2012/02/24

Toponímia e estética em Leiria


Estamos no Bairro dos Capuchos, em Leiria.
-
Enfim, para que não fique unicamente a constar pela negativa, pode-se acrescentar informação mais gratificante:
1- Miguel Franco
Nasceu em 14-4-1918 e faleceu em 19-2-1988.
A sua notoriedade deveu-se ao facto de ser um dos grandes dinamizadores das atividades teatrais em Leiria.
Deixou escrito O MOTIM, adaptação daquela obra ao teatro, da autoria de Arnaldo Gama e a peça teatral "Legenda do cidadão Miguel Lino".

2- Dr. Agostinho Tinoco (* Coimbra, Janeiro de 1896 . + Agosto de 1969), em Lisboa)
Esta rua começa na rua cidade de Tokushima, inflete para a direita e não tem saída.
A deliberação camarária de 7-12-1973, que lhe atribui o nome, não indica as extremas, mas encarrega os S.T.O. de procederem à colocação das respetivas placas toponímicas.

Foi professor e reitor do Liceu de Rodrigues Lobo e diretor da Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Leiria.
Foi louvado e agraciado pelo Ministério da Educação (1940) e pela Câmara Municipal de Leiria, pela sua profícua atividade intelectual em prol da Arte e da Cultura em geral.
É autor do Dicionário dos Autores do Distrito de Leiria - 1979 (ver também atualização editada em 2004 pelas ed. Magno).

6 comentários:

elvira carvalho disse...

Digamos que é esquisito, pese embora os dois mereçam ter o nome na rua.
um abraço e bom fim de semana

as-nunes disse...

Pois, Elvira, a questão tem mais a ver com a falta de estética dos marcos toponímicos e a forma pouco prática como foram colocados num passeio tão estreito.
Para a esquerda (na fotografia) é a rua Miguel Franco, que vai até ao antigo Hospital Militar (ex-convento de Sto. António dos Capuchos) e para a direita é a rua Agostinho Tinoco.

Ambos, figuras gradas de Leiria.

Um abraço, bom fim de semana, obrigado pela visita.

R. disse...

caro as-nunes, está visto que a sua ocupação não é desperdiçada. Antes pelo contrário, é sempre proveitosa para os que aqui passam.

Muito obrigada pelas suas palavras, que me sensibilizaram também.

Um abraço, um bom fim de semana e, sobretudo, uma excelente continuação!

(E, sim, Zeca Afonso, sempre!)

Titania disse...

Hi Antonio, I think it is good to name streets after worthy people. I do not like when they name parks or streets after politicians, In my view politicians are short term adventurers! Footballers, Kings and Queens etc. Being a king or a queen has nothing to do with intelligence, knowledge, hard work, kindness, charity etc It is just a fluke of fate and in my view they should all be abolished this sort of worship has no place anymore in the 21 Th. century. Best Wishes T♥
(A. your English is fine)

Rosa dos Ventos disse...

Conheci os dois e ambos merecem nome de rua mesmo a sério, com entrada e saída bem demarcada!

Abraço

Anónimo disse...

aqueles 2 "pedestais" não estavam ali colocados inicialmemente. Foram colocados ali enquanto estão a fazer uma obra na moradia. Esperemos que o empreiteiro os volte a colocar de novo onde estavam, para que não fiquem a julgar que o Município/Freguesia não tem noções de estética!...e já agora a quem interessar http://www.jf-leiria.pt/UserFiles/Image/PDF/Publicacoes/Toponimia%20de%20Leiria%20e%20um%20pouco%20da%20sua%20historia.pdf