2011/01/15

Leiria- 45º Aniversário do Teatro José Lúcio da Silva


Capa do Programa da Inauguração - Preços do Primeiro Espectáculo de Cinema com a exibição do filme "Lord Jim" com Peeter O´Toole

Medalhão comemorativo: quantos mais exemplares estarão preservados?

Muito já se escreveu sobre as atribulações vividas em Leiria, desde o momento em que foi construído o primitivo Teatro D. Maria Pia, erigido no final do século XIX, no local correspondente à zona entre a actual Fonte Luminosa e a Rotunda do Sinaleiro, que acabou por ser, inglória e dramaticamente, demolido em 1958, até ao momento actual do Teatro José Lúcio da Silva.


Muito mais se pode ler sobre esta matéria consultando-se:
1- Livro "José Teles de Almeida Paiva - 1917-1994 - Uma Vida, Uma Época, Uma Cidade" de Zaida Paiva Nunes e António Nunes, ed. Folheto - 2004;
2- "Diário de Leiria"(*) de 14 de Janeiro de 2011, com dois excelentes e completos artigos:
pág.: 10 (DL Especial) sob o título "Fundação é o futuro de Teatro";
pág.: 11, "Teatro conta quase meio século de cultura" - "Teatro José Lúcio da Silva comemora, amanhã, 45 anos de actividade ao serviço da cultura".


Durante o mês de Janeiro a programação cultural deste excelente Teatro inclui várias iniciativas, destacando-se uma "Homenagem a Ary dos Santos" no dia 18, que assinalará também os 26 anos da sua morte.
- nota: documentos e medalha de posse da família Paiva. José Teles de Almeida Paiva foi accionista (por herança de seu pai) do Teatro D. Maria Pia, fez parte do seu corpo administrativo e foi gerente do Teatro José Lúcio da Silva, até à sua reforma, em 1992.
- (*)Diário de Leiria registado na minha Biblioteca - 1536-AA0610 
Posted by Picasa

3 comentários:

Micael Sousa disse...

Espero que ânsias especulativas e falta de vontade politica nunca sejam justificações para que esta fonte e espaço de cultura seque em Leiria

a d´almeida nunes disse...

Pois, veremos se na sequência de transformações de personalidade jurídica da instituição Teatro José Lúcio da Silva não estará alguma intenção menos consentânea com as ideias com que foi criada.

Unknown disse...

Bom espero que todas as mudanças sejam sempre para melhor do Teatro José L Silva e ainda para o público e todos os leirienses em geral.

Sempre presente na primeira linha de informação. Força amigo e que nunca dês tréguas à cultura e à boa informação.