2009/06/30

OLHARES QUEIROZIANOS através DA FOTOGRAFIA

Quem consultar o blogue da ODA - Oscilação Dinâmica Associação, sita no Largo do Gato Preto, em Leiria, dá com este instantâneo, tirado pelo Eduardo Torres, aquando do dia da Recreação de "Olhares Queirozianos", já aqui referida várias vezes.
Dá-se um prémio a quem descobrir o fotógrafo de camisa vermelha, em primero plano.
-
NOTA: A este propósito leia-se este post aqui
Posted by Picasa

2009/06/29

Escolas de Futebol na Educação de Jovens

A SEMANA PASSADA foi ocupada a acompanhar o meu neto e os companheiros de equipa e a equipa técnica num torneio de futebol denominado "CopaFoot21".

A minha missão principal: fotografar.
Já me disseram que até tenho boas fotografias das várias fases que vivemos naquelas andanças entre Monte Gordo e o Complexo Desportivo de Vila Real. Muito bem idealizado, sem dúvida.

Só não gostei, muito sinceramente, foi daquele jogo com que abriram este Torneio. Dum lado antigos jogadores, locais e de outras equipas, alguns, ouvi mas não os reconheci, até já foram vedetas de Futebol de 1ª Divisão. Do outro, o actual Presidente da Câmara, não sei quantos vereadores, penso que o Presidente da Junta e por aí adiante.

Aproveitei a deixa e eu e uns amigos que por ali estávamos, como o dito jogo ia demorar aí uma meia hora, aproveitámos e fomos dessedentar-nos. Estava um calor sufocante, nesse dia 20 deste mês de Junho. Ao contrário, hoje, está de má catadura - aqui em Leiria e no resto do país - para um dia de Verão, que se desejava mais bem disposto.
E os putos, entre os 6 e os 12 anos, ali estiveram à espera, até que o Torneio (desculpem, Copa-Foot21) fosse declarado aberto.

Ora bolas! Tinha-se dispensado perfeitamente essa finta!...

As equipas entravam em campo, diziam-se umas palavrinhas de boas-vindas e algumas notas, fazia-se a festa das claques, que as havia e boas (a do Sporting de Tomar é que ganhou a medalha) e pronto. Estava a abertura feita.
Condescendendo um pouco, até podia ter havido um jogo, já a contar para o Torneio. Sempre se batiam umas palmas aos nossos jovens. Ao fim e ao cabo a única razão da nossa ida por uma semana para o Algarve, a olhar por eles, a colaborar com a organização.
Um complemento da Formação destes homens de amanhã, a pretexto do convívio, disciplina e prática desportiva em competição amigável, era o horizonte dos nossos OBJECTIVOS.

O "GRAP - Grupo Recreativo Amigos da Paz" - Pousos - Leiria está de parabéns, particularmente a equipa técnica das Escolas A (11 anos), que meteram mãos à obra, de alma e coração.
O Beto, como Director Técnico, o Pedro Paraíso o "Mister" dos miúdos e o Marco Estrela, como treinador dos guarda-redes, fizeram uma tripla fantástica!
Sem esquecer os pais, claro está! E alguns avós (2)!

CHOUPOS E URBANISMO


clic para ampliar - um choupo junto às paredes dum Hotel no Algarve

Vi, admirei os seus minúsculos frutos, aqueles que resultam da polinização que provoca o pairar no ar de flocos como que de algodão fossem, que dizem que provocam alergias e portanto há que os abater, que têm raízes que estragam o alcatrão, que deitam paredes de betão à prova de sismos abaixo, que não são compatíveis com as ideias de certos urbanistas. Portanto, há que os abater.
Mentira. Não são estes os motivos do seu abate quase sistemático em algumas cidades.
Diz-se que vão ABATER DOIS CHOUPOS NO LARGO CÓNEGO MAIA EM LEIRIA. já amanhã.
Por mim e se tiver quem me acompanhe, tudo farei para contrariar essa acção criminosa. Trata-se de dois choupos de referência, bem encorpados, saudáveis, bonitos de se ver e que proporcionam uma sombra agradável para quem passa a pé naquele local.
E não fazem mal a ninguém a não ser a certas mentalidades de gabinete, de régua e esquadro, de falta de sensibilidade para a defesa do ambiente, que é imperioso que se proporcione aos habitantes duma cidade.

Não matem árvores feitas só porque lhes apetece alterar o aspecto visual dum Largo!
NÃO!
Posted by Picasa

2009/06/24

Futebol junvenil em V. R. Sto. António

Da esquerda para a direita:

1) Claque do GRAP, os pais e irmãos e dois avós;
2) A mesma claque a chegar ao Estádio do Complexo desportivo de Vila Real de Sto. António;
3) A equipa das Escolas do GRAP (Grupo Recreativo Amigos da Paz - Pousos-Leiria) momentos antes do 2º jogo do grupo em que estavam integrados;
4) Alguns jogadores do GRAP a festejar um golo, o árbitro a contar o tempo e o desânimo de um dos pequenos da equipa adversária, que perdeu 4-1.

...
Estamos de partida do Hotel para o próximo jogo.

O convívio entre jovens e os próprios adultos que os acompanham, tem sido formidável. Só por isso esta a valer a pena a enorme canseira a que estamos sujeitos.

Até já.
Posted by Picasa

2009/06/23

Leiria - Recriação Queiroziana junho 2009

Esste pequena montagem pretende mostrar alguns pormenores da recreação Queiroziana que teve lugar em Leiria, conforme se explicou no post anterior.
Esta actividade foi da iniciativa da Junta de Freguesia de Leiria, mas teve o contributo inestimável dos comerciantes do Centro Histórico de Leiria.
Um dos momentos mais significativos foi o da apresentação duma capa usada em vida de Leopoldina Amélia Carolina Telles ("Amparo", esposa do "Carlos da Botica" personagens muito referidos por Eça no seu romance "O Crime do Padre Amaro"), feita pela sua bisneta Zaida Paiva, em pleno Largo do Gato Preto.
Quem serviu de modelo a esta apresentação foi Isabel Torres que, conjuntamente com seu marido Eduardo Torres, têm sido os principais dinamizadores deste típico lugar do Centro Histórico, fundadores da ADO - Oscilação Dinâmica Associação, cujo site pode ser consultado aqui.
Posted by Picasa

2009/06/18

LEIRIA - EÇA DE QUEIRÓS - Recreação histórica



No próximo dia 20 deste mês, Sábado próximo, venha a Leiria apreciar e participar em diversas manifestações relacionadas com Eça de Queirós.
Esta ideia partiu de contactos informais com comerciantes e outros leirienses da Zona Histórica de Leiria, designadamente, Largo do Gato Preto, Praça Rodrigues Lobo, Terreiro, Rua Direita, Largo da Sé, a que a Junta de Freguesia de Leiria deu o devido apoio.
Na organização destes eventos estão envolvidas diversas outras entidades nomeadamente, Câmara Municipal de Leiria, ODA - Associação Cultural com sede no Largo do Gato Preto, Acilis e outras instituições.
Pretende-se com esta iniciativa incrementar o conhecimento das actividades económicas e culturais do Centro Histórico de Leiria.

Mais pormenores podem ser recolhidos pela leitura da brochura "Olhares Queiroseanos - 20 de Junho de 2009leiria", ed. da Junta de freguesia de Leiria. Pode consultar-se na ODA no Largo do Gato Preto, na Junta e no Turismo, pelo menos.

Também serão colocadas mais informações no blogue "Dentro de ti ó leiria" e no da ODA - Associação Cultural.
Ler artigo de pág. inteira no "Diário de Leiria".
Posted by Picasa

2009/06/17

Ainda os CHOUPOS do Largo Cónego Maia em Leiria

Na sequência do post anterior:
"Mais importante do que plantar novas árvores é saber manter as existentes e compreender que o abate de uma árvore com 100 anos não pode ser compensado pela plantação de duas novas árvores, por exemplo." (v. comentário na respectiva área do post anterior - "Sombra.Verde Pedro Nuno Teixeira Santos))
Será que ouvem os utentes das cidades, os que verdadeiramente mandam na Urbe, os que verdadeiramente detêm, em decisiva instância - a eleitoral - o poder de decisão? Infelizmente, os nossos procuradores (Câmaras, Juntas e outros que tais), a quem nós mandatamos para representar os nossos interesses, são pródigos em imitar os Ditadores desde os da Antiga Grécia. Em nome da Democracia rapidamente se transformavam em ditadores implacáveis. Surdos e Mudos mas à sombra da FORÇA.
Para nós plantam uns ácers pequeninos (que são mais consentâneos com o local. Agora, que em 2000, abateram uma quantidade deles no Largo da Sé, porque...porque...) para não incomodar certas pessoas que nós bem poderemos imaginar quem são. Logo que cresçam mais do que o previsto, cortam-se e voltam-se a plantar árvores pequeninas. Nós, os que andamos a pé na cidade, nós os que gostaríamos de recuperar o fôlego sentados nalguns bancos de "ferro" que se vão "plantando" por aí, nos dias de canícula, que aguentemos o calor abrasador.
Sombras? Ambiente agradável e fresco, para quê? Metam-se nos automóveis com ar condicionado. Assunto resolvido..

2009/06/15

CRIME: ABATE DE CHOUPOS em LEIRIA

.
ACTUALIZAÇÃO 17Jun2009:
in "Diário de Leiria"
Leiria
Leirienses ameaçam amarrar-se contra abate de choupos
Autarquia explica que choupos não são as árvores indicadas para o local, pelo que vai substituir espécie. Grupo de leirienses está contra e ameaça amarrar-se contra o abate ... [ler mais]

---
"... os espaços verdes não se destroem, antes são acarinhados e, se possível, expandidos."

Paulo Araújo, "A ÁRVORE DE NATAL DO SENHOR MINISTRO - Crónicas Arborescentes"
Ed. Afrontamento-2009! viver é preciso
Expandidos, frisa-se bem. Não, sem razões ponderosas, substituídos. (acrescento eu, o autor deste blogue).
(clic para ampliar)
Estes CHOUPOS do Largo Cónego Maia, em Leiria, centenários, elementos integrantes da Zona Histórica de Leiria, estão em vias de ser abatidos. Posso garantir-vos que estão de boa saúde, que já constituem para várias gerações, imprescindíveis pontos de referência das suas vidas e que, só um cego é que não se dá conta que fazem parte do Património Histórico de Leiria.
A população da cidade de Leiria está a ser apanhada de surpresa com esta decisão e a iniciar numa corrida contra o tempo, uma luta sem quartel contra tal barbaridade. Já há quem garanta que se vai atar a um dos choupos (choupos cinzentos) no momento em que sentirem os preparativos para o seu abate, cobarde, traiçoeiro, anti-embiental e destruidor do Património da cidade.
Não é um projecto de requalificação daquele Largo desenhado num gabinete da Câmara Municipal de Leiria, por um Arquitecto/a Paisagista, que pode justificar esta barbaridade. E a população não é ouvida? O que faz a Oposição da Câmara? Os seus votantes esperam que, no mínimo, os vão informando do que se pretende fazer na Câmara Municipal de Leiria!...
Estão a ser enviados e-mails a todas as entidades que ainda possam pôr cobro a este CRIME!... E telefonemas. Se ainda formos a tempo vai-se fazer UMA MANIFESTAÇÃO de fazer parar a cidade.
E se já não conseguirmos evitar este atentado hediondo alguma coisa se terá que fazer.
Este CRIME CONTRA A CIDADE DE LEIRIA não pode ficar impune!
Ampliando-se a fotografia pode ler-se na cartolina presa à árvore, alvo do ATENTADO AMBIENTAL e PATRIMONIAL, acima descrito:

CRIME
NÃO NOS MATEM!


Entretanto, vejam como, em nome dos interesses partidários, vale tudo, até transfigurar completamente o único e verdadeiro jardim do centro de Leiria.
-
Notas:
Já vi o projecto para a requalificação deste lugar. A "ideia luminosa" é abater estes dois choupos e plantar 6 árvores jovens, provavelmente, tipo acer, como vem sendo muito usual nesta cidade de Leiria.
*
VER também o post no SOMBRA-VERDE.
Posted by Picasa

2009/06/13

Santo António no Largo do Gato Preto - Leiria




clic nas fotos para melhor apreciar os pormenores
Hoje lá estaremos de novo.
As sardinhas estavam fresquinhas, acabadinhas de pescar. Foi só pôr na brasa, pegar na broa e encher um copinho de tinto. Tudo acompanhado de são convívio e de conversas a propósito da Associação Cultural e Recreativa com que estamos a avançar. Nunca imaginei que, depois dos difíceis momentos por que passou o "Gato Preto" ele se conseguisse revitalizar com esta força e dinamismo. Poesia, homenagens a gente célebre da cidade, pintura, fotografia, animação q.b. vão ser os ingredientes desta novel associação.
A Zona Histórica de Leiria vai sair enriquecida desta iniciativa.
Desculpem não ser mais específico quanto a este assunto. Estamos com avaria na Internet de banda larga móvel, de modo que não tive oportunidade de vir aqui mais cedo.
De qualquer modo, se tiver curiosidade de saber algo mais sobre este "Largo do Gato Preto" pode consultar um post que aqui deixei recentemente.
-

Santo António, Santo António
Olhe por este ser
Dai-lhe saúde, alegria
E muita vontade de ler.
...
A quadra junto à estatueta de Sto. António (dos Lourais), esta agora aqui vertida e muitas mais ... a acompanhar cravos e manjericos...um rol infindável! São da autoria espontânea de:

Zaida Paiva Nunes


»»»
INFORMAÇOES GERAIS:
1 - Hoje comemorou-se o Dia da Junta de Freguesia de Leiria. Este dia foi escolhido sob grande contestação, pois que há documentos importantes que abonariam a favor do dia 22 de Maio.
2 - INFORMAM-SE OS LEITORES DESTE BLOGUE QUE SE INTERESSAM SOBRE A MELHOR FORMA DE RESOLVER AS VÁRIAS QUESTÕES E DIRIMIR OS VÁRIOS INTERESSES QUE SE ESTÃO A DESENVOLVER À VOLTA DO "CENTRO HISTÓRICO DE LEIRIA" , QUE O BLOGUE "DENTRO DE TI Ó LEIRIA" VAI PASSAR A PRESTAR MAIS ATENÇÃO A ESTE CANDENTE TEMA LEIRIENSE.
ESTÃO A MOVIMENTAREM-SE FORÇAS PODEROSAS NO SENTIDO DE FORÇAR A INSTALAÇÃO DA "CASA DO CIDADÃO" EM LOCAIS DIVERSOS EM LEIRIA, CONSOANTE OS INTERESSES EM JOGO. UNS ARGUMENTAM QUE DEVERÁ FICAR NI CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE, OUTROS QUE DEVERIA APROVEITAR O TOPO NORTE DO ESTÁDIO DE FUTEBOL DE LEIRIA, O ESTÁDIO MAGALHÃES PESSOA, QUE, COMO SE SABE, AINDA ESTÁ INCOMPLETO, 5 ANOS DECORRIDOS DESDE QUE FOI INAUGURADO PARA LÁ SE REALIZAR UM JOGO DO EUROPEU DE FUTEBOL DE 2004.

Em tempo:
Entretanto, a Junta de Freguesia de Leiria, que tem a obrigação legal, política e social de defender os interesses da Freguesia de Leiria, não se manifesta. Qual é, afinal, o papel da Junta? Decorativa? Fazer umas quermesses, levar os idosos a fazer uns passeios, assinar o expediente, receber honorários de montante já significativo? Não lhe cabe mais nenhum papel no âmbito da defesa do interesse dos seus fregueses?

Para que é que serve uma Junta que não tem voz activa, por negligência e omissão?

Posted by Picasa

2009/06/10

Festa dos Portugueses onde quer que vivam




CAMÕES E A TENÇA

Irás ao Paço. Irás pedir que a tença
Seja paga na data combinada
Este país te mata lentamente
País que tu chamaste e não responde
País que tu nomeias e não nasce
.
Em tua perdição se conjuraram
Calúnias desamor inveja ardente
e sempre os inimigos sobejaram
A quem ousou seu ser inteiramente
.
E aqueles que invocaste não te viram
Porque estavam curvados e dobrados
Pela paciência cuja mão de cinza
Tinha apagado os olhos no seu rosto
.
Irás ao Paço irás pacientemente
Pois não te pedem canto mas paciência
.
Este país te mata lentamente

.
(Sophia de Mello Breyner Andresen)
(Porto, 1919-2004)
Posted by Picasa

2009/06/09

Partido da TERRA


("Quintas do Sirol - Leiria) - fotografia tirada do viaduto da ligação A1-rotunda aérea da "Cova das Faias"))
Ontem, em conversa com um amigo, e passando pelo tema das últimas eleições, diz-me este:
- Eu voto sempre no "Partido da Terra"!
Interrogo-o eu:
- Como assim? Tem que ser mesmo no "Partido da Terra"?
- Sim, só no Partido da Terra!
- E quando não houver nenhum partido da Terra com direito ao quadrado para se pôr lá a cruzinha?
- Escrevo eu no boletim de voto: "Partido da Terra" e desenho a seguir um quadrado e ponho lá a cruz.
...
E lá continuámos a conversar ao sabor da corrente contínua do pensamento. Até porque estávamos,muito simplesmente, a trocar impressões diversas, enquanto cada um de nós não seguia o seu próprio caminho rumo à vida...
Posted by Picasa

2009/06/07

VOTE!...



Os jogadores de cartas
CEZANNE, Paul
1839-1906
óleo sobre tela, 47,5x57
Museu do Louvre, Paris
(Digitalizado da capa do livro/catálogo "Um Século de Pintura Francesa 1850-1950")
Ed. Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa/1965
Posted by Picasa

2009/06/05

Efigênia Coutinho e sua Poesia: Natureza - Comemorando a semana do Meio Ambiente

Efigênia Coutinho e sua Poesia: Natureza - Comemorando a semana do Meio Ambiente

DIA MUNDIAL do AMBIENTE 2009





Que cada um de nós faça a sua parte!(*)
"Nesta semana celebra-se, no dia 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972 na primeira grande conferência para o tema denominada "O Homem e a Biosfera", realizada em Estocolmo, na Suécia. De lá para cá muita água rolou, de modo que o tema do meio ambiente está cada vez mais presente, ocupando a agenda da mídia notadamente no que tange a "sustentabilidade"".
Posted by Picasa

2009/06/03

Comentários em blogues

Terra-à-Vista disse...
Como Sr Nunes?! Como disse?!Podia repetir? Não ,deixe lá, não é preciso...!!! Já toda a gente percebeu quão confusa vai essa cabecita!!Alguém aqui estava a dicutir outro assunto que não o da ESCOLA PÚBLICA PORTUGUESA? Pois é Sr. Nunes, a Sra DOUTORA E...D.. respondeu-lhe muito bem, lúcida e pertinente como sempre o faz. Mas....que tal falarmos agora de...culinária...automóveis, sei lá?! Pode ser? Mas eu aviso quandoassim o fizer, está bem?Ai, Ai...mais uma oportunidade perdida, Sr.Nunes...a de estar calado!
3 de Junho de 2009 15:28


-

Hoje, precisamente, fui presenteado com este comentário num blogue que tenho vindo a acompanhar ultimamente. Por vários moticos:
1- Trata do tema Professores, Ensino Público e outras Políticas... numa Escola Pública;
2- Tem um nome muito apropriado e quem o apadrinhou foi uma minha irmã, que é professora nessa mesma escola. A quem eu quero aproveitar, mais uma vez, para lhe pedir que não se apoquente muito com a guerrilha em que o seu irmão se meteu.
Nem toda a gente concorda com as posições que eu me permito tomar pública e assumidamente. Só falta lá escrever o meu Cartão de cidadão. Coisa que não acontece com comentaristas de meia-tigela, que não se identificam minimamente, preferindo usar "nomes de guerra" para ficarem a salvo no anonimato disfarçado.
E sabem os meus amigos a que propósito é que vem esta rajada de impropérios contra mim? Porque eu, ignorante das matérias tratadas naquele blogue (Ensino e guerra dos professores com o Governo e o partido que o apoia) me permiti escrever a dizer de minha justiça. Por desgraça minha, muitas das minhas congeminações não estavam em sintonia com a linha Editorial daquele blogue e de certas pessoas.
Ao meu comentário fui respondido com armas de vários tipos e calibres. Para evitar talvez desnecessários confrontos verbais, fui-me mantendo em stand-bye. Até que me senti na obrigação de voltar à refrega, até porque já estava a ser insultado com piropos de variada índole provocatória, nitidamente.
Tenho que o dizer: apreciei o nível da minha principal opositora. Pelos vistos uma professora reconhecidamente conceituada na Escola e que, está bem à vista, comanda as operações do blogue.
Snrs. para aqui, professores para acolá, Doutoras à baila, vai daí, este Snr. Nunes, levou com o comentário acima transcrito. Acaso a Sra. comentarista sabe que tipo de canudo é que eu tirei na Escola? É que frisou bem que era o Snr. Nunes em contraponto com a DOUTORA F...
Vindo de uma professora do Ensino Público, nada mau!...
Interessa-me lá que fulana seja Doutora ou Mestranda ou licenciada ou que não tenha grau académico nenhum? A valia das pessoas mede-se pelo que elas são capazes de fazer em prol da sociedade, não em função de canudos mais ou menos bem aperaltados!...
Sem querer ofender quem quer que seja...

Ruas e Largos de Leiria


(clic para melhor observar os pormenores)
Exposição de fotografia em plena Rua D. Dinis, na zona histórica de Leiria. Ao fundo podemos vislumbrar a Praça Rodrigues Lobo.
A presente fotografia é tirada desde o Largo Paio Guterres, o mais conhecido como Largo do Gato Preto, de cuja história já aqui deixei um ensaio, alguns posts abaixo. A organização deste evento, que contou com vários repórteres profissionais esteve a cargo da novel Associação Cultural de Leiria, dinamizada pelo meu recém jovem amigo, Eduardo, possuidor de um espírito de iniciativa invejável. Assim o ajudemos e teremos, em pouco tempo, uma zona histórica palco de variadíssimas acções de dinamização cultural focando aquela área. Estão na forja, actividades relacionadas com Eça de Queirós e Acácio de Paiva. Quer uma quer outra terão a colaboração de personalidades conhecedoras da vida e obra destes dois célebres escritores indelevelmente ligados a Leiria.
Este ângulo é um dos mais pintados de Leiria. Daí o facto de a casa que se pode ver recentemente recuperada, ser conhecidíssima como a "Casa dos Pintores". Aqui vai passar a funcionar um Centro de Arqueologia. A parede mestra que se destaca sobre o lado direito da foto pertence à também celebérrima antiga "Pensão Gato Preto", actualmente "Gato Preto Caffé", de cujo nome derivou o nome popular deste Largo, o Largo do Gato Preto.
Posted by Picasa

2009/06/01

Votar por zanga

Parafraseando o "Abrupto":

Às vezes apetece-me dar uma resposta torta. Alguém me disse: “eu tenho um amigo que votou sempre PSD ou PS, mas agora está tão zangado com tudo, que diz que vai votar Bloco de Esquerda”. A resposta torta que dei foi esta: “então diga lá ao seu amigo que quando houver mais desemprego, quando tiver que pagar mais juros no banco, quando nem um tostão vier de fora para Portugal, porque um país com uma extrema-esquerda com dez por cento, não é destino de qualquer investimento, tem o seu rating ameaçado, ninguém vai abrir uma fabriqueta se “quem tem lucros não pode despedir”, e se houver muitos Robins dos Bosques à solta pelas árvores, então que agradeça a si próprio ter votado por zanga no Bloco de Esquerda”. É que votar no Bloco de Esquerda por zanga com a política e com o país não muda um átomo nenhuma coisa, deixa-nos só pior do que o que estamos. É uma brincadeira que se paga caro, parece tudo muito bonito, mas tem enormes custos sociais e políticos. É por isso que dei logo uma resposta torta. E se for preciso repito-a tantas vezes quanto necessário.
(Abrupto de 30-5-2009)

... Eu acrescentaria: Mas nada de abusar da paciência e capacidade de resistência do Povo, uma grande percentagem, a maioria, no limiar da pobreza.