2013/05/17

Nomeou-me Leiria embaixador

Capela/Santuário da Sra. da Encarnação - Leiria

Nomeou-me Leiria embaixador
Para saudar-vos nesta hora clara
          Do mais vivo esplendor
Que jamais, até hoje se alumiara
E cedi com vaidade: pela minha
Terra, minha saudade há tantos anos
E que é da Estremadura alta rainha
E por vós dois: excelsos soberanos
Crede: Leiria é digna de visita.
[...]

Acácio de Paiva
1863-1944

- Em 29 de Junho próximo, em Leiria: apresentação do livro "Falando de Acácio de Paiva". Sessão integrada nas comemorações do mês da Junta de Freguesia de Leiria e do 150º Aniversário do Nascimento do "Insigne Poeta Leiriense".

@as-nunes

5 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

É mesmo digna de visita!
A ida à Senhora da Encarnação era um dos passeios das tristes, ao domingo, quando era aluna interna do Colégio de Nossa Senhora de Fátima! :-)

Abraço

Graça Sampaio disse...

Merece visita, sim senhor! (Mas é visitar e ir embora. Não é ficar cá para o resto da vida....) É uma linda cidade.

Rogério G.V. Pereira disse...

Reagindo ao poema ocorre-me que se Acácio de Paiva regressasse se perderia, como eu me perdi um dia, não reconhecendo Leiria.

Está bonita? Está sobretudo muito diferente...

Catarina disse...

Gostei de Leiria, a Leiria de hoje.

a d´almeida nunes disse...

Sem dúvida, esta Leiria que Acácio de Paiva cantou com tanto lirismo já não é, nem pouco mais ou menos, a Leiria de hoje.

Mas, ainda hoje, tem recantos de encantar... alguns a desaparecer a olhos vistos. Sem dó nem piedade.
Sem cuidar de preservar a memória desta comunidade, nalguns casos, duma forma imperdoável.