2012/11/08

Estamos de regresso aos anos 70?


Já todos os portugueses (uns mais do que os outros) o estamos a sentir, que o nosso nível de vida está em retrocesso fulgurante.
E lembrei-me de ir vasculhar umas fotos que se reportam aos tempos dos anos 70, mais precisamente, 1978.
A foto ao lado representa uma simples mas elucidativa amostragem do que era a vida da dita "classe média/baixa?  de então. Férias na praia do Pedrógão. A fazer campismo e, mesmo assim, num parque improvisado, que era o que se podia arranjar.

Dou comigo a pensar no que nos está a acontecer na atualidade. Habituados a uma vida relativamente desofogada (comparativamente, claro) como é que nos poderemos mentalizar de que, às tantas, ainda vamos regressar, económica e socialmente, a esses velhos tempos dos anos 70, ou, pelo menos, dos   anos 80?

E, muito francamente. Estou muito cético quanto às possibilidades que teremos de retomar uma qualidade de vida como aquela a que nos estávamos a habituar até que, bruscamente, em 2008, a bolha financeira mundial rebentou, deixando a descoberto, inúmeras e impensáveis fragilidades do sistema económico/financeiro em que assentava o desenvolvimento de todo o chamado "Ocidente"´.
Entretanto, esquecíamo-nos que, quando os colossos asiáticos (particularmente a China e a Índia) acordassem da letargia em que deixaram viver o povo, a sua integração na era do desenvolvimento e da riqueza, só viria a ser possível, à custa de um grande reajustamento de todos os circuitos de produção e comercialização global de bens que até então eram como que um monopólio de meia dúzia de países ricos, Estados Unidos, Europa (particularmente a Alemanha, Itália, França) e Japão.

Hoje mesmo, veio a lume a informação de que os ministros das Finanças da  Zona Euro resolveram adiar a decisão sobre a próxima tranche de ajuda à Grécia de 12 para 26 de Novembro. Coincidência ou não, a verdade é que, todas estas hesitações se seguem a uma visita da chanceler Merkel à Grécia.
Ou seja, será que anda por aí algo de muito decisivo, no ar, agora que a Sra. Merkel já vem a caminho de Portugal?

Maus presságios?
@ as-nunes
Posted by Picasa

3 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Estamos de regresso aos anos 60!

Graça Sampaio disse...

Ai foi uma bolha financeira mundial que rebentou em 2008?! Pensava que tinha sido o Sócrates o culpado disto tudo!...

Estas cogitações põem-me muito nervosa, muito assustada, muito deprimida. Enfim!

a d´almeida nunes disse...

Aí temos a suserana Merkel a quem D. Cavaco, em representação de "todos" os portugueses, vai render a devida vassalagem, como se diz que terá de ser norma.

Salve
(ao que isto chegou!)