2010/12/23

NATAL



(clic para ampliar)

Segue-se uma mensagem de Natal, singela, como a quadra Natalícia nos sugere, que teria sido lida, hoje, aos microfones da Rádio Batalha, no programa de Soares Duarte - Conversas e Ideias - não fora o corte de energia eléctrica que afectou durante várias horas aquela zona.
Acontece!...mesmo no Natal!

É Natal.
É tempo de paz e de amor. De calor humano. De compreensão e entreajuda.
Ou deveria ser?
Mas cada vez mais se vai transformando o Natal apenas em época de exagerado consumo.
Os sentimentos vão sendo esquecidos.
O verdadeiro significado do Natal Cristão já poucos o sabem.
Em vez da magia do Menino Jesus que descia pela chaminé quando todos dormiam, e deixava no sapatinho o presente tão esperado, aparece agora a “magia”, que nada tem de mágico, de milhentos Pais-Natal, carrancudos, sem qualquer sinal exterior de carinho, que de bicicleta, de trotineta, de carro, a pé, vão distribuindo balões e fazendo propaganda a quem os subsidia (por tuta-e-meia, quantas vezes).
Agora a “magia” do Natal são desfiles de duendes, luzes e mais luzes.
E os corações cada vez mais tristes, sem qualquer vislumbre de uma luzinha de esperança.
Esperança numa vida digna, que todos merecem. Para si, para os seus vindouros.
Que futuro o deste Mundo?
Será preciso que Jesus nasça novamente?
Que mostre novamente ao Homem que a vida é mais do que dinheiro e poder?
Que a vida é amor, compreensão, entreajuda?


É Natal. Que ele seja para todos vós de paz e alegria.


Leiria, 23 de Dezembro de 2010

Zaida Nunes
---
Permito-me também subscrever esta mensagem, com a qual, naturalmente, me identifico e que aproveito para vos endereçar os meus melhores Votos de Feliz Natal.
António                                                                                                                       


 
Hoje, 25 de Dezembro,
a minha neta Mafalda,
fotografou-me assim...
Posted by Picasa

12 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Texto bem expressivo de um Natal que ainda se encontra!
Boas Festas!

vieira calado disse...

Meu caro:

Que não lhe falte a energia

nesta quadra festiva!

Feliz Natal

para si e os seus!

Forte abraço

Unknown disse...

Nunesamigo

Desapareceste. Porquê? Tratei-te mal lá na Travessa? Ofendi-te? Insultei-te? Juro pela minha virgindade (20/09/1941) não sei...

O Natal está ali mesmo, ao virar da esquina, já se vêem os pastorinhos a caminho de Belém, mais ao longe em seus camelos, Baltazar, Gaspar e Melchior, já cheira a fritos, já está de molho o bacalhau. E Maria, de acordo com as Escrituras, está prestes a dar à luz.

Por isso, desejo-te muito Boas Festas, em meu nome pessoal e no da Minha Travessa do Ferreira. Fico à espera que lá voltes.

Abs

a d´almeida nunes disse...

Henrique, sejas bem aparecido, amigo

Há épocas, alturas em que se anda por todo o lado e por lado nenhum, nem sei como! Mas é assim a vida. Ainda não atingi essa etapa mágica. Isto anda tudo "maluco", já nem sei o que andamos a tentar provar, ou o que nos andam a impingir e nós a irmos na conversa!
Uma grande trapalhada...paira no ar!

Mas...siga a rusga!
Bom Natal também para ti. Eu tenho acompanhado a Travessa do Ferreira, mas não me tenho metido contigo, que és um perigo! E como eu também sou perigoso (porque distraído) temos aqui um molho de brócolos, de todo o tamanho!

Abs amigos

Unknown disse...

Agradeço a passagem no lidacoelho e as simpáticas palavras.

Sois companheiros de jornada desde o início da viagem.

Sois amigos que partilharam e construíram um mundo que me soltou a alma em poesia e sonhos.

Sereis sempre bem vindos eu vos ofereço minha amizade e respeito.

Os meus presentes serão estar sempre disponível nestes espaços interculturais.

BOAS FESTAS

AvoGi disse...

ANTÓNIO

FELIZ NATAL
BOA CONSOADA

Alda M. Maia disse...

Zaida e António

Boas Festas, Boas Festas, Boas Festas!

Compartilho, se me permite, Zaida, a sua linda mensagem de Natal.
Um grande abraço
Alda

a d´almeida nunes disse...

Apesar de todo o trabalho que recai neste dia sobre a Zaida, a preparar a consoada, mesmo assim acabou, neste preciso momento, de participar num programa especial Natal da Rádio Batalha.

Muito obrigado pelas vossas saudações, amigas e amigos, aqui vos deixamos em retribuição os nossos votos renovados de Boas Festas.

António e Zaida

Refletindo disse...

Antonio,

Feliz Natal, tudo de bom.
Abraços,
Paulo.

arte por um canudo 2 disse...

Subscrevo tb a mensagem.Natal tradicional ainda vou mantendo com a união das familias.Para ti e para a familia António, faço votos que tenhas um FELIZ NATAL. Gr. abraço.

R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
R. disse...

Caro António, faço votos de que tenha tido um Natal feliz e concernente com os valores que preza, e que o novo ano proporcione o que de melhor deseja, tanto si, como para estes e para todos aqueles a quem quer bem.