2012/11/17

O meu país não pode ser só capital




PAÍS

Não sei se sem poemas há país
Ou se sem eles se perde o pé a fé e até
Esse país que está onde se diz
Ai Deus e u é?

Alguns julgam que é tanto vezes tanto
Capital a multiplicar por capital
País é um café e a mesa a um canto
Onde um poeta sonha e escreve e é Portugal.

Levantou-se a velida e levantou-se a alva.
Por mais que o mundo nos oprima e nos esprema
Há sempre um poema que nos salva
País é onde fica esse poema.


Manuel Alegre
Nada está escrito
D. Quixote - 2012

@ as-nunes

5 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Um país que deixou de ser nação
Tem capital?
O poeta diz que sim
A mim parece-me que não

(Uma capital é normal
se é sede de governo...)

Graça Sampaio disse...

Sem poema não há ESTE país. País de poetas desde o «ai Deus y u é», desde a «velida» e a «louçana», desde o rei-poeta que escrevia:


«Levantou-s'a velida,
levantou-s'alva,
e vai lava-las
eno alto,
vai-las lavar alva.»

Somos um país de poetas - que estes anti-poesia que estão no governo querem destruir. E estão a conseguir.

«Ai Deus y u é»...

Elvira Carvalho disse...

Gostei do poema. Gosto de poesia embora na maioria das vezes não saiba comentá-la. Comentar poesia não é o mesmo que comentar prosa. Para mim não é.
De qualquer modo somos um país de poetas.De grandes e bons poetas. Pena que não possamos dizer o mesmo dos políticos.
Se puder, passe pelo Sexta. Gostava que lesse a última postagem.
Um abraço e bom fim de semana

Laços e Rendas de Nós disse...



Onde está o meu País?

Desfeito em sílabas e sem rima...

Beijo

Laura

lis disse...

Manuel Alegre _ leio e sempre reproduzo poemas desse escritor/poeta excelente.
PAÍS- nao conhecia_ 'há sempre um poema que nos salva...'
ainda bem! Portugal é um poema!
vai dar certo! mais uma vez!
abraços nunes

* obrigada por expressar sobre minhas fotos de modo simpático_isso estimula.
Sou amadora nessa Arte- poderia fazer melhor se soubesse a técnica e o manuseio da câmera rsrs
é uma Nikon L-810,simples nunes,(ganhei do filho), e estou lendo tudo sobre como usá-la corretamente e bem/
aquelas da noite_ estava mesmo treinando o olhar e gostei do resultado_ erro mais do que acerto rs
grande abraço