2010/04/26

Alcanena - Poetas à descoberta de Fernando Pinto do Amaral

Mais um encontro de poetas em Alcanena. Tal como o aqui anunciado num post próximo passado. Leu-se poesia de Fernando Pinto do Amaral e tentou-se a sua descodificação, pelo menos ensaiaram-se algumas interpretações. Claro, na maior parte dos casos, essas divagações levaram-nos a novas perplexidades. Valeu-nos, na circuntância, o facto de Óscar Martins ter sido seu aluno na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Um poeta com 96 anos de idade. Acabou por se socorrer do seu caderno de notas com os seus poemas. Ainda tem uma memória de invejar, mas, às vezes, lá tem que pôr os óculos e fazer uso do seu auxiliar. Um caderno que, de certo, passará a ajudá-lo cada vez mais, à medida que os anos se vão encaminhando para o seu centenário.
... ... ...
Excerto da introdução da edição especial de "A Phala" de 1988. Este trabalho já aqui foi referenciado e constitui uma incursão muito oportuna e pedagógica na vida e obra dos grandes poetas que percorreram a época áurea do século que vai dos fins do séc. XIX até aos anos 80 do século passado. 
Uma autêntica lição de sapiência e de promoção do conhecimento das várias correntes literárias/poéticas que marcaram duma forma indelével o nosso passado próximo. Por mim sinto que estou a conseguir retirar excelentes informações que muito me poderão vir a incentivar a um maior aprofundamento do estudo das teorias e correntes literárias.
Posted by Picasa

1 comentário:

tulipa disse...

OLÁ ANTÓNIO

MUITO OBRIGADO pelos Parabéns,é sempre bom que se lembrem de nós!!!

Tenho ouvido muito falar da Acrenarmo - Associação cultural e recreativa dos naturais e ex-residentes em Moçambique. Sei que tem sede aí em Leiria.
Já uma vez fui a um almoço organizado por eles, aí bem perto, mas depois perdi o contacto com eles, para mim fica longe.

A nossa querida amiga "Africa em poesia" tão bem que exprime estes sentimentos de amor e saudade por aquelas paragens que nos ficaram no coração!

Um grande abraço.
Tulipa.