2011/05/08

Assembleia Constituinte da Associação de Amizade e Apoio à Língua Portuguesa no Mundo



Engº Domingos Simões Pereira - Secretário Executivo da CPLP
Um dos membros da Mesa de Honra com que se iniciou a Assembleia - Tertúlia
Os três vectores fundamentais na base da CPLP: a concertação político-diplomática, a cooperação e a promoção da Língua Portuguesa.

Foi aprovada por unanimidade e aclamação a Associação de Amizade e Apoio à Língua Portuguesa no Mundo.


Eram cerca das 23 horas e 45 minutos de 6 de Maio de 2011, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.


O Dr. Fernando Paula Baptista acabava de fazer o pronunciamento de tal deliberação. Uma delegação de Leiria (Soares Duarte, Zaida Nunes e António Nunes) estiveram presentes e fazem parte dos sócios constituintes desta novel e promissora Associação.
Façamos votos para que os seus objectivos possam ser alcançados, de facto.
O apoio da CPLP (conforme se pode ver na segunda foto), do Instituto de Camões, de todos os Institutos e Universidades de Viseu, da Câmara Municipal de Viseu, Governo Civil de Viseu e outras entidades, manifestou-se inequivocamente, no decorrer da sessão.

ENQUANTO HOUVER UM POETA DE LÍNGUA PORTUGUESA À SUPERFÍCIE DA TERRA E À LUZ DO SOL, JAMAIS FACA DE MORTE ALGUMA CONSEGUIRÁ CORTAR A ENERGIA FOTO-VOLTAICA QUE REVOLVE, DESDE A FUNDURA DOS ÉTIMOS, A «ALMA DAS PALAVRAS» E AS ENTRANHAS SUBLIMINAIS DA NOSSA MADRE LÍNGUA, OU MATAR A «COITA DE AMOR MORTAL» QUE ALIMENTA E PERPETUA ESSA LOUCA, INCANDESCENTE E PROMETEICA PAIXÃO DE FOGO CRIADOR!...



Foi com este entusiasmo contagiante e fé inabalável em que é possível a Defesa e Promoção «desta nossa doce língua» que Paulo Baptista, o grande promotor da iniciativa da criação duma Associação que, partindo de Terras de Viriato, há-de vir a constituir-se num movimento imparável de dimensões Planetárias, finalizou a sua explícita e entusiasmante comunicação à Assembleia!...
-
De notar - porque deve ter passado despercebido a muita gente -  que o dia 5 de Maio foi instituído como o "Dia da Língua e da Cultura" no espaço da CPLP.

ps.:
Mais material alusivo a este evento marcante será publicado neste blogue, em próximas entradas.

@as-nunes 

Posted by Picasa

4 comentários:

Graça Sampaio disse...

Muitos parabéns!!!

Alda M. Maia disse...

Sinceros parabéns aos dois, Zaida e António. Uma excelente causa.

Um abtraço

a d´almeida nunes disse...

Tudo deve ser feito, por nós, portugueses e restantes países da CPLP, em prol da Defesa e Promoção da Língua Portuguesa!

Acabámos o dia extenuados mas felizes por termos participado num evento de tanto significado.

Assim sejamos capazes de dar sequência a uma ideia tão promissora

arte por um canudo 2 disse...

Parabéns aos dois, Zaida e António. Um exceçente evento de promoção da Lingua Portuguesa nos CPLP e no mundo. Também uma exclente causa defendida por pessoas como vós, os grandes defensores da Lingua Portuguesa. Pena foi que eu não soubesse desse evento pelos meus lados para te dar um abraço.Gr. abraço