2009/12/06

Participação cívica




No passado Sábado, um grupo de amigos e admiradores do "Clube dos Pensadores", Soares Duarte, Luísa Duarte, Zaida Nunes e este que vos está a teclar as palavras que aqui ficam vertidas para quem tiver a paciência de as ler, tendo partido de Leiria na véspera e acomodando-se em Gaia, deslocaram-se de táxi ao FórumJovem da Maia.
O objectivo era ficar a conhecer in loco, o funcionamento original e altamente pedagógico, do Clube dos Pensadores, fundado há quatro anos por Joaquim Jorge, licenciado em Biologia e incansável lutador por uma forma, diria mesmo libertária, quase anarquista, na pura acepção da palavra, de levar as pessoas a pensarem pela sua própria cabeça, a ouvir os pensamentos dos outros e a tentar fazer as possíveis sínteses que possam vir a constituir contributos válidos para uma reorganização da vida em sociedade. Uma tarefa gigantesca, temos que convir. Que não poderá ser de uma pessoa ou dum grupo isolado. Que terá de ter o contributo de todos os seres pensantes. Já não nos podemos  limitar a ficar em casa, sentados no sofá e a ver televisão versus telenovelas e jogos de futebol.


É urgente constituirmo-nos em fóruns de discussão com vista a ajudar a abrir trilhos em direcção a uma Nova Ordem Mundial. Temos que ser mais ambiciosos no sentido de estarmos preparados para as alterações de toda a ordem a que teremos que pôr ombros.


Não podemos perder mais tempo, à espera de milagres de santos e deuses etéreos! Nesta figura de retórica apetece-me colocar a maior parte dos políticos carreiristas que por aí andam, entretidos em fomentar intrigas, a pensar num único objectivo: a manutenção dos seus lugares nas cadeiras do Poder.


E, por favor, os mais jovens que participem mais, que não se acomodem aos luxos artificiais em que os mais velhos deixaram a actual sociedade.


A Bolha da Felicidade Artificial está a rebentar por todos os lados!...


Estamos em Alerta Laranja, pelo menos!...


António Nunes
Posted by Picasa

9 comentários:

Alda M. Maia disse...

Sabe o que sempre me irrita? A predominância das notícias futebolísticas nos nossos telejornais, sobretudo na RTP1.
Sempre que iniciam o telejornal com esse tema, suporto três minutos.Se prolongam esse género de informação "altamente importante para o nosso País" (assim crêem), mudo de canal.

Acho apreciável o que escreve e compartilho na íntegra.
Um abraço à Família e uma beijinho á Zaida.
Alda

as-nunes disse...

Minha amiga Alda

É sempre com renovado prazer que a leio no seu blogue. Nem sempre escrevo um comentário, é certo, mas os temas a que dedica a sua atenção são sempre de alto espírito crítico e muito pedagógicos. Nota-se bem que quem assim escreve quer participar civicamente na análise dos problemas que afligem esta difícil sociedade em que vivemos, quer em Portugal, quer na Itália, quer em qualquer parte do Mundo.

Agradeço-lhe os cumprimentos, que retribuo, assim como a Zaida, que ficou fã do "Clube dos Pensadores" do Joaquim Jorge. Não quer aparecer por lá?

Um abraçoe beijinhos da Zaida
António

Fernanda disse...

Caro amigo António,
Tenho andado arredia do seu Blogue e um pouco do de todos.
O tempo não dá para tudo!!! Lamento.

Pois meu amigo, para variar concordo em absoluto consigo.
Estamos em alerta laranja a chegar ao rubro...assim espero, isto já não se aguenta.

Abraço,

Clube dos Pensadores disse...

Foi um prazer enorme tê-los connosco e no nosso seio.

Outros momentos teremos com certeza.

Obrigado

JJ

Alda M. Maia disse...

Faço um esforço para não ficar toda impante de presunção com o que escreve sobre o meu blog. Valham-me as doses de bom senso que os anos acumularam!
Claro que é música para os meus ouvidos, mas não me dê tanta importância, caro amigo António. Repito sempre o mesmo: gosto de conversar com o computador.

Li o que Zaida escreveu no "Club dos Pensadores" - e também vi a foto dos dois meninos ali sentados!
Desconhecia que a sede fosse em Gaia.
Um dia aparecerei mesmo!

Um grande abraço à Família toda e obrigada pelo tempo que perde a ler o que escrevo.
Alda

Manuela Freitas disse...

Olá António,
Subscrevo completamente tudo o que escreve, apelando às pessoas para deixar os seus sofás e a interessar-se pelos problemas que atravessamos. Quando tenho conhecimento de certas realidades de outros países, onde as pessoas são mais participantes, fico a pensar o que é que nós teremos, para ser tão individualistas!?...
Um abraço,
Manuela

Tozé Franco disse...

Ola António.
O individualismo está a contribuir para a destruição da capacidade de intervenção.
Ao mesmo tempo, as pessoas que se dão ao trabalho de pensar vão sendo cada vez menos, para gáudio dos que n os governam.
Um abraço.

Eddy Nelson disse...

uma iniciativa notável e que se destaca desta sociedade cada vez mais "hipnotizada"...

um abraço

arte por um canudo 2 disse...

Também sou um grande admirador do Clube dos Pensadores e quase sempre passo lá para ler aqueles belissimos artigos politicos e as opiniões contrárias.Algumas vezes até geram grandes controvérsias mas faz parte da liberdade que foi conquistada. Gr. abraço, António.