2014/01/18

Miguel Torga a recordar e agradecer que o destino o tivesse feito passar por Leiria


(no sítio, em Leiria, onde hoje está instalado o Hotel Eurosol)

Miguel Torga escrevia, no seu Diário, em Leiria, 20 de Novembro de 1980:
"(...)
Esta terra foi a grande encruzilhada do meu destino. Aqui identifiquei escolhi os caminhos da poesia, da liberdade e do amor, sem dar ouvidos às vozes avisadas da prudência, que pressagiavam o pior. Aqui, portanto, arrisquei tudo por tudo, fazendo das fraquezas forças, das dúvidas certezas, do desespero esperança. Aqui era justo, pois, que, passados muitos anos e muitos trabalhos, eu viesse verificar com alegria que valeu a pena desafiar a sorte, que tive sempre uma mão-cheia de almas fraternas e solidárias a torcer por mim, e que as cicatrizes das feridas de ontem são os nossos brasões de hoje."
-
Por alturas duma grande sessão de homenagem que os Leirienses lhe prestaram e na qual Miguel Torga usou da palavra.
-
* Mais sobre Miguel Torga e Leiria, aqui
* Mais sobre Miguel Torga neste blogue, aqui


2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Amigo Nunes.
Votos de um excelente fim de semana. A chuva não pára mas dá-nos oportunidade de nos refrescarmos numa boa leitura.
Porque não aproveitar este grande Leiriense...

Miguel Torga ???

a d´almeida nunes disse...

Bom dia, Luís

Cá continuamos nesta vida, praticamente vizinhos porta com porta, e ainda não nos conhecemos na vertical do mesmo lugar...

Miguel Torga é isso mesmo, um escritor, poeta, com o qual tenho frequentes momentos de identificação geral e comunhão de ideias. De modo que volta e meia cá o referencio no meu blogue. E com o qual tenho tido oportunidade de ter bons e poéticos momentos.
...
Um abraço, cá continuo nesta minha indefinição de vida, desligo, não desligo da minha carreira profissional? aproveito o resto da minha vida para fazer só o que me apeteça????