2017/12/13

Leiria, o Castelo de Leiria e o designado Edifício Korrodi construído no sopé do castelo

Começo a não ter grande paciência para me aventurar na intervenção político/cívica, que é tempo de as novas gerações desempenharem esse papel. Afinal é o seu futuro que está diariamente a ser jogado no tabuleiro das decisões das autarquias de Leiria, Câmara Municipal, Assembleia Municipal e a própria Junta da União das Freguesias de Leiria, etc etc. 
Fui militante do Partido Socialista Português desde 1975 até 2012+-, altura em que decidi retirar-me das lides partidárias. É certo que acabei por integrar a Junta da minha freguesia onde resido atualmente, como independente numa lista do PSD, mas isso significou simplesmente que considerei que devia aproveitar o ensejo que me era proposto para trabalhar em prol da comunidade. 
Foi o que fiz durante 8 anos, 4 na Junta de Freguesia e outro mandato na Assembleia de Freguesia. Deixei escrito um livro sobre essa extraordinária experiência: "Caminhos Entrelaçados - na freguesia da Barreira-Leiria", ed. de 2015. Por aqui ficarei, com muitas probabilidades, até ao fim da minha vida...
-
Mantenho este blogue ativo desde 1996 e, nessa perspetiva, penso que não será descabido deixar aqui (talvez que possa vir a ter interesse como memória futura e acessível)uma resenha do que tenho acompanhado nas redes sociais e na comunicação social. Este verbete tem como base as intervenções públicas de Fernando Costa no Facebook. FC é, pode-se dizer, o porta voz da Oposição à atuação da Câmara Municipal de Leiria. Ainda bem que se vai manifestando. No entanto, contra maiorias absolutas é muito difícil remar, mesmo com argumentos de peso. No caso em apreço esses argumentos são fortes e deviam levar os habitantes de Leiria e os que votam no concelho a pensar em como deviam ser mais intervenientes no questionar algumas decisões de quem quer, pode e manda. 
Repare-se nesta sequência de fotografias e textos:










Será que a construção deste edifício obedece com rigor aos mais elementares princípios de preservação do morro da Pena (onde os moçárabes construíram a primeira fortificação e que deu origem ao nosso Castelo)do ambiente social e de planeamento urbanístico devidamente enquadrado com um monumento nacional, o maior ícone de Leiria?! 
-
Endereço do FB de Fernando Costa.
https://www.facebook.com/fcosta2009/posts/1762423943770204
---

Alguns comentários extraídos do FB:


Diana Guerreiro Tipicamente, em Portugal, não há nenhum cuidado com a envolvência de um edifício. Nenhum zelo pela harmonia urbana. Zero. Um cancro de betão no meio do centro histórico.

Gosto
Responder
3
4 h

Sem comentários: