2011/09/12

Fotografar em Leiria

Também estou a experimentar dar a volta à colocação automática de fotos, directamente do Picasa, servindo-me da plataforma da Blogger. Usei um pequeno truque no código html.

Desde há vários anos que uso a plataforma "Picasa" para descarregar fotografias digitais, tratá-las duma forma normalizada, sem grandes possibilidades de fazer alterações mais "artísticas", digamos assim.


Hoje lembrei-me de me iniciar no uso do "Picnik" como programa de tratamento digital da fotografia, associado ao Picasa da Google.
Aqui está o resultado duma primeira experiência, só para tentar perceber até onde é que se pode usar este programa duma forma gratuita.
A conclusão que retiro desta experiência é que não há programa que chegue aos calcanhares do Photoshop.



Já agora: 
Alguém consegue localizar o sítio onde esta fotografia foi tirada recentemente? 
Posso dar uma ajuda: foi em Leiria, no Largo..., ao fundo, na linha do horizonte, a Serra da Maúnça e da Sra. do Monte. Eram para aí umas 9 horas da manhã dum dia de Sol...há uma semana, talvez.
-
(12/9/2011-18h00)
Então, aqui deixo a informação que falta:
É uma travessa sem saída 
(há-de ter um dia, que vai dar continuidade à rua que vem da Av. Marquês de Pombal e segue paralela à Av. N. Sra. de Fátima)
 já muito perto do entroncamento da Rua Luís Braille com o acesso à Praça Rotária (mais conhecida pela Rotunda do Mc Donnalds).
@as-nunes
Posted by Picasa

4 comentários:

Unknown disse...

Mais um contributo nesta descoberta de aproveitamento artístico da fotografia.

Não consigo usar o picasa. Passado algum tempo a foto desaparece do local - blog.

a d´almeida nunes disse...

Bom dia, Luís.
Estou a dar os últimos "toques" na "jogada" em que ando metido.
Acontece que tenho uma profissão (agora em regime liberal) das mais exigentes, em termos de preocupação, responsabilidade e privação da liberdade de gestão do tempo, que eu conheço. Não temos direito a ter férias, a não ser que consigamos equilibrarmo-nos na corda bamba, que é o que vamos fazendo. Temos que cumprir obrigações declarativas todos os meses, aos dias 10, 15, 20 e final do mês. Todos os meses do ano. Mesmo em Agosto. Uma brutalidade, apesar de termos uma Ordem, que devia zelar pelos interesses da classe. Ao menos zelar pelo equilíbrio psicológico dos seus membros. Mas não senhor. Primeiro estão as Finanças Públicas, depois as pessoas.

Tudo isto para dizer que a partir do próximo dia 16 penso estar mais disponível para gerir o meu tempo duma forma mais folgada.

Esta questão do Picasa:
1- convém fazer o up-load directamente do Picasa, isto é, dscarregar para o aplicativo e de lá para o blogue;
2- ter em conta que o Picasa/Google criam uma conta Album automaticamente, que só tem um determinado espaço;
3- Que, ultrapassado esse espaço, as fotos do blogue, são codificadas para serem visíveis só durante algum tempo, normalmente não chega a um dia;
4- Convém indagar das condições do espaço livre no Álbum e da possibilidade de, gastando-se uns 10 Dólares/ano, se ter mais espaço, muito mais.

Deve ser o que se está a passar contigo.

Espero poder ter sido útil.
Um abraço

Graça Sampaio disse...

Uh! Quem me dera saber mexer com o Picasa!... Tenho de aprender! Não quer fazer um workshop para "nabos"?...

Adriana Roos disse...

Uhm... no picasa até me viro bem, mas no photoshop! Quem me dera aprender! Não tive a experiência de tê-lo "fuçado" ainda... Abraços António, até mais