2018/03/24

Rosas Brancas e Asas Brancas: dois poemas de Afonso de Sousa, os mais cantados no Fado de Coimbra




Afonso de Sousa (1906-1993)

Os seus dois poemas, que ainda hoje são a base dos Fados de Coimbra mais cantados em todos os tempos, conforme pp 55 a 56 do seu livro "Ronda pelo Passado", 1989:

ASAS BRANCAS

Quando era pequenino a desventura
Trazia-me tristonho e frio o rosto,
Assim como quem chora de amargura,
Assim como quem sofre algum desgosto.

Um anjo de asas brancas muito finas,
Sabendo-me infeliz, mas inocente,
Cedeu-me as suas asas pequeninas,
Para me ver voar e ser contente.

E as asas de criança, meu tesoiro,
Ao ver-me assim tão triste iam ao Céu,
Tão leves, tão macias - penas de oiro -,
Tão brandas como a aragem, como eu...

Cresci! Cresceram culpas juntamente...
Já grandes são as mágoas mais pequenas;
As minhas asas vão-se... ficam penas!
Não mais voei ao céu, nem fui contente!
-
https://youtu.be/l_cjuvF_hl4
voz: Luis de Góes

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ROSAS BRANCAS 
(No original de Afonso de Sousa: «DESALENTO»)

Quando eu morrer, rosas brancas
Para mim ninguém as corte!
Quem as não teve na vida,
De que lhe servem na morte?

Se eu morrer deixa o caminho
Que à minha campa conduz!
Não quero ver o remorso
A chorar juntinho à cruz!
-
https://youtu.be/q0BhElXuci0
voz: António Bernardino

No vídeo, a segunda quadra está, aparentemente, adaptada do original. Terá sido de acordo entre Afonso de Sousa e Armando Góes? Ao fim e ao cabo, os dois foram grandes amigos desde os seus tempos de colegas no Lyceu Francisco Rodrigues Lobo em Leiria. Aliás, Armando Góes nasceu no lugar de Marrazes - Leiria, em 1906. 
---Mais em 
https://dispersamente.blogspot.pt/search/label/Afonso%20de%20Sousa

2018/03/21

Poesia, Primavera, Árvore - Um dia para lembrar que a Vida é bela; mas o Homem não pode sobrepor o seu bem estar material à Natureza e ao Universo.

Este "post" vai abordar a questão candente, cada vez mais premente, de que o Homem tem que cuidar da sua saúde e bem estar material, mas não esquecer a NATUREZA. Nunca!
O Homem não é um ser omnipotente como, demasiadas vezes se julga! O Homem é uma coisa infinitamente pequena ainda que integrando o Universo, ao mesmo tempo Infinitamente Grande e Pequeno...  

Vejamos:
1- Fomos, eu e a Zaida, à procura de papoilas, de preferência vermelhas. Seguimos pelas Cortes, Alqueidão, Reixida, Rio Seco, Garrucha, Golpilheira e só demos por uma ou outra, algumas solitárias, de pequeno porte e de cor alaranjada.
A ideia era colher algumas destas belas e significativas flores para a Zaida manufaturar duas "Maria Papoilas", com e sem capa. 
Lembrei-me que nos campos do Lis, ali junto à Barosa/Amor é costume nascerem muitas papoilas à mistura com malmequeres e uma variedade infinita de outras pequenas flores de campo e da época. 
Os campos apresentavam-se ensopados pelas águas das chuvas recentes e superiores à média. Parece que 3 vezes superiores à média para este período do ano. Deu-se o caso que este ano também fomos visitados, até à data, por três depressões atmosféricas de nomes, ´Emma`, ´Félix` e ´Gisele`, que nos deixaram muita e boa água, que bem necessitados já estávamos, aqui em Portugal e Espanha.
Eis que, num retalho de terreno, lá estavam elas. Bonitas, como se pode observar nas fotos a seguir:

Esta selecionei-a, também, para publicar no meu Facebook.








...

Entretanto, já a Zaida publicou o ´post´que se pode observar no endereço:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=413074279116442&set=a.263425154081356.1073741828.100012416207081&type=3&permPage=1

Ali se pode observar o trabalho que ela tinha acabado de fazer. Só com o pé e a flor da papoila.

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Já cá volto para vos apresentar, então, a sessão com os alunos da Pré-primária da EB Cruz da Areia - Leiria, que vai ter lugar às 2 da tarde ......

...

em edição
......
11h45

2018/03/19

Chuvas de Março de 2018




Andarilhos do infinito

Suplicam as almas perdidas
dos irmãos que se definham no presente
fugitivos da clausura do infinito
e choram preces mudas
na tentativa vã
de apaziguarem o seu desassossego.

Oh chuva que transbordas
o caudal das ribeiras
para assim germinarem
as sementes
das nossas interrogações infinitas
enquanto caminhamos
para além
de nos perdermos de vista…
 -
A d´almeidaN
Mar18

Poesia (ensaios) - pingos passam por mim




ainda bem que os telhados
não protegem de toda a chuva
pingos passam por mim
com um sorriso

Estão velhas
estas telhas

gosto delas assim

fazem-me recordar
um certo tempo

(a pensar na Lurdes, na Sinó, no Vitor: a treparmos o tempo de dois em dois degraus...)


-

O meu amigo Carlos Pires tem-me incentivado a escrever "poesia".
E eu, às vezes, até penso que se calhar também sou poeta...

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Este meu amigo tem um blog (que começou a editar recentemente, em substituição de um outro, já mais antigo, mas de que perdeu os códigos de acesso.

O ponto cego da existência

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Obrigado, Carlos, por me teres dedicado:


apanhar ar
mexer na terra 
receber a luz 

mover as sombras
ou segui-las

depois ir
como se fosse vento
e lá fora chuva
                             (para a-porfírio)


em 27 fev 2018

2018/03/06

Ainda os meus amigos: Pedro Jordão (compositor e músico injustamente esquecido) e Carlos Lopes Pires (poeta do mais puro quilate)

Permito-me partilhar uma publicação que acabei de ver na internet, neste endereço:
https://festivaiscancao.wordpress.com/2017/08/10/pedro-jordao-edita-cd-era-tao-azul/

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Tentando substituir-me, na minha modesta medida, na memorização do trabalho desenvolvido por Pedro Jordão, nos anos 60 e 70, pelo menos, enquanto músico e compositor, não posso deixar de transcrever:

«Pedro Jordão foi o compositor de sete das canções que na década de 60 do século passado marcaram presença nos Festivais da Canção e uma na década de 70.
Este compositor fez parceria com o autor Rui Malhoa em cinco temas, com António José em dois e assinou letra e música de uma outra canção.
Pedro Jordão e Rui Malhoa apresentaram a concurso as seguintes canções:
Balada da traição do mar (1967) interpretada pelo próprio Rui Malhoa, Vento não vou contigo (1968) por Mirene Cardinalli, Fui ter com a madrugada (1968) por Tonicha, Ao vento e às andorinhas (1968) por João Maria Tudella e Canção ao meu piano velho (1968) por Simone de Oliveira.
A dupla Pedro Jordão e António José levaram ao Festival da Canção de 1968 as canções Calendário e Dentro de outro mundo interpretadas respetivamente por Tonicha e Simone de Oliveira.
Pedro Jordão foi autor e compositor da única canção que não se conhece e nunca foi gravada do Festival da Canção de 1975, o tema Leilão da lata a que Fernando Gaspar deu voz.»

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Mais sobre Pedro Jordão já eu aqui deixei publicado conforme:

http://dispersamente.blogspot.pt/search/label/Pedro%20Jord%C3%A3o

2018/02/27

O Grupo de Poesia da Biblioteca Municipal de Alcanena a estudar a vida e obra de João Cabral de Melo Neto


Com a coordenação de Efigénio Café e da diretora (em substituição do dr. Óscar Martins), dra. Graça Asseiceira, decorreu uma sessão de estudo da vida e obra do magistral poeta brasileiro, João Cabral de Melo Neto.
A sala da biblioteca estava muito bem preenchida e a sessão correu muito bem.
Este é o 1º de dois vídeos com as fotografias e fragmentos de vídeos então recolhidos por mim.
Aqui fica para memória deste já velhinho grupo; não só no que concerne ao seu tempo em que funciona, ao último sábado de cada mês durante mais de 10 anos; mas também à média de idades dos seus participantes habituais.
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vídeo 2.2


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Aprecie-se este espetacular vídeo/animação de"Morte e Vida Severina", uma das maiores obras de João Cabral de Melo Neto

   



Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartuinista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956.
Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.
Sala de Professor: http://tvesco.la/1fyVdut

2018/02/26

Afonso de Sousa (1906-1993): poeta, advogado, exímio intérprete da geração de ouro do Fado de Coimbra (Poesia musicada, viola, guitarra do tempo de Armando Goes, Artur Paredes, Edmundo Bettencourt, etc)


(Arménio Silva, Afonso de Sousa, Carlos Paredes, Artur Paredes e Ferreira Alves)

Rememorando o Dr. Afonso de Sousa (1906-1993)

Este mês terá lugar na Biblioteca Municipal de Alcanena, no contexto das atividades do seu Grupo de Poesia e Cultura, de que também faço parte, um encontro em que nos propomos abordar o poeta leiriense, Afonso de Sousa.
Talvez seja um bom ensejo para relembrar os leirienses quem foi o Dr. Afonso de Sousa (1906-1993), não só no contexto da história de Leiria, mas também da história de Coimbra, particularmente da sua Academia e dos tempos de ouro da canção coimbrã.
Convém ter presente que Afonso de Sousa ficou para os anais da história de Leiria e do fado/canção de Coimbra, como fazendo parte duma geração que comemorou as Bodas de Diamante do Orfeon Académico de Coimbra e que tocou viola (também guitarra) a par das guitarras de Carlos e Artur Paredes (de quem chegou a ser 2º guitarrista) e da voz de Armando Góes, Edmundo Bettencort e outros, em inúmeros concertos, sessões de fado e serenatas da cidade primeira dos estudantes.

Foi, aliás, com a sua intervenção direta que em 1960, Artur Paredes - o mago da Guitarra de Coimbra que com os seus admiráveis instrumentais foi capaz de  transformar a guitarra para a canção de Coimbra – e pai de Carlos Paredes, doou a sua guitarra ao Museu Académico de Coimbra, então Secção da AAC.
Afonso de Sousa nasceu em 24 de junho de 1906 na Maceira - Leiria. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, foi um poeta e prosador lírico de grande gabarito em cuja bibliografia se incluem vários e deliciosos livros(*) em que sobressai a sua brilhante vocação lírica e poética. Exerceu advocacia com mérito reconhecido na cidade de Leiria e foi um dos maiores impulsionadores do Orfeão de Leiria, tendo sido seu Presidente. Também foi compositor musical e tem vários discos gravados. O seu filho, também já falecido, e o seu neto acabaram por usar o mesmo nome, situação que se presta, para quem não conhece a história de Leiria, a algumas confusões temporais.
Em cerimónia especial no dia 25 de novembro de 1989, o Dr. Afonso de Sousa, de Leiria, doou ao Museu da A. Académica de Coimbra, a guitarra que utilizou quando estudante em Coimbra – 1923/1930 – como solista e acompanhador dos Artistas ante referidos e, embora esporadicamente, o Doutor António Menano, figura incontornável da época áurea do fado/canção de Coimbra, nas primeiras décadas do século XX.
Apesar de não ser natural de Leiria  – ainda que já cá viva há 52 dos meus 71 anos - penso que seria da mais elementar justiça e honra para o município, que se publicasse um livro biobibliográfico sobre o Dr. Afonso de Sousa cujo mérito como cidadão, advogado, poeta, prosador e cultor da canção de Coimbra devia ser formalmente reconhecido. Porque não promover uma justa homenagem em Leiria a tão emérita personagem? Sinta-se o fervor emotivo da sua inspiração lírica lendo o soneto: “Ruelas de Leiria e de Coimbra” (*)
Acresce que já tive oportunidade de referenciar com a devida relevância o Dr. Afonso de Sousa (como sempre foi conhecido em Leiria) no meu livro, e edição da Junta de Freguesia de Leiria, 2013, “Falando de Acácio de Paiva”, p 139.
No final do mês de Março será dada à estampa uma brochura sobre a vida e obra poética de Afonso de Sousa, edição da Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira – Alcanena, que servirá de guião para a sessão do último sábado desse mês do seu Grupo de Poesia. A sua coordenação esteve a cargo de Zaida Paiva Nunes, das relações de família do homenageado desde os tempos de seu pai, José Teles d´Almeida Paiva, e que se manifesta muito grata à nora do Dr. Afonso de Sousa, Sra. D. Micaela de Sousa, por se ter disponibilizado para uma conversa prolongada e muito interessante sobre o que foi a vida e em que consiste a obra que Afonso de Sousa nos deixou de legado.
(*) O seu 1º livro « Farrapos» (observar a caricatura acima); mais: http://dispersamente.blogspot.pt/search/label/Afonso%20de%20Sousa

António Almeida S Nunes

(Crónica publicada no Diário de Leiria - 5.895 - 26 Fevereiro de 2018)
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A propósito dos seus célebres poemas musicados por ele próprio e cantados por Luis Góes e seu tio Armando Góes, "Asas Brancas" e "Rosas Brancas":


Conforme o que se lê a pp 55-56 do livro "Ronda pelo Passado", 1989, de Afonso de Sousa, foi este quem escreveu o poema «Desalento», mais tarde apresentado como «Rosas Brancas».  

"...E foi nessas divagações nocturnas que comecei a ouvir cantadas duas das minhas criações - «Desalento» e «Asas Brancas», nas vozes de Artur d´Eça e de Armando Góes, ambas com letra e música de minha autoria. A 2ª quadra ORIGINAL reza assim: "Se eu morrer deixa o caminho/Que à minha campa conduz!/Não quero ver o remorso/A chorar juntinho à cruz!"."  Ao contrário de algumas versões que por aí circulam (por exº em http://fadosdofado.blogspot.pt/2008/07/rosas-brancas-coimbra.html ).
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Ver também: https://dispersamente.blogspot.pt/2018/03/rosas-brancas-e-asas-brancas-dois.html

2018/02/23

Afonso de Sousa (1906-1993) e o seu soneto às ruelas de Leiria e de Coimbra


http://dispersamente.blogspot.pt/search/label/Afonso%20de%20Sousa


Conforme já aqui ficou dito, Afonso de Sousa foi um ilustre leiriense, que deixou o seu nome ligado às lides de advogado notável, insigne prosador e poeta e que, enquanto estudante (1923/1930) e até noutras ocasiões,  foi um dos mais interventivos executantes de viola e guitarra da canção/fado de matriz coimbrã.
Eis um dos seus sonetos conforme consta do folheto alusivo à cerimónia de "Oferta ao Museu da A. Académica de Coimbra, em 25 de Novembro de 1989" da guitarra que utilizou como solista e acompanhador de Artistas como Artur Paredes, Albano de Noronha, Edmundo Bettencourt, Armando do Carmo Góes, Paradela de Oliveira, Artur Almeida d´Eça e, embora espradicamente, o Doutor António Menano.
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Ruelas de Leiria e de Coimbra

Rua de minha Terra, luar de prata,
E vós, Amigos meus, minha ventura:
- Silêncio, que alguém vibra de ternura
E vai passar a minha serenata.

A cada acorde meu que se dilata
Uma janela se abre à noite pura.
Cada janela aberta é uma jura,
Um idílio de amor que se desata.

Assim passei... Debalde agora vim
Meu passado rever nessas ruelas,
Tanger a minha lira, antes do fim.

Vibro-lhe as cordas, rasgo os dedos nelas...
- Guitarra, que houve em nós, ou que houve em mim,
Que já ninguém nos abre essas janelas?!


Afonso de Sousa
©(texto digitado pelo autor deste blogue)