2010/10/24

Almofala de Cima - Figueiró dos Vinhos: Inauguração de um Museu especial


Um dos momentos da sessão solene de inauguração do Museu de Almofala. O Dr. Arménio  Vasconcelos no uso da palavra, ao seu lado direito o ilustre Académico Prof. Dr. Fernando Paulo, ao seu lado esquerdo, o Prof. Dr. António Maia Navais, académico de reconhecido mérito na área da museologia e que muito colaborou para que esta obra acabasse por ser o êxito que está à vista de todos (palavras de Arménio Vasconcelos). Por esse facto, foi descerrada uma lápide evocativa na entrada principal do Museu, "com gratidão ao prof. António Maia Navais em reconhecimento do seu valor". Na extrema direita da foto vê-se Adélio Amaro, dinâmico editor (Ed. Folheto), jornalista e Presidente da Associação de Investigação e Cultura dos Açores/Leiria (AICAL) .
Dia 23 de Outubro de 2010. Almofala de Cima no concelho de Figueiró dos Vinhos.
Tive o privilégio de estar presente na inauguração oficial dum belíssimo Museu, da iniciativa do meu ilustre amigo, Dr. Arménio de Vasconcelos, contando com uma adequada requalificação das instalações familiares, habitação e de lavoura, que ainda hoje fazem parte da conceituada e reconhecida "Casa Agrícola Rego Vasconcelos".
Para além desta singela reportagem que aqui me proponho publicar, muito mais e com muito mais propriedade, é apresentado no sítio na internet, da autoria do próprio mentor deste excepcional projecto cultural, de endereço: http://museudealmofala.blogspot.com/
-
Como ia a dizer, parti de Leiria, na companhia de José Vaz, mui sabedor e exímio praticante das coisas ligadas ao Folclore Regional (é, à data, Presidente da Direcção do Rancho da Região de Leiria), metemos caminho pelo IC2 até Pombal, daqui derivando para o IC8. Logo a seguir a Ansião, cortamos na direcção de Aguda até ao corte para Almofala. Chegámos cedo, afinal Portugal até é um País pequeno ainda que queiramos acreditar que somos um povo de Alma grande. Mau grado os agoirentos "Velhos do Restelo"!
-
Os convidados foram chegando, muito bem recebidos - sem espanto algum, como é evidente - o Rancho Folclórico de Almofala de Baixo trajado a rigor, a cantar, a tocar  e a dançar pela Rua Principal na direcção da eira do museu, local privilegiado para a sua actuação. Um primor!
-
Um dos pontos altos desta sessão foi a homenagem prestada ao grande pintor, Carlos Alberto Santos, de cuja obra está patente uma mostra de quase cem miniaturas de sua autoria (conforme se vê nas paredes da sala da foto onde, em primeiro plano se pode observar uma estatueta antiga e muito simbólica, conhecida por  "S.Pedro das Botas". A esta estatueta muito se referiu o Dr. Rui Silva, Presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos que, na sua oportunidade de falar, também evocou José Malhoa (nasceu nas Caldas da Rainha mas viveu muitos anos e morreu em Figueiró), tendo referida a intenção de se fundar na sede do concelho um Museu em sua honra.
-
O artista plástico Alcídio Marques, meu conterrâneo de Viseu, que também aparece no filme que integra este post, ofereceu ao Museu um quadro pintado expressamente para este evento, no qual ficou gravado em sobreposição, um poema alusivo, dito com todo o fervor por Libânia Madureira. A letra do poema pode ser   copiada por captura da frame correspondente do filme ou ser obtida por e-mail dirigido ao autor deste blogue.
-
Libânia Madureira, José Vaz e Miguel Prates, declamaram, com a arte e vigor que lhes é reconhecido, belos poemas a que o público presente não regateou palmas.
-
Por fim, usou da palavra o Chefe de Gabinete do Governador Civil de Leiria, Dr. Carlos Lopes, que teceu rasgados elogios a esta meritória iniciativa.
-
Podem apreciar-se outras fotografias deste evento seguindo o link "YouTube" abaixo.
... Pode-se observar com tempo, imagem a imagem, clicando no Play/Stop.


Posted by Picasa (c) Fotografia e Filme de as-nunes

6 comentários:

Hana disse...

Sabe amigo eu adoro museu, e se estivesse passando por aí, eu visitaria este museu especial,espero que sua semana seja fantasticamente linda!!
com carinho
Hana

as-nunes disse...

Olá Hana

Como vão as coisas aí pelo Japão?
Muito obrigado pela ligação que está a manter com este sítio aqui à beira-mar plantado, no Centro Oeste de Portugal.
É bom saber que estamos on-line com amigos em todo o Mundo!

Tem um blogue muito interessante e digno de ser visitado.

Retribuo todo o seu carinho...

António

tulipa disse...

Tenho-me queixado de não estar satisfeita com as novas regras de fazer um POST.
Aqui têm o meu último post e vê-se muito bem a diferença entre o anterior e este último.
Blog "MOMENTOS PERFEITOS":
Enquanto, no formato anterior eu podia colocar mais do que 1 foto, agora não permite colocar mais fotos, apenas UMA;
Enquanto, no formato anterior eu podia justificar o texto e ficar com uma excelente apresentação, agora fica completamente desorganizado, sem nenhuma apresentação;
Enquanto, no formato anterior eu podia escolher o tipo de letra, tamanho e cor, agora nada disso posso fazer...fica como o Blogger quer e EU NÃO GOSTO.

Daí que esteja a perder todo o interesse em continuar a fazer posts e tenho vontade de desistir da blogosfera.
Peço desculpa a todos que me acompanham, mas isto NÃO É ACEITÁVEL.

Se me puder "ajudar" António, agradeço-lhe.
Beijinhos da Moçambicana.

as-nunes disse...

Olá Tulipa

Venho que as coisas por aí andam de candeias às avessas! Ele há momentos na nossa vida em que até as pequenas questões de pormenor nos pregam partidas e nos causam preocupações.

Não sei se à distância poderei dar uma ajuda, mas vou tentar.

Beijinho, Kalinka/Tulipa
António

carol disse...

E Leiria (com o seu castelo altaneiro) e sem um museuzinho que seja! Só lojas e shoppings... Enfim!

al cardoso disse...

Quem me dera, tal como o meu amigo ja estar reformado, (mas nao retirado) para ter tempo e me dedicar a tantas areas como eu desejava!

Votos de uma excelente saude e saudacoes minhas a toda a familia.

Um abraco de amizade dalgodrense.