2008/05/07

Divulgar o conhecimento

Esta rua de Leiria vai da Avenida Marquês de Pombal ao Largo Rainha Santa Isabel. Henrique Sommer foi o fundador da Empresa de Cimentos Lis, em 1920. Passo por esta rua diariamente, vindo do lado do seminário, desde a Barreira, para levar um neto à Escola Branca, EB1. Curiosamente, a parede pintada de amarelo pertence à Escola Amarela. São assim mesmo conhecidas.

A sua árvore é um lódão-bastardo (Celtis australis). Bonita e portuguesa. (dias-com-arvores)

Nesta Rua e no recreio da Escola Amarela existe esta árvore que, para já, ainda não consegui identificar(*). Estava à espera de obter informações na Net no conhecidíssimo "Atlas das Árvores de Leiria". Acontece que, inesperadamente, o seu acesso ficou reservado. Só com password é que se pode consultar. Não posso concordar com esta atitude abrupta.
Há dois anos comecei a interessar-me pelas árvores e outras plantas de Leiria. Nessa altura apercebi-me que havia este site com informação a este respeito. O seu acesso era restrito. Como andava muito entusiasmado com o tema, lá consegui na Câmara Municipal um CD com toda a informação do site. Entretanto, pouco tempo depois, o "Atlas das Árvores de Leiria" foi aberto livremente ao público e começou a ser muito referenciado como um trabalho a merecer rasgados elogios. Com toda a justiça, digo-o agora, que já ando há dois anos e tal a observar as árvores de Leiria.
Qual a razão de tal atitude, permito-me questionar? O trabalho não foi o resultado duma parceria entre a Câmara Municipal de Leiria e a Associação Vertigem? Porque não mantê-lo de acesso público? É que é, efectivamente, um excelente trabalho de nítido interesse científico e lúdico?
Há coisas que não se percebem facilmente!
-
Só mais uma nota à guisa de pergunta e insistência: será possível ser informado do motivo da discrepância entre o Quercus que está junto à placa alusiva à geminação de Leiria à cidade Alemã de Rheines e o que é referido nessa peça? Pode observar-se esta disparidade no Jardim de Sto. Agostinho.

(*) Ver nota acima. Informação gentilmente cedida pelo blogue dias-com-arvores

Posted by Picasa

6 comentários:

bettips disse...

Dou uma volta, às vezes... são tantos e tão ricos os lugares que encontro!
Claro e poético, meu caro. (fui até ao fim da página...)
Abç

Maria Carvalho disse...

A sua árvore é um lódão-bastardo (Celtis australis). Bonita e portuguesa.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá António,

Também me parece ser um lódão-bastardo (Celtis australis); a folha e o fruto (ainda na fase inicial de maturação) não enganam!
No entanto, este exemplar tem um ritidoma um pouco mais esbranquiçado, mas talvez seja apenas uma "ilusão óptica" derivada da exposição à luz no momento em que a fotografia foi tirada (mas ainda foi o suficiente para ir ver se se tratava de outra espécie de Celtis...).


Na realidade, o lódão-bastardo é das poucas espécies arbóreas autóctones plantadas com alguma regularidade nas cidades portuguesas (o pinheiro-manso também é um "clássico", em particular aqui no Algarve, enquanto que os choupos-brancos, muitos sacrificados pelas podas, parecem estar a cair em desuso. Penso já ter lido algures, talvez na colecção "Árvores e florestas de Portugal" do Público, que o lódão-bastardo será mesmo a espécie mais plantada nas ruas de Lisboa).

Em relação à questão que coloca do acesso ao "Atlas das árvores de Leiria", talvez fosse de inquirir directamente a autarquia de Leiria sobre esta questão. Não consigo vislumbrar um motivo pertinente para a exigência dessa "palavra-chave" de acesso.

No entanto, correndo o risco de estar errado, penso que já existiu no passado uma situação similar, em que não se conseguia aceder directamente ao referido site (motivo pelo qual só mais tarde coloquei a respectiva "ligação" na Sombra Verde). Talvez o "site" esteja simplesmente em reestruturação...Nada como perguntar directamente à CM de Leiria, até porque se trata de um sítio bastante útil e educativo.

Um abraço e bom fim-de-semana.

P.s. - Já tive ocasião de ler no "Cântaro Zangado" o seu entusiasmo pela "maternidade de carvalhos" do José Amoreira. Estas coisas são um "vício"...

tulipa disse...

AMIGO ANTÓNIO

Tenho uma postagem mesmo fresquinha no blog das minhas FOTOS.
Acredita que sou uma «vaidosa» com as fotos que faço, não sei explicar mas tenho gosto e dá-me um grande prazer fotografar.

Por aqui continua o teu talento para as palavras, sempre associadas a belas imagens.
Parabéns.

No outro blog tenho algo sobre cinema, se preferes, bora lá.

Bom fim de semana.

Deixo um beijinho c/carinho, da Moçambicana.

Anónimo disse...

Lódãos no Dias com árvores
abraço
Manuela

a d´almeida nunes disse...

Muito obrigado Manuela. Mais tarde - incompeteência minha - é que me lembrei de ir fazer uma busca no blogue dias-com-arvores.
Lá está, tudo explicadinho acerca dos lódãos. É só seguir o link que indica.
abraço
António