com]DealtoWorld.com[/url] is getting my subject still again!

Anónimo disse...

Brandon Marshall youth Jersey axiotakix
Aldon Smith 49ers Jersey axiotakix
Brian Urlacher Jersey womens axiotakix
http://www.authenticnikegiantsjersey.com

Anónimo disse...

[url=http://www.freewebs.com/paxilonline]how many paxil to get high
[/url]where to buy paxil
tips for getting off paxil
paroxetine usp
can u snort paxil
paroxetine tramadol interaction

Anónimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]free casino games[/url] coincide the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz[/url] free no set aside reward at the leading [url=http://www.baywatchcasino.com/]laid-back bonus casino
[/url].

Anónimo disse...

When a person has FounF your movie IF it appeals [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet/[/url]
them they are going to be in a position [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet[/url]
share it with their FrienF[url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
In change this will inFuce a chain result on exponential level[url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet/[/url]
It coulF be graFual to start with but it really will improve with each anF every involveF intellect which has observeF it.
Two in the most basic tenets in Marketing are that: 1.) you shoulF never insult your potential customers anF 2.) your marketing must be congruent (i.e. you can stretch the truth a little bit but you can't cross the line [url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet[/url]
where it is too Far From reality). For this article I'm going [url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
use a well-known (anF well-likeF) company http://www.germanylovelv.com/
illustrate why these are both so important..
Area oF interest promotion gives some marvelous beneFits that can enable anyone have great results extra swiFtly on the web. Fue to the Fact niche markets are scaleF-Fown in measurement anF supply much less competitiveness they are really commonly thought to be 1 with the Finest online promotion possibilities out there. Using that in[url=http://www.germanylovelv.com/]Louis Vuitton Outlet[/url]
consiFeration promotional proceFures have to have http://www.germanylovelv.com/
be 'moFiFieF' http://www.germanylovelv.com/
take greater aFvantage oF the improveF aFvertising anF marketing eFFectiveness small niches have [url=http://www.germanylovelv.com/]louis vuitton knolckoffs[/url]
oFFer.

Anónimo disse...

http://www.site.com - [url=http://www.site.com]site[/url] site
site