2010/04/15

Moçambique...aqui tão perto!


ACRENARMO - ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA DOS NATURAIS E EX-RESIDENTES DE MOÇAMBIQUE
LARGO S.PEDRO - JUNTO AO CASTELO DE LEIRIA
Ultimamente, tenho feito com alguma regularidade, o percurso pedonal, de manhã, entre a Avenida 25 de Abril (ao lado do célebre estádio Dr. Magalhães Pessoa) e o Largo da Sé, passando pelo Portão Norte do Castelo de Leiria, Largo de S. Pedro, acabando a descer as calçadas íngremes e sinuosas até à Sé.
No Largo de S. Pedro lá está a sede da ACRENARMO. Só hoje é que tive ocasião de a visitar. E tomei conhecimento da forma como esta associação funciona.
Eu, que tão intimamente ligado a Moçambique me sinto. Lá cumpri o serviço militar, de 1969 a 1971. Lá nasceu a minha filha Inês. De Nampula, Ilha de Moçambique e ex-Lourenço Marques (Maputo, hoje) tenho como que gravadas em pedra, gratas e eternas recordações.
Jamais te esquecerei, Moçambique!...
Ao descer em direcção ao largo da Sé, esta belíssima Tília tomentosa, a começar o seu novo ciclo de verde e cheiro característico.
Uma maravilha da Natureza!...
Posted by Picasa

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Nunes
Isso é um óptimo percurso.Gosto muito de ir do Stº Agostinho até à ex DCGV.
Gosto também de seguir paralelamente ao rio até à Ponte da Europa.(nem sei mesmo se é este o nome)
É um percurso mais plano e mais fácil de fazer.
No Verão com os açudes a paisagem também é bonita.
As fotos estão elucidativas do teu percurso.

arte por um canudo 2 disse...

Força António!.Essas caminhadas devem ser belas e nesta altura cheias de cor. Gr.abraço

greentea disse...

e "ela" também usava sapatinho de salto fino a enterrar-se nas pedras da calçada e a tropeçar na boca de sino do parceiro ??
memórias de meio século atrás que parecem de ontem e afinal já percorremos tantos caminhos desde então...
nunca estive em Moçambique mas o meu cara metade fez lá a tropa tal como tu, por essa mesma altura, com algum tempo em Mueda...